Como o crédito impacta as Micro e Pequenas Empresas?

Veja quais são os desafios e como funcionam as linhas de crédito para micro e pequenas empresas.

Buscar opções de crédito faz parte do contexto da maioria das empresas, pois o acesso ao crédito possibilita sua expansão, a realização de investimentos em produtos e serviços, e maiores chances de sobrevivência.

Porém, é preciso antes da decisão pela tomada do crédito, analisar a real necessidade, a correta aplicação dos recursos e se o retorno desejado será suficiente para cobrir o valor do pagamento do empréstimo contratado para não correr o risco de inadimplência e até mesmo de falência.

De acordo com informações da Febraban, o crescimento do saldo de crédito para empresas nos últimos dois anos foi liderado pelo crédito destinado às micro e pequenas empresas (MPEs), cuja expansão acumulada no período chegou a 94,7%, tendo em vista os programas públicos criados em 2020.

É por esse e outros motivos que você precisa entender como o crédito impacta as micro e pequenas empresas. Continue o artigo e fique por dentro desse assunto! 

Desafios das micro e pequenas empresas em relação ao crédito 

Um levantamento feito pelo Sebrae do Rio de Janeiro mostra que mais da metade dos empreendedores tem algum tipo de dívida. A informação foi divulgada em uma reportagem da Agência Brasil.

Além disso, as micro e pequenas empresas ainda apresentam algumas dificuldades para realizar financiamentos com os bancos e outras instituições.

De acordo com o Sebrae, 61% das solicitações feitas pelas micro e pequenas empresas do Rio de Janeiro foram negadas em 2020. Nos demais estados brasileiros, a realidade não é muito diferente.

Entre os principais desafios que as micro e pequenas empresas têm para obter crédito está a falta de garantias e a dificuldade no cumprimento das exigências de informações solicitadas pelas instituições financeiras.

Geralmente nas suas fases iniciais de implantação, como ainda são novas no mercado, essas empresas têm poucas informações para compartilhar com os bancos para sinalizar que elas são boas pagadoras.

O open banking, estratégia que está sendo aplicada por etapas no Brasil e já é uma realidade no Reino Unido e na União Europeia, deverá ajudar a superar esses desafios. 

Um dos princípios do open banking é o empoderamento dos clientes de empresas dos bancos. Na prática, as empresas poderão escolher quais dados querem compartilhar com as instituições financeiras. 

De tal maneira, a tendência é que as micro e pequenas empresas consigam mais facilmente obter crédito e, assim, investir em melhorias nas suas operações. 

Crédito para micro e pequenas empresas: entenda como funciona 

Em uma pesquisa realizada pela McKinsey, 70% dos executivos de bancos e fintechs afirmaram que as opções de crédito para PMEs estão entre suas principais prioridades estratégicas. 

Assim sendo, tais instituições financeiras contam com diferentes tipos de serviços de crédito para as micro e pequenas empresas. Veja, a seguir, alguns dos principais! 

Cheque especial 

O cheque especial é um limite de crédito disponibilizado em conta corrente sempre que não houver saldo disponível para efetuar pagamentos.

Essa modalidade de crédito é recomendada para as situações em que as empresas podem quitar a dívida em um curto espaço, tendo em vista que os juros são bem altos. 

Conta garantida 

O funcionamento da conta garantida é bem similar ao cheque especial, mas, geralmente, os juros cobrados são mais baixos. 

Essa é uma modalidade de crédito rotativo e que pode ser usado para comprar matérias-primas ou equipamentos essenciais para o funcionamento de uma indústria, por exemplo. 

Empréstimo 

O empréstimo é uma das modalidades de financiamento mais comuns no mercado corporativo. Ele se torna interessante uma vez que, nem sempre, as empresas podem fazer grandes investimentos com recursos próprios. 

Há várias linhas de financiamento disponibilizadas pelos bancos, fintechs e cooperativas de crédito. Eles podem servir para comprar imóveis, veículos, equipamentos, investir em marketing, conseguir capital de giro etc. 

Antes de contratar um empréstimo, é importante que o empresário faça várias simulações em diferentes instituições para identificar a opção de crédito com menos juros ou melhor custo-benefício.

Antecipação de recebíveis 

Uma modalidade de crédito que está se tornando bem popular entre os micro e pequenos empresários é a antecipação de recebíveis. 

Nesse caso, a empresa pode solicitar à instituição financeira o dinheiro antecipado de uma venda. Assim, quando o cliente pagar, a organização repassa o valor recebido diretamente para o banco. 

Independentemente do modelo de crédito escolhido, é importante fazer uma análise detalhada de todas as condições, antes de fazer a contratação com os bancos. 

Saiba mais sobre o tema em nosso artigo que fala sobre o Sistema Nacional de Garantias, que garante crédito facilitado para as pequenas empresas.

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.