A falta de matéria-prima na indústria impacta a sociedade?

Entenda quais são os principais impactos que a falta de matéria-prima na indústria gera na sociedade!

Quatro em cada dez indústrias brasileiras relatam falta de matéria-prima em 2022. Esse dado preocupante é o resultado de um estudo da Fundação Getúlio Vargas, divulgado em reportagem da CNN Brasil

Ainda de acordo com a publicação, os insumos mais importantes para a indústria brasileira são o aço e o plástico. Ambos estão em falta atualmente e isso está forçando as empresas a reduzirem as suas produções. 

Mas, afinal, como a falta de matéria-prima na indústria impacta a sociedade? E que fatores ocasionam tal fenômeno? Nos tópicos a seguir, responderemos essas e outras questões. Continue a leitura! 

Fatores que ocasionam a falta de matéria-prima nas indústrias 

A falta de matéria-prima na indústria pode acontecer por conta de uma série de fatores. Entre eles estão os próprios fatores meteorológicos e climáticos. 

Se uma região que produz algodão, por exemplo, enfrentar muitas chuvas e o solo ficar desfavorecido, menos quilos do material serão produzidos. Logo, as indústrias de tecidos não terão como suprir as suas demandas de produção. 

Isso também impacta o mercado da moda. Afinal, as fábricas de roupa ficarão desabastecidas do principal componente usado para produzir as peças. 

Além disso, o aumento dos preços da matéria-prima impactará na produção e isso precisará ser repassado ao consumidor.

Esse é apenas um exemplo, mas o mesmo pode acontecer com indústrias de todos os segmentos, que dependem de matérias-primas oriundas de recursos naturais. 

Fenômenos de outros tipos também podem ocasionar a falta de matéria-prima na indústria. Um exemplo recente é a pandemia da Covid-19: por conta do isolamento social imposto pela crise sanitária, as empresas reduziram o número de colaboradores por espaço e isso resultou em uma baixa na produção. 

Agora, mesmo com a pandemia já estando mais controlada, ainda há falta de matéria-prima em muitos setores. 

Impactos causados pela falta de matéria-prima na sociedade 

O principal impacto da falta de matéria-prima na sociedade é o desabastecimento de produtos importantes para o dia a dia.

Se o setor de vestuário não conseguir produzir uma boa quantidade de peças, por exemplo, as lojas de roupas não terão produtos suficientes para atender às demandas de seus clientes. 

Além disso, o desabastecimento dá início a uma cadeia desenfreada de problemas. Com menos unidades de produtos no mercado, o preço dos itens sobe e a moeda nacional se desvaloriza. Ou seja, o poder de compra da população diminui! 

As indústrias também terão mais dificuldade para manter os seus quadros de funcionários e o mesmo acontece com o comércio e outras áreas relacionadas, como a logística, o marketing, entre outras. A consequência disso é o aumento do desemprego no país. 

Como você pode perceber, a falta de matéria-prima gera uma série de impactos negativos para a sociedade. Por conta disso, medidas devem ser tomadas para reverter essa situação. 

Formas de resolver o problema da falta de matéria-prima 

Para resolver os problemas da falta de matéria-prima, é de suma importância que os setores que as produzem ajam de forma preventiva. 

Os agricultores, por exemplo, devem investir em sistemas de inteligência artificial para identificar melhorias a serem feitas no solo, usar tecnologias para adaptar as plantações às condições climáticas de cada região etc. 

O mesmo vale para outros setores produtivos, como a mineração, a exploração de madeira, o desenvolvimento de combustível, entre tantos outros. Trabalhar com dados e agir de forma preventiva é a melhor opção. 

Já para as empresas, convém ter um setor de logística e supply chain muito bem estruturado. 

Supply chain, cabe lembrar, é um termo em inglês que significa literalmente “cadeia de suprimentos”. Ele se refere a todas as etapas logísticas que um produto passa, desde a fabricação até a entrega para o consumidor final.

No que se refere à falta de insumos nas indústrias, as boas estratégias de supply chain podem ser grandes aliadas. 

Voltando ao exemplo do algodão para a indústria têxtil, podemos dizer que a empresa pode ficar sempre de olho nas previsões meteorológicas das áreas em que estão localizados os seus principais fornecedores.

Assim, se existir a possibilidade da produção ser afetada, é possível buscar fornecedores de outras regiões ou comprar em maior quantidade na safra anterior, para evitar o desabastecimento.

Assim, será possível prever possíveis baixas de matéria-prima e antecipar as compras, para que o atendimento aos consumidores siga sendo realizado. 

Foi útil saber mais sobre os impactos do problema da falta de matéria-prima na sociedade? Sem dúvida, essa é uma questão de interesse de todos os cidadãos, pois somos afetados diretamente por ela. 

Fique por aqui e veja agora tudo o que você precisa saber sobre economia criativa. Isso é útil, inclusive, para reverter a falta de matéria-prima!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.