BNDES Crédito Pequenas Empresas: capital de giro para os pequenos negócios

BNDES Crédito Pequenas Empresas
O seu negócio pode prosperar com o BNDES Crédito Pequenas Empresas. Confira as informações relevantes a respeito.

Em um cenário dinâmico, a capacidade de obter recursos é essencial para um negócio prosperar. E é exatamente por isso que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece soluções financeiras por meio do BNDES Crédito Pequenas Empresas.

Neste artigo, mostraremos o que é, para que serve, quais são as vantagens, a quem se destina e como conseguir, entre outros aspectos importantes. Boa leitura!

O que é o BNDES Crédito Pequenas Empresas?

O BNDES Crédito Pequenas Empresas é uma iniciativa do BNDES voltada para atender às necessidades de empresas com faturamento de até 300 milhões de reais.

Possui como objetivo proporcionar suporte financeiro adequado para impulsionar o desenvolvimento e a expansão das micro, pequenas e médias empresas, que desempenham um papel fundamental na economia.

Essa linha de crédito foi desenhada considerando as particularidades e os desafios enfrentados por esses negócios, reconhecendo a importância deles para a geração de empregos e o fortalecimento das cadeias produtivas locais.

Para o que serve o BNDES Crédito Pequenas Empresas?

Essa linha possibilita ao empresário ter capital de giro para despesas como: pagamento de funcionários, aluguel, impostos, duplicatas a pagar, dívidas a pagar, assim como outros gastos recorrentes. Não há necessidade de comprovação desses gastos, o que torna o fluxo simples e ágil.

A quem se destina o BNDES Crédito Pequenas Empresas e como é possível o acesso?

A linha BNDES Crédito Pequenas Empresas se destina a empresas com faturamento de até 300 milhões de reais que atuam em diversos setores da economia.

O acesso a essa linha e o limite de crédito dependerá da análise de risco de crédito da empresa solicitante, a ser efetuada pela instituição financeira parceira escolhida. As chances da obtenção do crédito aumentam se a empresa estiver com a documentação contábil, financeira e cadastral atualizada.

Em todo financiamento BNDES é exigido que a empresa esteja em dia com os tributos federais, o FGTS e a RAIS/e-Social, entre outros, e a empresa não pode ter condições de trabalho análogas à escravidão e precisa estar regular perante os órgãos ambientais.

O atendimento pela instituição financeira parceira do BNDES, varia de acordo com a instituição financeira escolhida, uma vez que as instituições podem possuir políticas diferentes em relação às operações com o BNDES.

BNDES Crédito Pequenas Empresas

Quais são as vantagens do BNDES Crédito Pequenas Empresas?

Essa linha proporciona muitos benefícios para as empresas elegíveis ao processo. Confira, abaixo, algumas das suas principais vantagens.

Prazos flexíveis de pagamento

O BNDES Crédito Pequenas Empresas tem possibilidade de carência de até dois anos. Isso permite que os negócios se preparem para o pagamento de acordo com a sua capacidade financeira.

Esse é um aspecto especialmente benéfico, pois reconhece as flutuações que os negócios podem enfrentar ao longo do tempo.

Não é preciso comprovar os gastos

Outra vantagem significativa é a flexibilidade proporcionada no que diz respeito à comprovação dos gastos. 

Ao contrário de muitas linhas de crédito, esta não exige uma detalhada prestação de contas sobre como os recursos foram utilizados.

Isso confere aos empreendedores uma maior autonomia na gestão dos recursos, permitindo que os direcionem conforme as demandas emergentes de seus negócios.

Ampla variedade de destinações

A versatilidade no uso dos recursos oferece às empresas a liberdade de direcionar o crédito para diversas finalidades, desde investimentos em ativos fixos até iniciativas de sustentabilidade. Essa abrangência possibilita que os negócios atendam às suas necessidades específicas.

Acesso ao capital de giro

Atende à necessidade de capital de giro, essencial para garantir que os negócios tenham recursos disponíveis para as suas operações diárias, honrar compromissos financeiros e superar desafios de curto prazo.

Facilidade de concessão de crédito

O BNDES opera por meio de diversos agentes financeiros, como bancos e cooperativas, o que simplifica o processo de acesso ao crédito para as pequenas empresas. 

A presença de parceiros facilita a comunicação, análise e aprovação de propostas.

Além disso, não é preciso apresentar um projeto, o que torna a operação mais ágil.

Como ter acesso ao BNDES Crédito Pequenas Empresas?

O acesso se dá por intermédio dos agentes financeiros parceiros do BNDES e deve seguir alguns passos, que se iniciam com o enquadramento às normas do BNDES. Confira:

Enquadramento

Verificar se a empresa se enquadra nos critérios estabelecidos pelo BNDES é indispensável. Isso inclui questões como o faturamento anual, o setor de atuação e outros requisitos específicos. Caso o negócio atenda aos parâmetros, ela poderá prosseguir com o processo.

Contato com o seu banco de relacionamento

O BNDES opera por meio de agentes financeiros, como bancos e cooperativas de crédito. A empresa deve escolher um deles para realizar a operação.

A escolha pode levar em consideração a proximidade, o histórico de relacionamento e as condições específicas oferecidas por cada instituição financeira.

Durante essa fase, é possível discutir as necessidades do negócio e avaliar as opções disponíveis para ele.

Negociação das condições com o banco

Em seguida, é crucial negociar detalhes fundamentais, como valores desejados, taxas de juros, prazos de pagamento e garantias exigidas pela instituição financeira. 

Essa negociação permite alinhar as condições do empréstimo de acordo com as necessidades e capacidade de pagamento da empresa, proporcionando uma base sólida para o próximo passo.

A análise feita pelos bancos leva em consideração suas regras próprias de concessão de crédito e as exigências do BNDES.

Envio da proposta para a validação do BNDES por parte do banco

Após a negociação bem-sucedida, o banco de relacionamento enviará a proposta para a validação do BNDES. 

Após análise em tempo real, o BNDES realiza a aprovação dos recursos.

Liberação dos recursos pelo BNDES

Uma vez aprovada a proposta pelo BNDES, os recursos serão liberados.

Repasse dos valores via banco de relacionamento

O banco de relacionamento desempenha um papel essencial no repasse dos valores concedidos pelo BNDES. Afinal, é por meio dessa instituição que a empresa receberá os recursos.

Utilização dos recursos

Com os recursos disponibilizados, a empresa deverá utulizá-lo para manter e/ou gerar empresas e atender as necessidades do dia a dia da empresa.

Cumprimento das obrigações contratuais

Durante o período estabelecido no contrato, a empresa deve cumprir as suas obrigações financeiras, efetuando o pagamento das parcelas conforme acordado. 

Se você deseja obter informações detalhadas sobre o BNDES Crédito Pequenas Empresas, acesse o material completo preparado pelo NAC.

Ele oferece insights valiosos, orientações práticas e dados essenciais para ajudar o seu negócio a compreender e se beneficiar dessa importante iniciativa!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.