Proex: conheça o programa de financiamento às exportações

Proex
Descubra o Proex, um programa de financiamento para exportações. Entenda quais são os benefícios e como impulsionar a sua empresa.

O comércio internacional é fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil. Nesse sentido, para incentivar e facilitar as exportações, o governo brasileiro implementou o Programa de Financiamento às Exportações, também conhecido como Proex.

Neste artigo, exploraremos detalhadamente o que é o Proex, como ele funciona, quem pode utilizá-lo, quais são os tipos disponíveis, quais são as vantagens, quais são as garantias exigidas e onde contratá-lo. Acompanhe a leitura!

O que é o Proex?

Basicamente, o Proex é uma iniciativa do governo federal destinada a apoiar e impulsionar as atividades de exportação de empresas brasileiras.

Esse programa visa facilitar o acesso a recursos financeiros que possibilitem a expansão do comércio exterior e, assim, contribuam para o fortalecimento da economia do país.

Como funciona o Proex?

O funcionamento do Proex envolve financiamentos a empresas exportadoras, permitindo que estas obtenham recursos para viabilizar as suas operações no mercado internacional.

A empresa exportadora deve ter seus bens e serviços constantes na lista de elegibilidade do PROEX, conforme Anexos I e II da Resolução Gecex nº 166/2021. Se enquadrada no programa, o exportador pode planejar e negociar com o importador conforme parâmetros do Programa. Deve, ainda, efetuar registros e efetuar vinculações e informações ao Programa no Portal Único de Comércio Exterior (Siscomex), para posterior embarque.

Quem pode utilizar o Proex?

O Proex está disponível para empresas brasileiras que atuam no mercado de exportação. Podem se beneficiar do programa desde pequenos até grandes negócios, com faturamento anual bruto de até R$ 1,3 bilhão, de diversos setores da economia.

Quais são os tipos de Proex?

Para atender as empresas expotadoras com taxas de juros compatíveis com as praticadas no mercado internacional, existem duas modalidades no Proex: financiamento e equalização

Elas levam em consideração variáveis como o porte do negócio, o tipo de operação de exportação e outros critérios específicos.

Confira as opções disponíveis.

Proex Financiamento

Essa modalidade é o principal instrumento público de apoio às empresas brasileiras exportadoras de bens e serviços, na fase de pós-embarque. É uma operação em que os recursos são liberados direto ao exportador brasileiro ou ao importador com recursos do Tesouro Nacional.

O Banco do Brasil é o responsável pela operação e atua como agente financeiro exclusivo do Governo Federal no Programa de Financiamento à Exportação.

Programa de Financiamento às Exportações

Proex Equalização

Focado na equalização de taxas de juros, tem como objetivo tornar os financiamentos mais acessíveis para as empresas exportadoras, equiparando as condições financeiras às praticadas no mercado internacional.

Quais são as vantagens do Proex para as empresas?

O Proex oferece uma série de benefícios para as empresas que buscam expandir as suas atividades para o mercado internacional. Entre eles, podemos destacar:

  • condições de financiamento atrativas;
  • apoio para a competitividade global;
  • estímulo ao crescimento econômico do país.

Quais são as garantias do Proex?

Para assegurar a regularidade e o sucesso das operações financiadas pelo Proex, são exigidas garantias por parte das empresas. 

Elas podem incluir diferentes formas de respaldo, como fianças bancárias, seguros de crédito à exportação e outras modalidades que visam mitigar os riscos envolvidos nas transações internacionais.

Onde contratar o Proex?

Para ter acesso ao Proex, as empresas interessadas podem realizar a contratação por meio de instituições financeiras autorizadas a operar no programa. 

Ao compreender os detalhes e as nuances deste programa, as empresas podem explorar o seu potencial máximo e contribuir para o fortalecimento da economia nacional no contexto internacional.

Para obter mais informações sobre o Proex, acesse o material completo produzido pelo Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC)!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.