BNDES Finame Materiais Industrializados: o que você precisa saber

BNDES Finame Materiais Industrializados
Para quem deseja financiar insumos para a produção, a linha BNDES Finame Materiais Industrializados conta com mais de 2,5 mil itens. Tire dúvidas!

Precisa financiar insumos para a produção da sua indústria? A linha BNDES Finame Materiais Industrializados pode ajudá-lo na gestão do fluxo de caixa

Neste artigo, entenda o que é, como funciona e o que pode ser financiado por este programa, entre outras informações relevantes.

O que é e para que serve o BNDES Finame Materiais Industrializados?

Basicamente, o BNDES Finame Materiais Industrializados é uma linha para financiamento de matérias-primas para a produção, que conta com milhares de itens. 

Por isso, pode ajudá-lo na gestão do fluxo de caixa e na previsão de caixa futuro da sua empresa, independentemente do porte dela.

Para efeito de reembolso, poderão ser aceitos os gastos relativos aos itens apoiáveis cujos documentos fiscais tenham sido emitidos nos 12 meses anteriores à data de protocolo da operação no BNDES.

O que pode ser financiado com o BNDES Finame Materiais Industrializados?

O BNDES Finame Materiais Industrializados possibilita a obtenção de recursos para a aquisição de mais de 2,5 mil produtos, assegurando agilidade e simplicidade do processo.

São abrangidos, primariamente, bens de fabricação nacional destinados à aplicação na atividade econômica da empresa. 

Vale notar que existem restrições, como:

  • bebidas;
  • alimentos;
  • lubrificantes;
  • combustíveis;
  • outros itens sujeitos a credenciamento no BNDES.

Confira uma lista com os principais materiais que podem ser financiados:

  • gesso;
  • cal viva, apagada e hidráulica;
  • cimentos hidráulicos (incluindo os não pulverizados, denominados clinkers), mesmo corados;
  • coque, betume e outros resíduos dos óleos de petróleo ou de minerais betuminosos;
  • misturas betuminosas à base de asfalto ou de betumes naturais, de betume de petróleo, de alcatrão mineral ou de breu de alcatrão mineral;
  • produtos químicos inorgânicos, compostos inorgânicos ou orgânicos, de metais preciosos, de elementos radioativos, de metais das terras raras ou de isótopos;
  • produtos químicos orgânicos;
  • adubos (fertilizantes);
  • extratos tanantes e tintoriais, taninos e seus derivados, pigmentos e outras matérias corantes, tintas e vernizes, mástiques e tintas de escrever;
  • produtos para fotografia e cinematografia;
  • produtos diversos das indústrias químicas;
  • plástico e suas obras;
  • borracha e suas obras;
  • peles, exceto as com pelo, e couros;
  • madeira, carvão vegetal e obras de madeira;
  • cortiça aglomerada (com ou sem aglutinantes) e suas obras;
  • pastas de madeira ou de outras matérias fibrosas celulósicas e papel ou cartão para reciclar (desperdícios e aparas);
  • papel e cartão, obras de pasta de celulose;
  • seda;
  • lã, pelos finos ou grosseiros;
  • fios e tecidos de crina;
  • algodão;
  • outras fibras têxteis vegetais, fios de papel e tecidos de fios de papel;
  • filamentos sintéticos ou artificiais, lâminas e formas semelhantes de matérias têxteis sintéticas ou artificiais;
  • fibras sintéticas ou artificiais, descontínuas;
  • pastas (ouates), feltros e falsos tecidos, fios especiais, cordéis, cordas e cabos, artigos de cordoaria;
  • e muito mais.

Quais são os benefícios do BNDES Finame Materiais Industrializados para as empresas?

O BNDES Finame Materiais Industrializados oferece diversas vantagens para as empresas que o utilizam. Confira as principais abaixo.

Reembolso de notas fiscais

É possível pedir o reembolso de notas fiscais emitidas nos seis meses anteriores à contratação do financiamento, o que proporciona um maior aproveitamento de recursos obtidos.

Flexibilidade no limite de crédito

As empresas têm a liberdade de usar ou não os recursos no período de dois anos, com um prazo de pagamento que pode se estender por 84 meses e é acordado junto ao agente financeiro.

Eficiência na gestão do fluxo de caixa

O financiamento proporciona eficiência na gestão do fluxo de caixa, de modo a contribuir para uma administração financeira mais eficaz por parte das empresas.

Redução da burocracia

A aquisição e o acompanhamento do contrato são simplificados. É necessária apenas a apresentação da Nota Fiscal do produto adquirido, o que reduz significativamente a burocracia envolvida no processo.

Ampla variedade de itens financiáveis

O BNDES Finame Materiais Industrializados oferece uma extensa gama de bens que podem ser financiados, proporcionando versatilidade para as empresas.

Agilidade e flexibilidade na aquisição

O processo de obtenção do financiamento é ágil. A flexibilidade no uso dos recursos permite a aquisição de materiais de diversos fornecedores, mas sem a necessidade de credenciamento no CFI, como costuma acontecer no Finame.

BNDES Finame Materiais Industrializados

Quem pode ter acesso ao BNDES Finame Materiais Industrializados?

O BNDES Finame Materiais Industrializados é aberto para empresas de todos os portes, de acordo com uma classificação baseada na receita operacional bruta anual.

Quais são as condições do BNDES Finame Materiais Industrializados?

As condições do BNDES Finame Materiais Industrializados envolvem uma taxa de juros composta por diversos elementos, tais como TFB (Taxa Fixa do BNDES), TLP (atrelada ao IPCA) ou Selic.

Elas são acrescidas de 1,15% ao ano como remuneração do BNDES e do spread praticado pelo agente financeiro.

Como vimos antes, o prazo total de financiamento pode se estender por até 84 meses, com a possibilidade de carência de até 24 meses. Caso seja utilizada a TFB, a carência é limitada a 12 meses. 

Importante: as taxas e os prazos são sujeitos a negociações individuais, visto que este é um produto contratado por intermédio de agentes financeiros credenciados no BNDES.

Quais são as garantias exigidas para utilizar essa linha de financiamento?

No que diz respeito às garantias exigidas, estas são objeto de negociação entre a empresa interessada e o agente financeiro. 

A natureza e extensão das garantias estão sujeitas a uma análise de crédito, que varia conforme a política de cada instituição financeira. 

Existe a possibilidade de complementar as garantias por meio do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) BNDES.

Qual é o valor máximo para financiamento pelo programa?

O limite de financiamento será de R$ 150.000.000,00 (cento e cinquenta milhões de reais) por Cliente, a cada período de 12 (doze) meses.

Quais são os passos para solicitar o financiamento?

A requisição da linha BNDES Finame Materiais Industrializados deve ser realizada junto a um dos agentes financeiros autorizados pelo BNDES. 

Para isso, é necessário apresentar uma estimativa da necessidade de financiamento ou do fluxo futuro para aquisição dos bens, que devem estar entre os itens elegíveis, mas não precisam ser informados.

Depois, o intermediário financeiro especificará os documentos requeridos, avaliará a possibilidade de aprovação do crédito e negociará as garantias essenciais. 

Uma vez aprovada, a transação será submetida ao BNDES para validação em tempo real e posterior concessão dos fundos, através da apresentação da chave das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es).

A liberação dos recursos é realizada diretamente na conta do tomador do empréstimo — que, finalmente, pode utilizá-los.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para acessar a nossa cartilha com as informações completas: BNDES Finame Materiais – Como as empresas podem se beneficiar!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.