Cooperativa de crédito: conheça esse tipo de instituição

Entenda o que é uma cooperativa de crédito e quais são as principais instituições brasileiras que atuam nessa modalidade!

Para empresários de todos os setores, saber o que é uma cooperativa de crédito é bem interessante. Isso porque esse tipo de instituição prevê uma participação democrática dos associados e faz com que o dinheiro investido possa render mais. 

Gostou da ideia? Então, continue lendo e tire as suas dúvidas sobre como esse tipo de instituição financeira funciona! 

O que é uma cooperativa de crédito? 

Uma cooperativa de crédito pode ser definida como uma livre associação de pessoas, cujo objetivo é fornecer crédito aos participantes. 

Por meio de uma cooperativa de crédito, os cooperados podem solicitar empréstimos, financiamentos e outros serviços similares. 

No entanto, ao contrário do que acontece nos bancos, o solicitante não é apenas um cliente, mas também um dos donos do negócio. Isso proporciona uma série de benefícios! 

Além disso, as cooperativas de crédito não visam o lucro. Logo, as taxas e os juros cobrados são bem menores do que outras entidades bancárias. Para os negócios isso é muito bom, concorda? 

Outro benefício é que todo o dinheiro que sobra é distribuído entre os associados ou aplicado em melhorias para a própria instituição. 

Como funciona o sistema de uma cooperativa de crédito? 

Em uma cooperativa de crédito, todas as decisões são tomadas de forma democrática, com votações sendo realizadas entre os associados. 

Para fazer parte de uma instituição desse tipo, é necessário que a pessoa interessada adquira cotas da cooperativa. Esse é um investimento que demonstra a participação e a “sociedade” no negócio. 

A partir da compra das cotas, o associado pode abrir uma conta corrente, fazer um cartão de crédito e realizar transações bancárias, como depósitos e pagamentos. Na prática, funciona como um banco normal. 

Também é possível fazer investimentos, aplicando dinheiro em fundos de renda fixa disponibilizados pela instituição. 

Periodicamente, as cooperativas de crédito realizam assembleias, que são reuniões com os cooperados, onde são realizadas votações, como as eleições para os representantes da entidade, as tomadas de decisões estratégicas, a alocação de recursos etc. 

Quais são as principais cooperativas de crédito brasileiras? 

Atualmente, o Brasil possui cerca de 847 cooperativas de crédito. Veja, a seguir, quais são as principais delas! 

Sicoob 

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é o maior sistema financeiro cooperativo do país. Ele conta com mais de 6 milhões de cooperados e tem unidades espalhadas em mais de 2 mil municípios brasileiros. 

Além disso, é uma das maiores rede de atendimento bancário do nosso país. 

Sicredi 

O Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) é considerado como a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina. 

Essa cooperativa de crédito foi inaugurada ainda em 1902, na cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.  

Atualmente, tem mais de 5,5 milhões de associados e está presente em quase 1,5 mil municípios brasileiros. 

Unicred 

A Unicred surgiu em 1989, em Casca, no Rio Grande do Sul. Desde então, vem se consolidando como uma instituição financeira cooperativa, que oferece soluções financeiras diversas para os associados. 

Ao todo, a Unicred tem mais de 253 mil associados e está se expandindo por cidades de todo o território nacional. 

As cooperativas de crédito, vale lembrar, podem atender pessoas físicas e pessoas jurídicas. Além disso, algumas delas têm opções de atendimento financeiro para pequenos e médios negócios. Vale a pena conferir! 

Foi útil aprender sobre o conceito de cooperativa de crédito? Se gostou da ideia, pesquisa quais são as instituições que atendem na sua região e veja qual delas traz mais benefícios para o seu negócio. 

Aproveite e também aprenda sobre o Open Banking, um sistema que promete oferecer soluções bancárias mais personalizadas para os clientes!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.