Indústria sustentável: entenda os principais benefícios e desafios

A indústria sustentável cresce como modelo de processo atualmente. Entenda qual é a importância da sustentabilidade industrial!

É notório o aumento da preocupação com o meio ambiente nos últimos anos. Cuidar bem do planeta é uma responsabilidade de todos e, neste contexto, o mundo corporativo precisa se posicionar. Surgiu, assim, o conceito de indústria sustentável.

No entanto, o que seria isso na prática? Quais são as ações que as diferenciam das indústrias tradicionais? Qual é a importância de olhar com maior atenção os processos organizacionais? Há algum benefício da adoção da sustentabilidade industrial para as empresas?

São perguntas comuns relacionadas ao assunto que responderemos ao longo deste artigo. Acompanhe!

O que é uma indústria sustentável?

A indústria sustentável é um conceito contemporâneo que visa aliar o desenvolvimento econômico ao cuidado ambiental, preservando, assim, as condições do planeta para as gerações futuras.

Em outras palavras, trata-se de um modelo no qual as empresas buscam adequar a sua produção ao meio ambiente, evitando grandes impactos que possam prejudicar a natureza. 

Sem dúvida, a busca pelo equilíbrio é fundamental, especialmente para indústrias que dependem de matérias-primas finitas.

Você mesmo já deve ter escutado falar sobre empresas comprometidas com critérios ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês, ou “Ambiental, Social e Governança”, em português). 

O interesse institucional em desenvolvimento sustentável, impactos sociais e governança está presente na sustentabilidade industrial.

Além da preservação natural com o meio ambiente — que é o mais importante —, há uma preocupação com a marca.

Afinal, os clientes estão inseridos em um contexto mundial de maior atenção às organizações que não respeitam a natureza.

Isso pode causar um impacto negativo nas indústrias que não se atualizarem em direção à produção sustentável.

Quais são as áreas da sustentabilidade industrial?

Ao contrário do que parece, a indústria sustentável não se limita a olhar para a natureza. A sustentabilidade de um negócio engloba três grandes áreas:

  1. ambiental: como adiantamos, o meio ambiente tende a ser o ponto de partida para a adoção de uma produção sustentável. Se causa um impacto comprometedor, uma empresa não pode dizer que se preocupa com a sustentabilidade. O uso dos recursos deve ser racional, orientado para o futuro;
  2. econômica: a principal finalidade de um empreendimento é gerar lucro. Caso contrário, ele corre o risco de falir. No entanto, também há um papel de responsabilidade financeira, que consiste na utilização da riqueza produzida;
  3. social: por fim, é preciso trabalhar junto à comunidade na qual a empresa estiver inserida. A região deve ter um plano para o seu crescimento. Já o negócio precisa evitar efeitos negativos na qualidade de vida da população local.
Indústria sustentável

Quais são as características de uma indústria sustentável?

Para uma empresa ser classificada como sustentável, ela deve apresentar uma série de características. Afinal, não basta se identificar com o conceito: é preciso colocá-lo em prática.

Uma das primeiras missões de um negócio que queira contribuir para o desenvolvimento sustentável é a revisão dos seus processos

Quais deles são nocivos para a natureza? Eles geram desperdícios ou emitem poluentes? O que é possível fazer de diferente? Estas são algumas perguntas que precisam de respostas.

Nesse processo de adaptação, o uso da política “5R” é válido. Ele consiste em cinco ações que começam com a letra “R”:

  1. repensar os processos;
  2. recusar aquilo que faz mal ao ambiente;
  3. reduzir os poluentes;
  4. reutilizar recursos;
  5. reciclar sempre que possível.

Além da revisão de processos organizacionais, existem outras ações frequentes que as indústrias sustentáveis adotam.

É o caso do uso dos chamados “produtos verdes” — aqueles que são produzidos de maneira limpa, com o menor impacto possível ao meio ambiente. 

Desse modo, mesmo no momento da escolha de fornecedores, a empresa garante a adesão à sustentabilidade industrial.

A reutilização é outra prática válida. Isso vale tanto para a reciclagem de lixo quanto para o reaproveitamento de recursos (a água, por exemplo). 

Podemos mencionar ainda o uso de meios transportes que emitam menos poluentes como mais uma tendência da sustentabilidade industrial.

Claro, tudo isso sem se esquecer das demais áreas de atuação: a economia e a sociedade.

Quais são os benefícios da indústria sustentável?

Já falamos bastante sobre a importância de uma empresa adotar a sustentabilidade por conta dos benefícios que isso proporciona ao meio ambiente.

No entanto, e para o próprio negócio? Quais são as principais vantagens da adoção de práticas sustentáveis?

Em primeiro lugar, temos a preservação ambiental em si.

Uma empresa não vive em um mundo isolado. Os impactos para a natureza podem afetar recursos essenciais para a sua produtividade, como água e energia. Ou seja, a indústria sustentável contribui para a manutenção da sua atividade a longo prazo.

Outro ponto positivo é a imagem transmitida aos clientes e à sociedade. Esse é um tema que cada vez mais os consumidores estão preocupados com os impactos ambientais e sociais dos produtos e seus processsos produtivos, sendo que, já existem consumidores que deixam de comprar de negócios que não respeitam o meio ambiente.

Por fim, temos ainda a redução de custos. A redução na disponibilidade dos recursos naturais aumenta os custos e afeta a competitividade das empresas. Ao adotar práticas sustentáveis, uma empresa gasta menos com a sua produção.

Empresas que buscam maior eficiência e relações de qualidade com o objetivo de reduzir riscos e custos, podem transformar os desafios de sustentabilidade em oportunidade de negócios.

Como a CNI incentiva a sustentabilidade industrial?

Por tudo o que vimos ao longo deste artigo, a indústria sustentável é uma necessidade nos tempos atuais. 

Seja por conta da preservação de recursos naturais ou da responsabilidade social, a sustentabilidade industrial é fundamental neste momento de maior conscientização.

A CNI atua de forma ativa na implementação de uma indústria sustentável e consciente. Incentivamos a adoção de práticas sustentáveis e o diálogo com todos os interessados. Além disso, A CNI trabalha na mobilizaçao do setor industrial e na articulação com o governo federal e partes interessadas no sentido de ser parte da solução do desenvolvimento sustentável do país, tendo como norte o Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atua em diversos temas, como bioeconomia, economia circular, florestas, gestão sustentável de energia, licenciamento ambiental, mudança do clima, resíduos sólidos e segurança hídrica, entre outros.

Se você busca iniciar esse processo ou já começou a transformar a sua empresa, recomendamos a leitura do artigo sobre como estruturar grandes projetos

Ele pode contribuir com os detalhes e os ajustes que são necessários durante a adesão a uma estrutura mais ecologicamente responsável!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.