Entenda as possibilidades de financiamento para a construção civil

Você sabia que existem diversas alternativas de financiamento para a construção civil voltadas para a indústria? Acesse e confira!

O financiamento para a construção civil pode ser crucial para os negócios. Afinal, ele é uma importante fonte de recursos visando criar unidades comerciais e habitacionais, além de contribuir para a economia nacional e local.

Em 2022, por exemplo, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil chegou à marca de R$ 9,9 trilhões. O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a construção civil aumentou cerca de 7% no mesmo período.

Portanto, esse é um mercado forte, que pode apresentar boas perspectivas para a indústria. A seguir, você conhecerá os principais tipos de financiamento para a construção civil.

Por que é importante pensar em financiamento para a construção civil?

Indústrias diversas podem se beneficiar de linhas de créditos para construir imóveis, apostando em um segmento promissor. Esse campo mostrou-se aquecido nos últimos anos e tem indícios de crescimento para 2024. 

De acordo com um estudo da consultoria Deloitte, poderá haver um impulso na construção civil, especialmente quando associada a manufatura, infraestrutura de transporte e infraestrutura de energia limpa.

Portanto, compreender onde estão os recursos que podem ser usados para financiar obras é importante. Afinal, isso poderá viabilizar projetos, acelerar o crescimento e fortalecer a sua capacidade competitiva.

Ao buscar as linhas de crédito adequadas, o negócio:

Desse modo, entender as alternativas de financiamento para a construção civil é uma maneira que a indústria tem de se manter forte no mercado.

Quais são as principais opções de financiamento para a construção civil?

Agora que você está ciente sobre a importância do tema, vamos conferir os principais tipos de créditos focados nessa atividade.

Apoio à produção

Essa é uma modalidade voltada para empresas do setor da construção civil, independentemente do tamanho. Seu propósito é financiar a produção e a venda de empreendimentos habitacionais ou mistos.

Tome como exemplo o crédito disponibilizado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Para obter o empréstimo, é necessário apresentar o empreendimento imobiliário. 

Logo, a sua viabilidade econômico-financeira, negocial e jurídica, bem como a da empresa, serão verificadas pela instituição.

Além disso, uma série de etapas e documentos serão necessários até a obtenção do financiamento.

Imóvel na Planta e/ou em Construção

Como o próprio nome sugere, esse é um tipo de crédito com o qual será possível construir empreendimentos imobiliários e negociá-los ainda durante a obra. 

O financiamento é feito diretamente com pessoas físicas e deverá ser usado para a construção de unidades habitacionais.

Nesse caso, os interessados na aquisição formam uma Entidade Organizadora. Esta será responsável por coordenar a realização do empreendimento junto à construtora.

Alocação de recursos

Outra maneira de conseguir financiamento visando a construção civil é a alocação de recursos, oferecida por bancos como a Caixa.

Trata-se de um método simplificado destinado a construtoras, incorporadoras e empreendedores individuais.

O objetivo é disponibilizar financiamento das unidades construídas a pessoas físicas, usando a marca de conhecidas financiadoras habitacionais, como a Caixa.

Plano empresário

O plano empresário, por sua vez, é utilizado para financiar a construção de empreendimentos residenciais ou comerciais, localizados em áreas urbanas e destinados à comercialização.

Os negócios poderão ser feitos no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) e Programa Minha Casa Minha Vida (FGTS). 

No BB Crédito Imobiliário, por exemplo, os imóveis poderão ser financiados ainda na etapa da obra.

Outras opções

Além dessas alternativas, existem outras linhas de crédito destinadas à indústria. Entre elas:

  • Crédito Imobiliário — Plano Piloto;
  • Plano Empresa da Construção Civil.

Cada uma delas tem as suas especificidades, demandando atenção especial de quem solicita o financiamento. Confira detalhes no portal do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC)!

Financiamento para a construção civil

Como escolher entre as linhas de crédito?

Depois de conhecer as principais modalidades de financiamento para a construção civil, entenda como optar por aquela que seja ideal para a sua indústria.

Tenha um plano

Antes de escolher uma linha de crédito, é essencial elaborar um plano detalhado, considerando metas de curto, médio e longo prazo. 

Isso ajudará a determinar com clareza as necessidades financeiras da empresa e a oferta mais adequada aos seus objetivos.

Analise a necessidade financeira

Em seguida, avalie cuidadosamente a demanda de capital para a viabilização do empreendimento. 

Considere todos os fatores que poderão impactar a construção, como aquisição de terreno, além de custos com projeto, materiais, mão de obra, documentação e impostos, por exemplo.

Uma análise minuciosa das necessidades financeiras permitirá selecionar o tipo de financiamento que ofereça recursos suficientes visando impulsionar o negócio.

Estude as linhas de crédito

Como vimos anteriormente, existem diversas opções de crédito disponíveis no mercado, cada uma com as suas características e condições específicas. 

Portanto, pesquise e estude as diferentes ofertas feitas por instituições financeiras e agências de fomento.

Depois, compare as taxas de juros, os prazos e as exigências das modalidades, para encontrar aquela que melhor se adeque às necessidades do negócio.

Avalie as condições de pagamento

Não basta entender o que o mercado oferece. Leve em conta o que a sua indústria precisa e as condições oferecidas para, então, decidir pela melhor alternativa.

Feito isso, pesquise a modalidade compatível com a capacidade de pagamento da empresa. Dessa forma, você promoverá uma gestão financeira sustentável.

Entre em contato com o NAC

Por fim, converse com profissionais que conhecem bem o mercado. Em caso de dúvidas ou dificuldades na escolha do financiamento mais adequado, procure a orientação de um especialista na área.

Aqui no NAC, você encontra pessoas qualificadas sobre as diversas linhas de crédito para a indústria. Nossa equipe poderá oferecer informações valiosas e auxiliar na tomada de decisão.

Como visto ao longo deste artigo, apoio à produção, imóvel na planta e plano empresário são alguns dos tipos de financiamento para a construção civil. 

A análise detalhada das finanças do negócio e das condições oferecidas no mercado ajudarão a escolher a linha de crédito certa para a sua indústria.

Aprofunde-se no assunto com a nossa cartilha: “Construção Civil, como as micro, pequenas e médias empresas podem se beneficiar”!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.