Project Finance: uma forma de financiar grandes projetos

Saiba o que é o Project Finance, como funciona essa modalidade de financiamento, quais são suas vantagens e quando utilizá-la!

O Project Finance é uma forma de financiar grandes iniciativas de longo prazo. Neste formato, a dívida gerada pelo financiamento é paga por meio do fluxo de caixa do próprio projeto.  

Este modelo é especialmente atraente para o financiamento de construções, como as obras de infraestrutura do setor público.  

Também é comumente utilizado por empresas que buscam financiar projetos de grande vulto, em que o patrimônio da empresa seria insuficiente para aproveitar uma oportunidade de investimento tradicional (corporate finance).

No artigo de hoje, você vai aprender como funciona a estrutura do Project Finance, quais são suas vantagens e quando utilizá-lo para financiar projetos no seu negócio! 

O que é e qual a estrutura do Project Finance?  

A estrutura do Project Finance depende dos fluxos de caixa futuros para o reembolso das finanças do projeto financeiro ou financiamento relacionado a projeto como uma forma de engenharia financeira suportada contratualmente pelo fluxo de caixa de um projeto, servindo como garantia os ativos e recebíveis desse mesmo projeto.

Como tal, essa estrutura é muito utilizada por empresas ou governos em iniciativas de longo prazo ou para acordos de Joint Venture.  

Dessa forma, o projeto se torna uma entidade jurídica distinta, com a formação de uma empresa nova no formato de Sociedade de Propósito Específico (SPE).  

Isso permite segregar os ativos do projeto, os contratos relacionados e o fluxo de caixa, bem como os riscos associados.  

O Project Finance é uma forma de financiamento muito utilizada em todo o mundo há vários anos, para impulsionar o desenvolvimento econômico de países com projetos de infraestrutura de saneamento, energia e transporte, entre outros.

Um exemplo real de uso do modelo foi a construção do Eurotúnel, túnel submarino que liga o sul da Inglaterra ao norte da França, passando sob o Canal da Mancha. O projeto foi uma iniciativa conjunta entre os governos da Inglaterra e da França e a iniciativa privada, que detém concessão sobre a operação e venda de passagens por um período de 55 anos.

No Brasil, a construção de usinas hidrelétricas, ampliação e operação de aeroportos, grandes obras de saneamento básico, linhas de transmissão, ampliação e manutenção de rodovias, entre outras, também foram viabilizadas por meio do Project Finance.  

Como funciona a garantia no Project Finance?  

O modelo de Project Finance contém vários elementos-chave.  

Para começar, é comum que, durante a fase inicial do projeto, não haja receitas. Nesse período, os juros sobre o capital próprio são pagos após o início das operações.  

Sendo assim, o Project Finance é indicado para projetos de grande vulto, onde o patrimônio da empresa seria insuficiente para aproveitar uma oportunidade de investimento tradicional (corporate finance).

Os bens ou direitos futuros gerados pelo projeto funcionam como garantia para o financiamento.

Isso difere do financiamento tradicional, em que o patrimônio líquido da empresa funciona como garantia para o empréstimo e, em caso de insolvência, o credor recebe de acordo com as regras da concordata.  

Project Finance

Quais as vantagens do Project Finance?  

A grande vantagem do Project Finance é a transferência do risco e a redução do nível de endividamento.  

A subsidiária (SPE) mantém a dívida, deixando esta fora do balanço patrimonial da empresa responsável pelo projeto e dos acionistas, caso haja.  

Isso reduz o nível de endividamento da empresa em questão, deixando a organização livre para usar sua capacidade financeira para fazer outros investimentos.  

Há melhor avaliação dos riscos e também a liberação dos fluxos de caixa — ao fim da vida da SPE, com a distribuição dos fluxos aos investidores. Outra vantagem é a substituição de garantias tradicionais por garantias de desempenho.

Quando e como utilizar o Project Finance?  

Existem diversos motivos para uma empresa utilizar o Project Finance em vez do financiamento tradicional.  

Primeiramente, quando um projeto exige um porte inicial muito elevado, acima do de seu patrocinador, o financiamento corporativo tradicional provavelmente não será uma opção.  

Isso também se aplica quando o patrimônio líquido da empresa não é suficiente para atrair condições de empréstimo razoáveis.  

Em segundo lugar, devido à natureza do Project Finance, os credores arcam com uma parcela significativa do risco do projeto, embora tomem várias medidas para reduzi-lo.  

Terceiro, apesar de seu custo, o Project Finance pode aumentar o retorno sobre o capital empregado em um projeto, o que eleva os níveis de dívida que ele é capaz de suportar.  

Sob esse modelo, os credores podem estar dispostos a adiantar uma parcela maior do custo do projeto (por exemplo, 70% ou 80%) do que fariam por meio de um empréstimo corporativo tradicional com garantia, principalmente quando a empresa não tem um crédito forte.  

Por fim, como não onera o balanço, as empresas tendem a preferir empregar o Project Finance, mesmo que tenha um custo mais alto, porque não impacta diretamente seu crédito corporativo geral, que elas podem ter disponível para outros fins.  

O Project Finance pode ser solicitado junto a uma instituição financeira de cunho privado ou por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Caso tenha dúvidas e queira ajuda para conseguir financiar um grande projeto por meio do Project Finance, entre em contato com o NAC e converse com um de nossos especialistas!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • Olá, Matheus. Obrigada pelo seu comentário. Pedimos que nos envie um e-mail para: [email protected] com os dados da sua empresa, CNPJ, Razão Social, UF, nome do representante e telefone para que possamos melhor orientá-lo. Um abraço.

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.