4 opções para quem busca financiamento para energia solar

Financiamento para energia solar
Você está em busca de financiamento para energia solar? Veja instituições financeiras que oferecem crédito para esse tipo de projeto.

O sol é uma das fontes energéticas que ganharam relevância nos últimos anos. Há diversos motivos para isso, em especial o fato de se tratar de uma energia limpa, sem a produção de poluentes, como acontece com os combustíveis fósseis — caso do petróleo e do carvão mineral.

Se você é um entusiasta desse modelo energético e tem o objetivo de investir nele, saiba que existem diversas instituições financeiras públicas e privadas que permitem o financiamento para energia solar. No artigo de hoje, conheça algumas das principais alternativas e possibilidades. 

É possível financiar energia solar? 

Uma dúvida comum sobre o financiamento para energia solar está na elegibilidade. 

Na prática, no Brasil, qualquer pessoa (física ou jurídica) que esteja conectada ao sistema de distribuição é capaz de instalar painéis solares e solicitar crédito para as instituições financeiras. 

No entanto, como veremos na sequência, cada uma pode estabelecer suas próprias regras e diretrizes antes da liberação de capital para o seu investimento. 

Como funciona o financiamento para energia solar? 

A solicitação de um financiamento para energia solar não é muito diferente da de outros tipos de crédito. 

Para começar, você precisará de um orçamento para o seu projeto. A maioria das instituições financeiras exige que ele seja de uma empresa credenciada e certificada. 

Na sequência, há toda a análise de crédito que é comum na operação de crédito e, se aprovada, o recurso é disponibilizado para o proponente.

Financiamento para energia solar

Quais são as melhores opções para financiar energia solar? 

Conforme adiantamos, existem diversos tipos de instituições financeiras que permitem o financiamento para energia solar. 

Cada uma tem as suas próprias regras e, portanto, a depender do seu objetivo, uma alternativa tende a ser melhor que a outra. Vamos, então, conhecer as principais opções que você pode solicitar. 

Lembrando que os projetos de painéis solares contam com uma longa expectativa de vida útil, geralmente na faixa de 25 anos. 

Por isso, ainda que o financiamento seja extenso, você pode usufruir da redução de gastos com a sua conta de luz no longo prazo. 

1. Bancos públicos

As principais instituições financeiras públicas do Brasil oferecem financiamento para energia solar.

É o caso, por exemplo, da Caixa Econômica Federal, que oferta crédito para 100% do projeto fotovoltaico (solar) em até cinco anos (60 meses).

O Banco do Brasil é outra instituição pública que você pode consultar. Existem diferentes planos, como o Consórcio Placas Fotovoltaicas e o Convênio BB Crédito Energia Renovável.

O financiamento do sistema é de até 90% do valor, com prazo de pagamento em até 60 meses (cinco anos).

2. FNE Sol 

O FNE Sol é um programa de financiamento para energia solar oferecido pelo Banco do Nordeste. Nele, além das empresas, a solicitação pode ser feita pelos produtores rurais ou por Pessoas Físicas. 

O incentivo contempla a instalação de sistemas de energias renováveis em geral. Também são aceitos projetos eólicos e de biomassa, por exemplo. 

O financiamento pode chegar a 100% do valor do projeto e o parcelamento depende do solicitante, variando entre oito e 24 anos. 

3. BNDES

Uma das alternativas para financiar energia solar é o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Neste caso, o crédito é destinado apenas para empresas (Pessoas Jurídicas). 

Existem diversos tipos de projetos aceitos, como o desenvolvimento de sistemas de energias limpas (categoria na qual se enquadra a energia solar), sistemas de apoio na geração de energia com base em fontes renováveis ou projetos de armazenagem limpa. 

A taxa de juros depende da forma de apoio, do porte do cliente e de cada item financiado, sendo formada pelo custo financeiro da operação, pela taxa do BNDES e pela taxa a ser negociada com o agente financeiro que está efetuando a operação.

É possível entender melhor o cálculo no site. O valor mínimo para aprovação é de R$ 10 milhões e ele pode ser parcelado em até 16 anos.

A solicitação poderá ser feita por meio de uma instituição financeira credenciada pelo BNDES.

4. Bancos privados 

Por fim, temos os bancos privados para consulta de crédito para a instalação do seu projeto de energia solar. 

O Bradesco, por exemplo, tem um prazo de até 60 meses no financiamento e uma carência de 90 dias. Há possibilidade de cobertura total do sistema.

O Santander, por sua vez, conta com condições de prazo melhores: um prazo de pagamento de até 96 meses (oito anos) e uma carência de 120 dias.

A nossa dica, dada a ampla gama de instituições financeiras privadas, é consultar diversos bancos e verificar o que cada um oferece.

Gostou de conhecer as principais opções de financiamento para energia solar? Então, aproveite para entrar em contato conosco e tirar as suas dúvidas sobre essa fonte de crédito. 

Essa pode ser uma boa forma de ter acesso ao capital necessário e economizar com os gastos da sua empresa.

Nina do NAC

Ver todos os posts

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.