SCR: você já tem acesso ao Relatório de Empréstimos e Financiamentos?

Você conhece o SCR e o Relatório de Empréstimos e Financiamentos? Descubra o que eles são e como acessá-los para ter informações!

Compreender o histórico de crédito é importante para empresas que desejam obter recursos. A informação é relevante para entender sobre a saúde financeira do negócio e se organizar para novos empréstimos. É aí que entra o Sistema de Informações de Crédito (SCR).

Esse sistema do Banco Central (Bacen) pode ser acessado gratuitamente por pessoas físicas e jurídicas por meio do Registrato. Logo, com apenas uma conta gov.br, é possível checar dados a respeito de créditos adquiridos ao longo dos anos, visualizando o Relatório de Empréstimos e Financiamentos.

Você quer saber mais sobre o SCR e o seu relatório? Então, acompanhe a leitura deste artigo!

O que é o Sistema de Informações de Crédito (SCR)?

O SCR é uma plataforma que mostra dívidas e compromissos financeiros de clientes com instituições financeiras. Isso é feito por meio do Relatório de Empréstimos e Financiamentos, via Registrato.

Dessa forma, é possível verificar o status de operações de crédito, repasses interfinanceiros, coobrigações e limites, além de créditos a liberar. 

Os registros no SCR são fornecidos pelas empresas com as quais as pessoas contrataram as operações.

O sistema é gerido pelo Bacen, sendo atualizado mensalmente pelas credoras, como bancos, agências de fomento e sociedades de crédito.

Uma das principais finalidades do SCR é fornecer dados à supervisão bancária. A ideia é que eles auxiliem na adoção de medidas preventivas. 

Assim, o seu uso possibilita ao Bacen identificar operações de crédito atípicas, aumentando a eficácia de avaliação dos riscos.

E o que é o Relatório de Empréstimos e Financiamentos?

Conforme vimos anteriormente, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos faz parte do SCR. Na prática, ele mostra:

  • dívidas com bancos e financeiras;
  • status das dívidas (em dia, vencidas e em prejuízo);
  • compromissos financeiros (crédito a liberar, coobrigações e limites de crédito).

Veja um exemplo:

O relatório é a parte visível do SCR para as pessoas físicas e jurídicas que usaram algum tipo de crédito durante o período pesquisado.

Vale destacar algumas informações importantes a respeito dele. A primeira delas é que existe uma defasagem mínima de 20 dias nos dados. Por isso, o documento não apresenta números atualizados.

Ademais, o Bacen avisa que os valores para operações de crédito com atraso superior a 60 dias “não contemplam encargos contratuais calculados além deste período”.

Outro ponto de relevância sobre o Relatório de Empréstimos e Financiamentos é que ele pode conter dados protegidos por sigilo bancário, de acordo com a Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001.

Para que serve o SCR?

Agora que você conhece detalhes sobre o sistema e o relatório, entenda os principais motivos pelos quais essas ferramentas são valiosas.

Avaliação da saúde financeira

O acesso às informações possibilita que a empresa analise as suas finanças com base em seu histórico de crédito. Isso inclui verificar o status dos valores, entender os seus compromissos financeiros e avaliar se há algum risco de inadimplência.

Gestão de endividamento

Do mesmo modo, os dados do relatório permitem que o negócio gerencie o seu nível de endividamento. Ele pode identificar quais dívidas precisam de atenção imediata, planejar táticas de pagamento e, inclusive, buscar oportunidades de renegociação com instituições financeiras.

Prevenção de crises financeiras

Ao ter uma visão clara das finanças, a empresa é capaz de notar possíveis problemas e agir preventivamente. 

Assim, será mais fácil ajustar a sua estratégia de negócios, buscar fontes alternativas de financiamento ou implementar medidas de redução de custos, por exemplo.

Tomada de decisão informada

Por fim, o acesso ao documento coloca a empresa em melhor posição para tomar decisões financeiras informadas. 

Isso inclui decidir sobre novos investimentos, expansões comerciais ou qualquer outra iniciativa que possa afetar a sua saúde financeira.

Como ter acesso ao Relatório de Empréstimos e Financiamentos?

Você conferiu as principais informações sobre o SCR e a sua utilidade. Mas como ter acesso ao relatório do Bacen? Confira um passo a passo na sequência.

Acesse o site do Registrato

O primeiro passo é acessar o site do Registrato. Trata-se de um sistema gratuito onde os usuários podem consultar informações diversas sobre as suas finanças, tais como chaves Pix cadastradas, dívidas com órgãos públicos e cheques sem fundo.

Identifique-se no gov.br

Em seguida, você deve informar os seus dados de acesso ao gov.br. No caso de pessoas físicas, o CPF e a senha são requisitados. Empresas poderão usar o sistema do governo por certificado digital ou certificado digital em nuvem.

Em “relatórios”, localize e clique em “SCR”

Já no sistema, aparece uma série de dados que pode ser acessada pelos usuários, como Câmbio e Transferências Internacionais, além de Relatório de Dívidas Inscritas no Cadin Federal. Localize “SCR” no menu lateral esquerdo e clique sobre ele.

Informe o período a ser relatado

Agora, selecione o intervalo de tempo que você deseja pesquisar na plataforma. Para isso, basta indicar os meses de referência inicial e final, digitando uma data válida ou selecionando-a no calendário da ferramenta.

Aceite os termos de ciência e responsabilidade

Clique na caixa ao lado de “Aceito os Termos de ciência e responsabilidade”. Depois disso, o sistema apresentará uma mensagem com informações relacionadas à defasagem dos dados e ao sigilo. Clique em “Aceite os termos” para prosseguir.

Clique em “+Gerar relatório”

Por fim, confira o intervalo desejado e clique no botão “+Gerar relatório”. Aguarde a página ser atualizada e, assim, você terá acesso às informações. 

Observe que é possível salvar ou enviar a planilha gerada clicando nos botões que aparecem no topo da página. Além disso, ela ficará salva no Registrato para eventuais consultas e downloads futuros.

Como vimos ao longo deste artigo, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos é um documento importante para as empresas. 

Os dados apresentados pelo SCR indicam o histórico de dívidas, o que contribui para a gestão financeira e a elaboração de estratégias para novos investimentos.

Você gostou deste conteúdo? Então, continue a aprender com o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC). Entenda agora o que é um projeto de investimento e como fazer!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.