O que é o ESG e qual a importância para o setor industrial?

Entenda a sigla, veja a importância do ESG para sua empresa e confira o novo E-book sobre o tema!

De acordo com a pesquisa “Indústria e Sustentabilidade”, realizada em outubro de 2021, em parceria entre a CNI e o Instituto FSB, 79% dos empresários estão pouco ou nada familiarizados com o termo ESG. 

Você faz parte desse grupo? Em caso positivo, é importante que continue a leitura deste artigo! Isso porque o ESG é uma temática imprescindível para o sucesso das empresas contemporâneas. 

Afinal, o que é ESG? 

ESG é uma sigla para “Environmental, Social and Governance”. Traduzida para o nosso idioma, a expressão significa “Ambiental, Social e Governança”. 

Trata-se, portanto, de uma conjunto de critérios que indicam o comprometimento das empresas com iniciativas que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade, além da adoção de políticas de governança transparentes e responsáveis. 

Além disso, o ESG também pode ser utilizado para que o mercado financeiro direcione melhor os seus investimentos, seguindo critérios de sustentabilidade. 

Na prática, os investidores deixam de olhar apenas as questões financeiras e passam também a acompanhar os fatores ambientais, sociais e de governança que envolvem a organização. 

Por que ESG é um tema tão presente entre as empresas?

Entre as principais razões para que ESG tenha sido um tema cada vez mais presente na atuação de empresas e investidores, podemos destacar:

– A necessidade de se repensar uma retomada de crescimento econômico resiliente e de baixo carbono pós-pandemia de Covid-19, e o papel do mercado financeiro nesse processo;

– O aumento da consciência global sobre o impacto das mudanças climáticas e da perda da biodiversidade sobre populações e territórios mais vulneráveis, bem como sobre a oferta de matérias-primas e insumos;

– A crescente demanda por maior transparência nos negócios, de modo a evitar práticas de greenwashing.

Qual é a importância do ESG nas empresas? 

O ESG é importante para as empresas por conta de uma série de fatores. Na consulta ESG na Indústria Brasileira, realizada pela CNI junto ao setor industrial, entre os principais benefícios de incorporar critérios ESG na estratégia corporativa, estão: gestão de riscos, valorização da marca, uso sustentável dos recursos naturais, aumento de competitividade e melhoria da imagem. 

O mapeamento revelou, ainda, que o mercado consumidor foi sinalizado por 71,6% das empresas consultadas como o público que mais influencia a organização no comprometimento estratégico com critérios ambientais, sociais e de governança.

Vale lembrar que os consumidores estão cada vez mais conscientes e consideram isso ao fazer as suas compras. 

De acordo com pesquisa realizada também pela CNI sobre Consumo Consciente, 38% dos consumidores verificam se os produtos foram produzidos de forma ambientalmente correta antes de fazer a compra. 

Em entrevista ao Diário do Comércio, Renato da Fonseca, gerente executivo de Pesquisas e Competitividade da CNI declarou: “Isso mostra que, cada vez mais, as empresas precisam estar atentas aos impactos das suas atividades. As empresas que já fazem isso, e há vários casos no Brasil, têm mais facilidade de conquistar mercados”. 

O levantamento também apontou que 62% dos brasileiros já boicotaram marcas ou empresas que violam os direitos trabalhistas, fazem testes em animais, cometem crimes ambientais ou discriminações de qualquer tipo. 

Tal dado revela a importância das empresas se tornarem mais sustentáveis em todos os âmbitos e aspectos. 

Que critérios ESG vêm sendo adotados pelas organizações?

A imagem abaixo traz alguns exemplos dos critérios ESG que vêm sendo adotados pelas organizações, a partir da definição do que é relevante para a empresa e os públicos com os quais se relaciona.

Competitividade e sustentabilidade andam juntas

A redução na disponibilidade dos recursos naturais aumenta os custos e afeta a competitividade das empresas.

Por outro lado, consumidores estão cada vez mais preocupados com os impactos ambientais e sociais dos produtos e seus processos produtivos.

No dia 30/06, durante o Encontro Nacional da Indústria, a CNI lançou o e-book “Critérios ESG e Soluções Financeiras”, produzido com o objetivo de disseminar informações e elevar o desempenho das empresas em aspectos ambientais, sociais e de governança. O material traz alguns conceitos e marcos da perspectiva ESG, sua importância para a indústria, critérios já adotados pelas organizações e uma relação de soluções de financiamento sustentável disponíveis em diversas instituições financeiras.

Continue em nosso blog! Leia agora o nosso artigo que fala sobre como a falta de matéria-prima na indústria impacta a sociedade

 

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.