O estudo de mercado é o ato de pesquisar e reunir ativamente informações a respeito de preferências e necessidades do mercado.
Ele pode ser realizado para analisar um grupo de consumidores, a concorrência, um nicho específico ou uma indústria como um todo.
Uma empresa pode realizar um estudo de mercado em diversos momentos do seu ciclo de vida — desde o início, para se lançar, até depois de anos de atuação, para modificar processos, produtos e serviços.
Independentemente do objetivo, neste artigo damos uma visão geral sobre um estudo de mercado, explicando o que é, quais são os principais tipos, quando realizar um e como fazer isso.
Acompanhe!
O que é o estudo de mercado?
Trata-se de uma análise que ajuda empreendedores a entenderem melhor as oportunidades e os desafios dentro de um mercado.
Ele permite tomar decisões consientes, eliminando eventuais “achismos” no momento de desenvolver uma estratégia de negócio.
Ao realizar um estudo de mercado, o empreendedor será capaz de responder às seguintes perguntas:
- demanda: existe um desejo no mercado por soluções que seu produto ou serviço oferece?
- tamanho: quantas pessoas estariam interessadas em sua oferta?
- indicadores econômicos: como a economia atual pode influenciar os resultados?
- local: onde moram os clientes e seus clientes encontrarão sua empresa com facilidade?
- saturação: quantas opções semelhantes já estão disponíveis para os consumidores?
- preço: quanto os clientes em potencial estariam dispostos a pagar?
Essas respostas permitem direcionar e otimizar o uso dos recursos de um negócio para aquelas estratégias com maior potencial de gerar bons retornos.
Quais são os principais tipos de estudo de mercado?
Existem duas formas de realizar um estudo de mercado: diretamente, com seus consumidores (primário), ou indiretamente, por meio de fontes previamente disponíveis (secundário).
Estudo de mercado primário
Aqui, a empresa procura seus consumidores ativamente e utiliza diferentes métodos para descobrir as necessidades e preferências deles.
Como o estudo é realizado pelo próprio negócio, os dados coletados são de propriedade da organização que o realiza, mas sempre com o consentimento dos participantes.
É o método que fornece a melhor visão sobre o mercado. No entanto, pode ser dispendioso para a empresa, a depender das técnicas de coleta de dados escolhidas.
Elas podem incluir, mas não se limitam a:
- pesquisas demográficas;
- grupos focais;
- enquetes;
- questionários online;
- entrevistas diretas.
Uma combinação de diferentes métodos pode ser utilizada para que dados tanto qualitativos quanto quantitativos sejam coletados.
Essas informações servirão para explorar problemas em potencial e identificar possíveis soluções para eles.
Estudo de mercado secundário
Utiliza informações já coletadas e analisadas por terceiros. Essas fontes podem incluir agências governamentais, entidades acadêmicas e associações comerciais, entre outras.
É um método mais acessível, mas menos eficaz quando realizado isoladamente. Contudo, ao ser combinado com um estudo primário, pode agregar valor aos dados coletados pela empresa.
De qualquer maneira, é preciso tomar cuidado ao realizar essa pesquisa, para que somente dados gerados por fontes confiáveis sejam utilizados.
Adicionalmente, é necessário prestar atenção à propriedade dos dados, de modo a garantir que as informações coletadas são públicas e podem ser usadas.
Quando realizar um estudo de mercado?
Um estudo de mercado pode ser realizado com diferentes propósitos, dependendo do momento e dos objetivos da empresa, como:
- determinar a viabilidade de um novo negócio. Se a pesquisa indicar que há pouca ou nenhuma demanda pelo produto ou serviço que uma empresa produzirá, é improvável que ela tenha sucesso;
- identificar e desenvolver novos mercados potenciais. Um negócio em busca de uma reconversão industrial, por exemplo, precisa entender se essa mudança é viável antes de colocá-la em prática;
- acompanhar as tendências de mercado. A pesquisa permite elaborar estratégias para se manter à frente ou se adaptar a eventuais mudanças;
- testar a demanda por produtos ou serviços. Lançar algo é um risco que pode ser minimizado ao descobrir antecipadamente como ele será recebido;
- garantir a colocação ideal. Entender como, quando e onde um produto ou serviço deve entrar no mercado permite aumentar suas chances de sucesso;
- melhorar e inovar. É possível identificar pontos de melhoria em certos aspectos do negócio antecipadamente. Isso ajuda as empresas a superar interrupções dispendiosas e investir na inovação;
- aumentar o sucesso de campanhas promocionais. Medindo o sentimento do cliente e entendendo a percepção de marca, é possível moldar melhor suas estratégias de branding e marketing;
- encontrar e desenvolver vantagens competitivas. Muitas empresas podem competir por uma mesma parcela do mercado. O estudo permite identificar o nível de saturação para que empreendedores desenvolvam diferenciais que os coloquem à frente.
Como fazer um estudo de mercado?
Um estudo de mercado será tão útil quanto a qualidade da sua execução. Para garantir sucesso, portanto, é preciso seguir alguns passos. Saiba quais são os principais:
- caracterize o problema: ter um objeto de pesquisa bem delineado ajudará na hora de elaborar as perguntas;
- defina a amostra: para realizar pesquisas de mercado, os pesquisadores precisam de um pequeno número de indivíduos que reflita, com a maior precisão possível, um grupo mais amplo;
- realize a coleta de dados: um instrumento deve ser desenvolvido para que as pessoas respondam à pesquisa correta e inteiramente;
- analise os resultados: uma análise aprofundada precisa ser conduzida para identificar problemas e soluções. Ela deve ser transformada em um relatório, escrito de forma clara, para que boas decisões possam ser tomadas com base nele;
- tome decisões: um estudo de mercado ajuda a empresa a descobrir informações valiosas que a ajudarão a estimar a demanda por seus produtos ou serviços e encontrar um ponto de equilíbrio que irá beneficiar a ela e aos seus clientes.
Seja para saber o comportamento de compra dos consumidores, a atuação dos concorrentes, descobrir novos nichos de mercado, falhas de mercado, ou entender o contexto socioeconômico e a probabilidade dos consumidores de eles pagarem determinado valor por um produto ou serviço, o estudo de mercado ajudará a tirar conclusões significativas.
Um estudo de mercado pode ser realizado junto a uma reestruturação financeira. Saiba mais sobre esse assunto em nosso artigo!
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