Inovação: solução para aumentar a competitividade das MPEs

Neste artigo, descubra quais são os benefícios que a inovação pode trazer para a competitividade das micro, pequenas e médias empresas!

Ao olhar para organizações que realmente se destacam como líderes de mercado em seus segmentos, é fácil enxergar o fator comum que impulsionou o sucesso delas: todas abraçaram a inovação.

Esse rol de empresas inovadoras inclui nomes relativamente novos, como Amazon e Uber — que mudaram processos no centro de seus setores, interrompendo o fluxo normal de trabalho —, bem como já estabelecidos, como Microsoft e Apple — que existem há décadas, mas devem seu sucesso à constante reinvenção.

No entanto, a inovação não é um benefício exclusivo de grandes companhias. As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) também podem criar uma vantagem competitiva quando têm essa premissa como parte da estratégia geral de negócios.

No artigo de hoje, explicaremos o que a inovação significa para as MPEs e quais são as vantagens que ela pode trazer. Confira!

O que é a inovação?

Como um conceito, a inovação se refere à criação de processos que sejam mais eficazes e atendam melhor às demandas de mercado. Para uma empresa, isso pode significar implementar novas ideias, criar produtos ou melhorar serviços.

A inovação tende a atuar como um catalisador, que faz com que o negócio cresça e conquiste maior parcela no seu setor.

No mundo dos negócios, existem diferentes tipos de inovação que uma empresa pode buscar. Frequentemente, eles estão diretamente vinculados a produtos ou serviços, processos ou fluxos de trabalho internos ou modelos de negócios. 

Algumas empresas adotam os três, em um esforço para conduzir o crescimento enquanto se adaptam a um mercado em constante mudança.

Conceitualmente, as atividades de inovação são etapas científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais que conduzem, ou visam conduzir, à implementação de inovações. Algumas atividades de inovação são, em si, inovadoras; outras não são atividades novas, mas são necessárias para a implementação de inovações.

O Manual de Oslo, que trata de inovação, recomenda que os motivos pelos quais uma empresa se engaja em atividades de inovação sejam identificados por meio de seus objetivos econômicos em termos de produtos e mercados, de modo que ela classifique uma série de metas que o processo de inovação pode colocar a seu alcance.

Veja mais: Indústria 4.0: conceitos, impactos e desafios

Inovação: solução para aumentar a competitividade das MPEs

Por que a inovação é importante para MPEs?

A inovação não só permite que as empresas conquistem uma maior fatia do mercado, como também sobrevivam às mudanças. 

Considere os avanços tecnológicos da última década; por causa desse crescimento extremo, elas foram forçadas a se adaptar e expandir mais do que nunca. 

Um exemplo está no transporte urbano, em que cooperativas de táxis foram fortemente afetadas pela chegada da Uber no mercado.  

No entanto, investir em inovação não é apenas uma questão de se manter vivo, pois pode, de fato, trazer muitos benefícios às MPEs.

A seguir, estão alguns fatores críticos sobre a importância da inovação nos negócios.

Ajuda a empresa a crescer

Como mencionamos, quem deseja expandir os negócios para se tornar mais bem-sucedido e lucrativo deve investir em inovação.

A inovação permite às MPEs identificar as mudanças do mercado rapidamente e se antecipar às oportunidades para que não sejam forçadas a reagir a elas. Também as ajuda a se diferenciar da concorrência.

Provavelmente, esse potencial de crescimento é o motivo pelo qual, em uma pesquisa conduzida pelo Boston Consulting Group, uma renomada consultoria global, 75% dos executivos ​​afirmaram que a inovação está classificada entre suas três principais iniciativas de negócios.

Mantém os negócios relevantes

Graças à tecnologia, o mercado muda ano após ano. Para que um negócio se mantenha relevante e lucrativo, é preciso se adaptar a cada nova realidade.

A tecnologia continuamente prova ser um fator determinante nisso. Ela levou a uma nova era de inovação em modelos de negócios e setores, permitindo que novos agentes entrassem no mercado e competissem com empresas já estabelecidas. 

Assim como uma startup geralmente inova para entrar em um setor, as organizações estabelecidas precisam inovar para evitar a concorrência e permanecer relevantes nesse ambiente em transformação.

Faz com que as empresas se diferenciem

No fundo, inovar significa fazer algo diferente das demais empresas que operam em seu setor. Se seu negócio inova em produtos e serviços, por exemplo, o objetivo é desenvolvê-los ou atualizá-los até que não haja mais nada no mercado como eles.

Embora o sucesso natural que isso traz possa ser recompensador o suficiente para muitas empresas, seria um erro negligenciar outra vantagem importante: a inovação ajuda um negócio a se diferenciar da concorrência, o que pode ser particularmente interessante em indústrias ou mercados supersaturados.

Para impulsionar o crescimento, permanecer relevante e se destacar dos concorrentes, os gestores de MPEs devem ser capazes de pensar de forma criativa e incorporar a inovação em seus modelos de negócios.

Esse é o assunto de maior destaque no mundo corporativo atualmente. Mas não basta inovar para ter bons resultados. É preciso, além disso, realizar a gestão da inovação, que transforma o potencial de inovação da empresa em realidade concreta e lucrativa.

As MPEs que quiserem investir em inovação podem contar com o apoio do Finep Inovacred 4.0, programa de financiamento para a formulação de estratégias de digitalização e implantação de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. 

Saiba tudo sobre esse programa na cartilha do NAC a respeito do assunto!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

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