Reestruturação financeira: como fazer isso na sua empresa?

Veja quando uma reestruturação financeira é necessária e quais são os principais pontos para executar uma em seu negócio!

Toda empresa está sujeita a imprevistos. Crises econômicas, disrupções tecnológicas e consumidores exigentes podem tornar obsoleto o modelo de negócios original de qualquer empreendimento. A reestruturação financeira é a maneira mais eficaz de lidar com esses fatores.

Em suma, esse é o processo de mudar fundamentalmente a abordagem financeira e operacional de sua empresa para evitar uma recuperação judicial

Geralmente, a reestruturação financeira é necessária quando a empresa enfrenta pressões monetárias extremas (como dívidas excessivas ou custos operacionais altos) e não é mais possível continuar com o mesmo modelo de negócio.

Neste artigo, explicamos o que é a reestruturação financeira, quando faz sentido aplicá-la e como fazê-lo de forma a obter sucesso.

O que é reestruturação financeira?

Trata-se de um tipo de ação corporativa que visa modificar as operações de dívida e a estrutura de uma empresa, com o objetivo de limitar os prejuízos financeiros e melhorar os negócios.

Os processos de reestruturação financeira são frequentemente assumidos à luz de pressões financeiras significativas. 

Também é uma estratégia bem utilizada em meio a preparações de vendas, fusões, aquisições, programas de mudança de negócios e processos de transferência de propriedade. 

Independentemente do motivo da implementação de uma reestruturação financeira, o objetivo é sempre criar uma operação comercial mais eficiente e economicamente sólida.

O que leva a uma reestruturação financeira?

Em um nível superior, existem dois fatores principais de dificuldade financeira: aumento da dívida e queda no desempenho.

Em outras palavras, o valor dos pagamentos relacionados a dívidas (e outros ligados a obrigações contratuais, como aluguéis e financiamentos) é muito alto em relação aos fluxos de caixa operacionais da empresa.

O problema decorre do fato de a empresa ter uma estrutura de capital desalinhada com o valor atual do negócio.

Embora cada situação seja única, podemos dividir os catalisadores comuns que diminuem o valor de um negócio e os fluxos de caixa em três tipos principais:

  1. eventos externos: recessões econômicas, crises de abastecimento, e pandemias, por exemplo;
  2. transformações e tendências que afetam as indústrias: alterações das preferências do consumidor, inovações tecnológicas, mudanças regulatórias etc.;
  3. fatores específicos da empresa: ineficiência operacional, cenário competitivo, comportamento fraudulento, dentre outros.

Qualquer catalisador, por si só, pode levar a uma reestruturação financeira. No entanto, as empresas mais vulneráveis são aquelas que enfrentam desafios decorrentes de mais de um deles.

Como identificar a necessidade de uma reestruturação financeira? 

As empresas podem ficar em dificuldades e enfrentar um risco crescente de falta de liquidez por uma série de razões, como mostramos. 

No entanto, independentemente do motivo, um negócio em dificuldades também tende a demonstrar sinais de alerta comuns, como:

  • utilização de crédito rotativo;
  • deterioração das métricas de crédito, o que significa redução da liquidez;
  • pagamentos atrasados a fornecedores/vendedores, ou seja, alongamento de contas a pagar;
  • venda de ativos para gerar caixa.
Reestruturação financeira

Como colocar em prática uma reestruturação financeira?

A reestruturação financeira é um processo altamente complexo. 

As dicas abaixo cobrem os pontos iniciais e oferecem uma visão ampla das etapas pelas quais uma empresa deve passar. No entanto, é essencial contar com o apoio de uma consultoria nesse momento. 

Dito isso, veja a seguir os aspectos principais a serem considerados ao reestruturar um negócio.

Avalie a situação

Especialmente quando se trata de reestruturações por conta de crises financeiras, é tentador revisar todos os elementos financeiros e operacionais do negócio. Contudo, esse nem sempre é o melhor curso de ação. 

Antes de empreender uma reviravolta tão significativa, pare um momento para considerar quais áreas da empresa realmente precisam ser examinadas. É aqui que o aconselhamento empresarial profissional se torna um auxílio vital, pois o ajudará a entender o cenário à sua frente.

Redefina suas metas

Em uma reestruturação financeira, um dos momentos mais importantes será o de reavaliar qual é sua ideia de sucesso e como ela poderá ser reconquistada no futuro. A estratégia empresarial que você já teve para o seu negócio deve mudar, com suas expectativas.

Medidas, ferramentas e recursos novos devem ser utilizados para ajudá-lo a sair de uma crise. Por isso, é preciso considerar mudanças significativas, tais como downsizing, reorganização de departamentos e alterações na estrutura de gestão.

Realize melhorias operacionais

Problemas operacionais podem frequentemente ser a causa raiz de problemas de caixa, cadeia de suprimentos e processos que prejudicam o desempenho do negócio. Determiná-los e ajustá-los é uma etapa crucial.

As melhorias operacionais tendem a incluir medidas como fazer ajustes em seus relacionamentos com fornecedores ou melhorar os principais processos de negócios.

Aumente o giro do ativo líquido

A reestruturação financeira é o momento de colocar seus ativos operacionais e não operacionais sob os holofotes para entender exatamente quais potenciais geradores de caixa são e não são úteis. 

Para aqueles que se enquadram na última categoria, vendê-los pode ajudar a aliviar alguns dos encargos financeiros que você enfrenta. 

Isso começa com ativos não operacionais. Entretanto, se a venda desses elementos não for suficiente, você pode precisar considerar a venda de ativos operacionais também.

Reestruture dívidas e capital

No mercado volátil de hoje, com a alta das taxas de juros, provavelmente é melhor renegociar com os credores existentes, em vez de buscar negócios atraentes com credores desconhecidos.

Para obter o financiamento de que você precisa para ajudá-lo a se recuperar de dívidas, busque alternativas seguras e adequadas à sua realidade.

Caso busque uma renegociação, seja claro sobre o que necessita (por exemplo, liberação de garantia em dinheiro, um prazo mais longo etc.) e apresente um plano de reembolso.

Embora nenhuma empresa preveja ou queira passar por uma reestruturação financeira, essa se tornou uma solução relativamente comum para negócios que buscam superar dificuldades.

Em um cenário pós-pandemia, em que ainda existe muita incerteza financeira, os empreendedores devem permanecer cientes dos benefícios que um processo de reestruturação pode oferecer, caso seja necessário.

Se você precisa de ajuda, entre em contato com o NAC! Nossos especialistas estão prontos para auxiliá-lo a encontrar as melhores soluções para a sua situação.

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.