Sazonalidade: o que é e como lidar com isso?

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Entenda o que é a sazonalidade, como isso impacta as vendas de um negócio e como lidar com esse fenômeno na sua empresa!

Mesmo que não vendam produtos típicos de determinadas épocas, negócios de todos os nichos e tamanhos são afetados pela sazonalidade.

Basicamente, esse conceito se refere aos fatores que afetam a demanda pelos produtos de uma empresa ao longo do ano. 

Dependendo do seu setor, essas variáveis podem ter um enorme impacto na sua receita em determinados períodos.

Portanto, se preparar para a sazonalidade é o que permite criar uma reserva financeira e manter um fluxo de caixa positivo, mesmo em épocas de baixa demanda de produtos e serviços.

No artigo de hoje, explicaremos quais são os fatores sazonais que podem afetar seu negócio e como lidar com eles para que a empresa não seja afetada negativamente. 

Acompanhe!

O que é a sazonalidade?

A sazonalidade se refere a flutuações em sua receita de vendas, que são causadas por fatores externos e podem ocorrer ou não de maneira previsível, em determinado momento do ano ou relacionado a eventos atípicos.

Não é possível controlar os elementos sazonais que afetam o comportamento do consumidor — especialmente quando essas mudanças estão permanentemente ligadas a determinados períodos.

Ainda assim, empreendedores têm a responsabilidade de descobrir as causas da sazonalidade de suas empresas, para que possam capitalizar em seus ciclos fortes e sobreviver a suas épocas lentas.

O que causa sazonalidade nas vendas?

Existem diversos fatores sazonais que impactam seu volume de vendas. Eles são diferentes para cada nicho de negócio. No entanto, podemos listar alguns comuns que são relatados no mercado.

Saiba quais são eles abaixo:

  • estações do ano: você não precisa ser agricultor ou operador de agência de turismo para ser afetado pela mudança climática das estações do ano;
  • período de férias: os meses de verão podem diminuir as vendas em muitas empresas. Os compradores se tornam mais difíceis de alcançar e os ciclos de vendas começam a ficar longos porque os clientes em potencial estão de férias;
  • festas de fim de ano e datas comemorativas: esses são alguns dos fatores sazonais óbvios. Natal, Black Friday, Dia dos Namorados e Dia das Mães são exemplos de datas mais movimentadas. Em contraste, o período logo após o Natal, em geral, traz uma queda para o varejo;
  • picos no final do mês ou trimestre: por último, o período de caixa baixo, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, também pode afetar negativamente as vendas de um negócio.
Sazonalidade

Como lidar com a sazonalidade nas vendas?

Os negócios podem ser afetados pelos fatores sazonais. Assim, há necessidade de entender quais variáveis impactam a sua empresa e se preparar para elas.

A sazonalidade é positiva quando aumenta o volume de vendas, como no período de Natal, e negativa quando há uma baixa demanda, como uma sorveteria no inverno.

A primeira dica é olhar para o histórico de vendas durante o ano. Esse processo não só ajudará a descobrir e prever os períodos sazonais, como também a identificar a razão por trás deles. 

Planejar suas vendas para o ano com base nesta sazonalidade — com metas de receita, receita recorrente e desempenho histórico — permite estar preparado ao longo do tempo.

Dessa forma, também é possível aproveitar as épocas mais lentas para realizar alguma preparação. Nesse sentido, determinadas áreas merecem destaque, como veremos em seguida.

Finanças

O fluxo de caixa é crucial para a sobrevivência de uma empresa. 

Mudanças sazonais na demanda do consumidor podem ter um efeito significativo na sua liquidez e no seu capital de giro.  

Se você não se preparar, gastará muito do seu capital de giro antes ou durante os períodos de pico para atender à demanda. Por isso, busque se planejar.

Mão de obra

Enfrentar uma temporada movimentada também pode afetar seus níveis de pessoal. O período de baixa demanda de produtos e serviços tende a ser um ótimo momento para incorporar novas habilidades ou treinar seus colaboradores.

Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para contratar e preparar novos profissionais, em antecipação ao próximo momento de pico.

Cadeia de suprimentos

Seus vendedores e fornecedores também têm mudanças sazonais em suas produções.

Se você inesperadamente ficar sem matéria-prima durante a alta temporada, poderá passar por um período difícil. 

Portanto, o gerenciamento da cadeia de suprimentos e as estratégias de compras também devem levar em consideração o impacto dos fatores sazonais em seus negócios.

Marketing

O conhecimento e a compreensão da sazonalidade de sua empresa permitem gerenciar seu orçamento de marketing, o que é especialmente importante para pequenos negócios.

Por exemplo, se você sabe que seu melhor mês é junho e o pior é dezembro, não convém investir a mesma quantia mensal em marketing ao longo do ano. 

A sazonalidade afeta empresas diferentes de formas distintas. No entanto, todas devem se preparar para evitar os possíveis impactos negativos das épocas de baixa demanda.

Continue a aprender conosco! Veja como a inovação pode impulsionar as pequenas empresas e aumentar sua competitividade.

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

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