DRE: aprenda a estruturar para controlar suas finanças

Veja como estruturar a sua DRE: demonstração do resultado do exercício

Uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório que revela a posição financeira e o desempenho do negócio em um determinado período. Ela mostra a receita após a contabilização de despesas e perdas. 

Normalmente inclui vendas e outros ganhos, custos das mercadorias vendidas, despesas, lucro bruto, impostos, lucro líquido e lucro antes dos impostos. 

A DRE deve ser realizada por um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e é obrigatória para todas as empresas (exceto para os Microempreendedores Individuais – MEIs). Precisa ser apresentada anualmente.

No entanto, mesmo que seja feita por profissional de contabilidade, é essencial que donos de negócios entendam como a DRE é desenvolvida e qual é a sua importância.

Continue a leitura deste artigo para saber mais a respeito!

O que é a DRE e por que é útil?

A DRE é uma das três demonstrações financeiras mais importantes para empresas de todos os tamanhos, junto ao Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial.

Reflete os valores recebidos, os valores gastos com a atividade e as despesas a serem deduzidas das receitas para se obter o valor do lucro ou prejuízo.

Além de ser um documento contábil, a DRE tem uma grande importância para os empresários no planejamento estratégico anual e na gestão financeira, pois possibilita acompanhar a saúde financeira e comprovar o desempenho da empresa.

Também ajuda os gestores a manter o controle de fluxo de caixa, que é a força vital de qualquer negócio.

Basicamente, uma DRE contribui para uma empresa em vários sentidos, como os que veremos nos tópicos a seguir.

Acompanhar o custo das vendas

A DRE permite controlar diferentes tipos de vendas e o custo delas. Essa informação pode ser usada para avaliar se as despesas estão altas ou se os preços estão baixos, para que estratégias de redução de custos ou precificação de produtos possam ser desenhadas.

Avaliar a sustentabilidade do negócio

A DRE ajuda a perceber se a empresa gerará receita a longo prazo. Por isso, também deve ser considerada em decisões como entrar em novos mercados, investir em equipamentos ou tomar um empréstimo comercial

Facilitar o pagamento de impostos

Independentemente se você declara seu imposto de renda trimestral ou anualmente, é necessário fornecer muitas informações sobre seu negócio. Com uma DRE, os valores já estarão todos calculados, de modo a facilitar sua contabilidade.

Planejar os próximos passos da empresa

Prever o futuro fica muito mais fácil com a DRE. Ser capaz de analisar as tendências de preços e vendas por um longo período melhora a capacidade de entender como o negócio se sairá. Isso, por sua vez, ditará os próximos passos a serem tomados.

DRE

Como estruturar uma DRE?

De acordo com a Lei n° 11.638, publicada em 27 de dezembro de 2007, a DRE deve conter informações como:

  • Receita líquida = Receita bruta – deduções e abatimentos
  • Lucro bruto = Receita líquida – Custo dos Produtos Vendidos (CPV)
  • Resultado operacional líquido = Lucro bruto – (Despesas com vendas + Despesas administrativas + Despesas financeiras)
  • Resultado antes IR e CSLL = Resultado operacional líquido – Despesas extras operacionais
  • Resultado líquido = Resultado antes IR e CSLL – Provisões IR e CS

Em seguida, falaremos mais sobre cada um dos itens listados acima.

Receita líquida

É o primeiro indicador fornecido pela DRE e pode ser calculado quando subtraímos as deduções da receita bruta.

Trata-se da soma de todas as receitas geradas por venda de produtos, prestação de serviços ou recebimento de royalties. 

Já as deduções incluem os descontos e abatimentos de impostos que incidem sobre as vendas.

Lucro bruto

Quando subtraímos o custo dos produtos vendidos da receita líquida, teremos o lucro bruto, nosso segundo indicador.

Por sua vez, o CPV corresponde a todos os gastos envolvidos na fabricação dos produtos ou na prestação dos serviços.

Resultado operacional líquido

Após subtrair as despesas com vendas, as despesas administrativas e as despesas financeiras do lucro bruto, teremos o resultado operacional líquido.

Para o cálculo das despesas, devemos considerar todos os gastos que não estão diretamente ligados à manutenção da atividade da empresa, tais como água, luz, internet e aluguel, entre outros. 

Resultado antes IR e CSLL

É o resultado do cálculo antes que seja considerado o impacto dos impostos sobre a receita. 

Para calculá-lo, subtraímos as despesas extras operacionais do resultado operacional líquido.

As despesas extras operacionais podem incluir gastos com juros e multas, depreciação, amortização e exaustão.

Resultado líquido

Por último, teremos o resultado da DRE propriamente dito. Agora, consideramos o impacto do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, tributos cobrados sobre o resultado operacional.

Para gerar a DRE, devemos utilizar dados contábeis ou gerenciais que obedeçam ao regime de competência. Isso significa que receitas, custos e despesas devem ser incluídos na data do fato gerador (dia em que foram criadas, e não de recebimento ou pagamento).

A DRE é feita anualmente, para efeito legal, mas podem ser efetuadas DREs mensais simplificadas para fins administrativos e DREs trimestrais para o monitoramento dos gastos fiscais.

Vale reforçar que a DRE só pode ser feita por um contador credenciado no CRC. Portanto, procure um profissional ou escritório de contabilidade que possa atender às necessidades da sua empresa.

Uma DRE precisa poderá evidenciar os rumos do negócio e apontar possíveis medidas que o permitam gerar mais vendas e lucros.

Que continuar a se informar a respeito das melhores práticas de gestão financeira? Veja também como montar uma reserva empresarial e garantir caixa para passar por períodos de crise!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

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