Digitalização: benefícios para micro, pequenas e médias empresas

A digitalização é o processo de converter atividades analógicas e manuais em tarefas automatizadas e digitais. Conheça os benefícios para a sua MPME!

Muitas empresas investem na digitalização para agilizar o gerenciamento e o funcionamento diário de suas operações.

Esse, inclusive, foi um dos temas mais discutidos durante o Diálogo Iberoamericano — Pense nas Pequenas Primeiro, evento realizado em setembro pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o governo brasileiro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o governo espanhol.

A mudança para processos digitais é impulsionada por uma nova onda de tecnologia, que permite que empresas de todos os tamanhos se tornem mais estratégicas e eficientes. A tendência deve continuar à medida que mais empreendedores compreendam os benefícios da digitalização e busquem implementá-los.

Para saber mais, continue a leitura e descubra as vantagens da digitalização para micro, pequenas e médias empresas!

Digitalização nas micro, pequenas e médias empresas: o que significa? 

A digitalização é a transformação dos processos internos, anteriormente manuais e analógicos, em automatizados e online. Ela envolve a criação de uma infraestrutura de tecnologia da informação que contemple o uso de aplicativos digitais e a análise de dados na nuvem. 

O aumento de produtividade e a redução de custos são os dois principais impulsionadores da digitalização.

O processo de digitalização passa pelo mapeamento do modelo de negócios atual e pela criação de novos modelos, baseados em produtos e ferramentas digitais. Também envolve a integração de tecnologias para a criação de um sistema contínuo e ininterrupto.

Como consequência, a digitalização pode levar à criação de produtos e serviços inovadores para o cliente final. 

Benefícios da digitalização para micro e pequenas empresas

A digitalização não consiste apenas em ter uma maior presença online. 

Trata-se de um processo de transformação que atinge todas as áreas da empresa e, portanto, exige um planejamento estratégico para gerar melhores resultados.

Quando feita de maneira consistente, ela pode proporcionar os resultados a seguir.

Aumento de produtividade

A digitalização envolve a redução de tarefas repetitivas, que passam a ser realizadas de forma automatizada, por ferramentas digitais que reduzem as chances de erros e liberam os recursos humanos da empresa para atividades mais estratégicas.

Em outras palavras, a digitalização permite que os negócios de uma empresa se tornem mais eficientes. De acordo com estudo realizado pela consultoria McKinsey, as empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento até três vezes maior que as demais.

Redução dos custos operacionais

A digitalização de negócios também reduz os custos operacionais.

Basicamente, ela possibilita uma gestão de fluxo de caixa mais acurada, com controles precisos de gastos, custos e contas a pagar. 

Além da possível redução de custos, ao incentivar a criação de novos modelos de negócios, a digitalização permite que a empresa descubra novas fontes de receita.

Melhora da experiência do cliente

Outra vantagem da digitalização para micro, pequenas e médias empresas é que ela ajuda a fornecer uma melhor experiência ao cliente e melhora a comunicação com ele.

Também possibilita que o negócio funcione além do horário comercial, por meio de novos canais como o e-commerce ou as redes sociais

Integração de processos internos

A digitalização aumenta a consistência na saída do trabalho. Isso porque ela cria padrões para que todos que executam determinada tarefa sigam as mesmas instruções.

O resultado são saídas mais consistentes — o que, por sua vez, aumenta a satisfação do cliente.

Isso facilita também o alinhamento de objetivos da empresa, dos colaboradores e de clientes. Nesse sentido, as bases de dados adquirem um papel fundamental para a tomada de decisão e para a execução das tarefas.

Abertura de novas possibilidades de mercado

Digitalizar o negócio também possibilita explorar novos mercados. O processo elimina barreiras geográficas e facilita a experimentação, permitindo à empresa alcançar diferentes públicos com produtos e serviços inovadores.

Fortalecimento da marca

Por último, com processos otimizados e produtos inovadores, é possível conquistar a fidelização do cliente. Além do aumento de receita, isso gera valor à marca e dá ao negócio uma vantagem competitiva no mercado.

Como iniciar o processo de digitalização

Apesar de muitas empresas buscarem a digitalização atualmente, grande parte delas faz isso a passos tímidos. A razão é, em muitos casos, financeira, especialmente quando é difícil mensurar os ganhos em relação aos gastos com projetos desse tipo.

Pensando nisso, um dos pontos discutidos durante o Diálogo Iberoamericano — Pense nas Pequenas Primeiro foi a liberação de crédito com foco em projetos para fomentar o desenvolvimento.

Durante o debate com representantes da CNI, do Sebrae, do governo brasileiro, da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e do Conselho de Empresários Ibero-Americanos (CEIB), foi reconhecida a urgência de ajudar as micro e pequenas empresas a digitalizarem as suas operações.

Dessa forma, além de contar com um planejamento financeiro para sustentar os projetos, seguir uma estratégia de digitalização equilibrada permitirá que as micro, pequenas e médias empresas cubram necessidades reais e alcancem resultados tangíveis.

A abordagem de três etapas a seguir é um caminho direto para a adoção de tecnologias digitais para micro, pequenas e médias empresas:

  1. o primeiro passo é conceber uma visão. Você deve saber o que deseja realizar com a digitalização. Antes de estabelecer essa meta, é preciso examinar as tecnologias e os padrões. Encontre o padrão que melhor se adapta às necessidades da sua empresa. A maturidade digital do seu negócio também é um fator na definição de seus objetivos;
  2. a segunda etapa é mover a sua digitalização para o estágio operacional. Isso significa definir as necessidades de expertise, envolvendo todos os departamentos da empresa;
  3. a implementação dessa estratégia é a última etapa. A digitalização deve ser coordenada de perto com o desenvolvimento planejado da empresa.

Para saber como financiar projetos de digitalização na sua empresa, entre em contato com o NAC e converse com um de nossos consultores!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

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