Afinal, como fazer uma empresa crescer?

Você sabe como fazer uma empresa crescer? Confira as dicas que reunimos para o seu negócio neste artigo!

Você sabe como fazer uma empresa crescer? Esse é um questionamento pertinente. Afinal, os principais objetivos de um negócio são: ganhar espaço no mercado, prosperar com os seus produtos e serviços e, consequentemente, gerar lucros.

Caso tenha essa dúvida ou queira saber mais sobre esse assunto, este artigo é para você. Compartilharemos algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a se desenvolver. Acompanhe!

Como fazer uma empresa crescer?

Existem diversos fatores que podem fazer uma empresa crescer. Entre os principais estão o aprimoramento do modelo do negócio; o entendimento do mercado; o conhecimento do cliente; a diferenciação; o investimento em divulgação; a busca pela profissionalização; o controle do fluxo de caixa; e o uso do crédito para a realização de investimentos.

Abordaremos detalhadamente todas essas questões na sequência do artigo.

Aprimorar o modelo de negócio

A primeira questão a ser pensada é o modelo de negócio. Não basta ter uma boa ideia para empreender: ela precisa ser viável. Por isso, é muito importante considerar as especificidades da região onde você pretende abrir a sua empresa.

O Business Model Canvas pode ser uma ótima alternativa para planejar e definir modelos de negócios, especialmente para empreendedores que estão no início da jornada.

O Canvas é uma ferramenta prática de planejamento estratégico dividida em blocos. Ele considera questões relativas ao valor que a empresa oferece ao mercado, como recursos, parcerias e fontes de receita, entre outras.

Dessa forma, antes de iniciar o seu negócio, fazer cálculos e pensar em estrutura e máquinas, verifique a aplicabilidade da sua ideia. Se você não passar por essa etapa no começo, será mais difícil superar dificuldades que eventualmente apareçam.

Entender o mercado

Procure entender como está a sua área de atuação. Nesse momento, é importante conhecer o cenário do seu ramo e analisar os fatores externos (pode ser, por exemplo, crise econômica, alta do dólar e questões políticas, entre outras). Assim, será mais fácil promover os ajustes necessários para combater qualquer consequência indesejada para o seu negócio.

Além disso, é fundamental observar quais são os rumos da concorrência e as tendências do seu mercado. Essas informações permitirão que você tenha uma visão crítica da sua área e, dessa forma, será possível planejar um crescimento sustentável dos seus negócios.

Conhecer o cliente

As duas questões citadas anteriormente fazem referência à fase embrionária do projeto empreendedor, ou seja, ao planejamento necessário antes de abrir um negócio.

Além de conhecer esses fatores, é muito importante entender os interesses dos clientes.

Há diversos aspectos sobre os quais é preciso refletir. Entre eles estão necessidades, anseios e interesses por parte das pessoas. Também é muito importante conhecer os hábitos de compra delas.

Dessa maneira, você conhecerá de forma precisa o seu público-alvo e, assim, ficará mais fácil tomar decisões seguras para o seu negócio. Entre elas: em quais produtos focar os esforços de venda; se vale a pena ou não abrir novas filiais; quando contratar novos funcionários etc.

Buscar se diferenciar

Há vários fatores que podem fazer uma empresa se diferenciar no mercado. Certamente, o preço é um deles. No entanto, não é o único.

Há um certo limite quando o assunto é se diferenciar por meio do preço. Isso porque é necessário que o preço de um determinado produto ou serviço seja superior ao custo para produzi-lo, de modo que a empresa tenha lucro.

Além disso, quando o preço é muito baixo, reduz a margem de lucro e aumenta o risco do negócio.

Portanto, é preciso pensar em outros aspectos que possam fazer a diferença. Vale a pena investir em um atendimento personalizado; adotar técnicas de pós-venda; e construir a marca da sua empresa de modo a gerar valor.

Investir em divulgação

O investimento em divulgação é um dos principais segredos do sucesso, independentemente do ramo de atuação da empresa.

As organizações que investem em divulgação conseguem fazer com que as suas marcas fiquem mais conhecidas no mercado e transmitem uma imagem positiva frente a stakeholders e concorrentes.

Vale destacar, no entanto, que a divulgação não deve ser feita de qualquer maneira. Há vários canais a serem explorados e é necessário ter planejamento para saber quais priorizar, pois eles devem estar de acordo com as características do seu negócio e o perfil do seu cliente.

Ter controle do fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa é um dos principais fatores que contribuem para o crescimento das empresas. Graças a isso, elas sabem para onde o dinheiro vai e podem estabelecer o melhor direcionamento para os recursos disponíveis.

Nesse momento, é importante verificar as entradas e saídas de recursos financeiros. Esse controle ajudará você a identificar as fontes de receita e os gastos mais comuns.

Em relação ao último ponto, ficará mais fácil identificar as despesas que são supérfluas e podem ser cortadas ou reduzidas.

Buscar a profissionalização

A profissionalização é extremamente importante para garantir o crescimento de uma empresa. Por isso, deve ser uma das prioridades do seu negócio. 

Podemos pensar a profissionalização de forma abrangente. Pode-se, por exemplo, aperfeiçoar a divulgação de um produto, tornar um serviço mais útil para as pessoas e melhorar o atendimento ao cliente, entre outras questões.

De forma resumida, podemos pensar em dois aspectos: na profissionalização do empreendedor e dos funcionários.

Quanto ao empreendedor, é possível fazer cursos, ler livros ou ir a palestras com a intenção de conhecer novas práticas de gestão, descobrir estratégias inovadoras na divulgação de produtos, ficar atualizado em relação ao seu segmento de atuação etc.

Quanto aos funcionários, é uma ótima ideia fornecer treinamentos internos ou externos para aperfeiçoá-los em questões que dizem respeito à gestão da carreira, ao seu mercado de atuação e ao atendimento ao cliente.

Usar o crédito para investir

O crédito é uma ferramenta muito interessante para o crescimento das empresas. Por isso, é importante saber como aproveitá-lo. Vale destacar que esse recurso, se for bem utilizado, pode ser um grande impulsionador do seu negócio.

Nesse contexto, você pode usar os recursos obtidos para fazer investimentos. Pode ser, por exemplo, contratar mais profissionais, abrir filiais, lançar novos produtos, investir na divulgação do negócio, buscar capacitação etc.

Para saber qual deles é o mais apropriado para a sua empresa, é importante levar em consideração estudos sobre público-alvo e concorrência, entre outras questões. Todos esses aspectos influenciarão diretamente nos resultados de vendas, que são a principal fonte de receita. Conhecendo as demandas, a tendência é que mais consumidores sejam fidelizados e, consequentemente, a sua empresa consiga vender mais.

Promover o crescimento de uma organização é um desafio. No entanto, existem várias medidas que podem ajudar nisso, como as dicas que você conferiu ao longo deste artigo.

Você tem alguma dúvida sobre como fazer uma empresa crescer? Entre em contato conosco! Será um grande prazer ajudar a responder os seus questionamentos sobre este assunto.

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.