Guia da gestão financeira para pequenos negócios

Para garantir que a sua empresa não tenha problemas, veja o nosso guia de gestão financeira para pequenos negócios!

Empresas de todos os tamanhos se preocupam com uma coisa: administrar o dinheiro. Uma gestão financeira para pequenos negócios adequada é crucial para sobreviver a uma economia volátil e à concorrência do setor. 

As pequenas empresas precisam ter especial cautela com as suas decisões financeiras desde o início. Afinal, a maioria fecha as portas antes de completar cinco anos de existência, de acordo com o IBGE.

É preciso mais do que apenas uma boa ideia para administrar um negócio. Toda empresa precisa de uma estrutura financeira que gere lucro para permanecer saudável.

Para isso, os empreendedores devem estar equipados com boas habilidades de gestão financeira para pequenos negócios, de modo a transformar qualquer empreendimento em uma história de sucesso.

No entanto, nem todos os empresários são hábeis em lidar com finanças. Mas isso não significa que toda a esperança está perdida. Aqui estão algumas dicas de gestão financeira para pequenos negócios!

Controle o fluxo de caixa

Ter disciplina na utilização de ferramentas de controle e lidar com as  possíveis necessidades de caixa na empresa são dificuldades apontadas pela maioria dos empresários que, se sanadas, poderão dar outro rumo aos seus negócios.

A empresa deve ter um controle mínimo como o fluxo de caixa e controles de recebimento e pagamento.

O fluxo de caixa é uma ferramenta básica muito importante para qualquer planejamento financeiro. Trata-se de um instrumento gerencial que registra todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa em um período determinado. Pode ser um mês, uma semana ou outro período, de acordo com a dinâmica de cada empresa.

O fluxo de caixa ajuda  no gerenciamento da empresa nos seguintes aspectos:

  • planejar e controlar as entradas e saídas de caixa em determinado período de tempo;
  • analisar e identificar se os recursos são suficientes para o funcionamento e o dia a dia da empresa, sem a necessidade de recorrer a recursos extra de capital de giro;
  • realizar simulações de cenários e analisar o impacto para a tomada de decisões;
  • auxiliar na antecipação da tomada de decisão em relação a contrair ou não empréstimos, no caso de falta de recursos, ou a aplicar os recursos no caso de sobra de recursos financeiros;
  • aerificar se a empresa está trabalhando com margem de folga ou aperto financeiro ao longo do tempo;
  • avaliar o melhor momento para efetuar as reposições de estoque em função dos prazos de pagamento e da disponibilidade de caixa;
  • avaliar o momento mais favorável para realizar promoções de vendas com o objetivo de reforçar o caixa;
  • proporcionar uma visão prévia do volume de recursos movimentados e dos números envolvidos no planejamento permitindo o redirecionamento das ações;
  • elaborar previsões futuras a partir de uma série histórica.

Para  ter uma boa gestão financeira, é necessário fazer e acompanhar o planejamento financeiro, conhecer bem as receitas e as despesas da empresa, saber definir as necessidades e planejar os gastos e investimentos.

Se você não possui controle financeiro ou possui de forma precária, a primeira dica é que utilize instrumentos básicos de controle, como fluxo de caixa, contas a pagar e a receber.

Invista nos controles financeiros de sua empresa (software, planilhas, sistemas). Há no mercado software gratuitos, que você pode escolher e adotar.

A partir dos seus registros de fluxo de caixa e dos relatórios contábeis você poderá tomar decisões que darão o melhor rumo a sua empresa.

Qualifique-se em gestão financeira para pequenos negócios

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é se qualificar sobre gestão financeira para pequenos negócios.

Se você ainda não sabe muito sobre o assunto, um bom exercício é aprender a ler as demonstrações financeiras. Esta é uma declaração importante que mostra tudo sobre o seu dinheiro — de onde se originou, por quantas mãos passou e onde está.

As demonstrações financeiras contêm quatro detalhes essenciais:

  1. demonstração do fluxo de caixa: analisa atividades operacionais, investimentos e entradas/saídas financeiras;
  2. demonstração de resultados: reflete a receita auferida dentro de um período específico;
  3. balanço patrimonial: fornece informações relacionadas aos ativos, passivos e ao patrimônio líquido da empresa;
  4. demonstração do patrimônio líquido: representa o valor pelo qual a empresa é financiada por meio de ações ordinárias e preferenciais.

Separe as finanças pessoais das empresariais

Pode ser tentador — especialmente para os novos empresários — não se preocupar em manter registros separados entre as finanças da empresa e os assuntos pessoais. Embora isso possa parecer uma maneira simples de lidar com as coisas, no final das contas, pode criar uma confusão para qualquer contador que precisar encará-las posteriormente.

Por isso, a nossa segunda dica da gestão financeira para pequenos negócios é sempre manter as suas finanças pessoais e empresariais separadas. Isso implica em obter um cartão de crédito comercial e colocar todas as despesas relacionadas à empresa nele. Isso deve ajudá-lo a controlar os seus gastos e mantê-los sob controle.

Você também fará bem em abrir uma conta poupança dedicada ao seu negócio, na qual poderá transferir uma certa quantia de dinheiro de cada pagamento recebido e, gradualmente, criar um montante considerável. Esse dinheiro pode ser usado para pagar impostos, por exemplo.

Tome medidas para reduzir custos e despesas

Na gestão financeira para pequenos negócios, é importante que os empreendedores fiquem firmes para manter as suas despesas sob controle, sem prejudicar a satisfação do cliente.

Toda empresa conta com dois tipos de custos: fixos e variáveis.

Embora os custos fixos devam ser suportados independentemente de sua empresa ganhar dinheiro ou não, há margem para economias em custos variáveis.

Reduzir as despesas é uma parte necessária e útil da administração das finanças das pequenas empresas. Apesar do quão óbvio isso possa parecer, um número surpreendente de empreendedores e gerentes enfrenta essa tarefa crítica apenas de uma maneira superficial.

Por exemplo, um gerente financeiro pode economizar alguns milhares de reais ao comprar um veículo para o negócio, mas não procurar maneiras de reduzir nos custos contínuos com o combustível.

As empresas tendem a desperdiçar uma quantia significativa de dinheiro, ignorando pequenas despesas recorrentes ou deixando de capitalizar coisas como descontos em grandes compras de ativos fixos.

Recuperar apenas uma fração desse dinheiro pode fazer maravilhas para os resultados de uma pequena empresa. Basta prestar atenção nos detalhes.

Pague as contas do seu pequeno negócio em dia

Para uma pequena empresa, gerar vendas e receita é apenas metade da batalha. Para permanecer viável, também é crucial gerenciar as saídas de recursos e garantir que todas as dívidas pendentes sejam pagas em tempo hábil.

Isso ocorre porque esse tipo de negócio — especialmente em seus estágios iniciais — tende a operar com uma pequena margem de lucro, devido à necessidade de capital de giro e fundos para expandir a operação.

A falta de pagamento de contas e dívidas tributárias a tempo pode adicionar uma cascata de multas por atraso ao mix financeiro, perturbando o já delicado equilíbrio entre lucros e perdas.

Monitore e meça o desempenho financeiro

É crucial que você, como proprietário da empresa, acompanhe o movimento do seu dinheiro, especialmente quando houver grandes quantias envolvidas.

Continue a analisar o desempenho financeiro da sua empresa em comparação com as demonstrações financeiras anteriores para projetar receitas, despesas e fluxo de caixa futuros.

Estar ciente desses aspectos o ajudará a tomar decisões informadas.

Se precisar, não hesite em contratar ajuda profissional

Todo mundo precisa de ajuda, especialmente um empreendedor interessado em fazer do seu empreendimento um enorme sucesso.

Às vezes, compensa contratar os serviços de um especialista, mesmo que seja em meio período. Ele pode ajudá-lo a determinar onde a sua empresa e o seu dinheiro estão com uma análise de dados.

Os negócios podem ser sobre a criação de ótimos produtos e serviços. Mas se você não puder pagar as suas contas, não adiantará ter a melhor oferta do mercado.

Faça a gestão financeira para pequenos negócios com sabedoria e construa uma empresa saudável, que beneficie os seus clientes, colaboradores e, mais importante, você.

Já conhece o chatbot do Núcleo de Acesso ao Crédito? Converse com ele e veja como podemos ajudar você a gerenciar o seu dinheiro com mais sabedoria!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.