Tudo que você precisa saber sobre PLG – Product Led Growth

Entenda tudo sobre o conceito Product Led Growth e como ela pode contribuir para a escalabilidade do negócio.

O conceito de Product Led Growth, ainda pode ser considerado novo no mercado. Entretanto, empresas que vêm incorporando essa nova ideia a sua cultura, sobretudo empresas SaaS (Software como Serviço), já puderam perceber sinais altamente satisfatórios no que se refere a sua escalabilidade.

De fato, para atender a demanda de consumidores cada vez mais exigentes, além de conseguir a retenção desses clientes, o Product Led Growth vêm se mostrando uma excelente escolha.

Mas, a essa altura, você provavelmente deve estar se perguntando: o que de fato é Product Led Growth e como ele funciona?

Nesse artigo, falaremos o que é esse novo conceito e como ele vem ajudando diversas empresas a conquistarem cada vez mais espaço dentro do mercado. Acompanhe até o final e saiba mais.

O que é Product Led Growth?

A princípio, empresas costumavam se basear em um modelo de vendas bastante tradicional no meio corporativo, o Sales-Led Growth, qual seja, crescimento liderado por vendas. Em outras palavras, o time de vendas era o cargo chefe dessas empresas, frequentemente ditando o ritmo da sua escalabilidade.

Entretanto, devido às diversas transformações e mudanças às quais o mercado está submetido, surge um novo modelo estratégico visando o crescimento sustentável da empresa: o Product Led Growth, ou, caso prefira, o PLG.

O PLG, nada mais é do que o produto como principal responsável pelo crescimento da empresa. Ou seja, nesse caso, temos o produto sendo responsável não apenas por captar novos clientes, mas, também, pela retenção deles.

Quais os modelos de negócio no PLG?

Quando falamos em Product Led Growth, não podemos deixar de mencionar os seus dois principais modelos de negócio: Freemium e SaaS. Dessa forma, falaremos sobre eles a seguir, para que você fique por dentro de suas definições:

Freemium

Basicamente, uma empresa Freemium, é aquela que oferece para o usuário uma série de funcionalidades, como por exemplo o próprio software e alguns outros serviços, de forma totalmente gratuita. Entretanto, essas empresas também costumam oferecer planos pagos para que os usuários consigam liberar funções.

Assim, as pessoas se veem aptas a escolherem funcionalidades e ferramentas das quais realmente precisam. À medida que usam o produto, este se torna mais intuitivo, prático e personalizado.

Saas

Já quando nos referimos a empresas SaaS, estamos nos referindo a empresas desenvolvedoras de softwares.

Frequentemente, empresas SaaS costumam orientar os clientes desde o início da sua jornada dentro do software, oferecendo tutoriais que os ajudam a ter uma boa experiência utilizando a plataforma.

Além disso, essas empresas costumam oferecer planos gratuitos para seus clientes, fazendo que sua adaptação seja feita de forma gradativa e natural.

Quais as métricas para se analisar em PLG?

De fato, existem alguns dados que precisam ser analisados de perto, para que a sua estratégia de PLG traga resultados expressivos. Desse modo, veja quais são os dados utilizadas para avaliação dessa estratégia de atração e crescimento:

Aquisição

Número de usuários que se inscreveram para testar o seu produto de forma gratuita.

Ativação/conversão

Número de usuários que decidiram seguir com o seu produto, se mostrando dispostos a pagar por ele.

Referência

Número de usuários novos recrutados a partir da recomendação de usuários já presentes na sua base de dados.

Retenção

Número de usuários pagantes e não pagantes, que se mantém usando seu produto de forma ininterrupta.

Quais os benefícios do Product Led Growth no negócio?

De antemão, ao colocar o produto como principal motor de crescimento de uma empresa, muitos serão os benefícios adquiridos ao longo do caminho. Vejamos alguns deles:

Atração de usuários

Ao colocar seu produto em foco e transformá-lo em solução para o seu cliente final, como resultado, a sua base de usuários aumentará exponencialmente.

Isso porque muitas pessoas testarão seu produto antes mesmo de comprar e, caso o produto se mostre uma solução para eles, as chances de fecharem contrato com a sua empresa serão muito maiores.

Crescimento do valor do negócio

Frequentemente, empresas que adotam o Product Led Growth como estratégia de crescimento costumam estar à frente das demais. Pelo menos é o que aponta um estudo realizado pela Openview, onde empresas que não praticam PLG, são 2,2 vezes menos valiosas do que empresas que praticam.

Implementar o PLG não exige custos adicionais na maioria dos casos

O PLG é uma estratégia de escalabilidade que, para ser inserida na empresa, não demanda a contratação de novos funcionários, o que consequentemente impactaria no orçamento da empresa.

Dessa forma, com o material humano já existente no quadro de funcionários da organização, é possível implementar o modelo de escalabilidade PLG, sem que haja gastos adicionais.

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Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

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