Imagine uma fábrica de calçados que sabe que precisa ter uma certa margem de lucro (digamos, 30%) para ser bem-sucedida.
Dessa forma, o proprietário adiciona 30% sobre o valor total do custo de produção de um par de sapatos e define, assim, o seu preço de venda.
No entanto, adicionar 30% a mais ao custo de produção não significa, necessariamente, que ele terá 30% de lucro em cada item.
Para você ter um panorama sobre a geração de lucro, o cálculo do markup é essencial para saber se os resultados foram alcançados ou não.
A margem de lucro e o markup estão relacionados a como um negócio define o preço de venda dos seus produtos e serviços para ter lucro.
Nesse sentido, para garantir o sucesso da sua estratégia de precificação, é necessário entender bem esses dois conceitos.
Continue a leitura para descobrir as diferenças entre margem de lucro e markup!
Qual é a diferença entre margem de lucro e markup?
O princípio básico do lucro diz que, no mínimo, é preciso vender os produtos a um preço superior ao custo necessário para produzi-los.
Tanto a margem de lucro quanto o markup estão relacionados a isso, mas não são intercambiáveis, pois seus significados variam ligeiramente.
Margem de lucro
A margem de lucro representa a diferença entre o faturamento com a venda de um produto ou serviço e os custos de produção. É o que você tem de tirar do faturamento de cada venda para pagar suas despesas. Veja a seguir como é fácil calcular a margem bruta.
Considere uma venda de 1000 unidades de caixas de biscoito. O preço de venda de cada unidade é de R$ 15,00 e o gasto de produção é de R$ 6,00.
Margem bruta = lucro bruto/receita total x 100
Receita bruta: R$ 1000 x 15,00 = R$ 15.000,00
Gastos diretamente envolvidos na produção (matéria prima/frete/armazenamento): R$ 6,00 x 1000 = 6.000,00
Lucro bruto: R$ 15.000,00 – R$ 6.000,00 = R$ 9.000,00
Margem bruta: R$ 9.000,00/15.000,00 x 100 = 60%
Lucro líquido = Lucro bruto (R$ 9.000,0000) – despesas fixas e Impostos (R$ 6.000,00)
Lucro líquido = R$ 3.000,00
Margem líquida = lucro líquido/Receita total x 100
Margem líquida = R$ 3.000,00/R$ 15.000,00 x 100
Margem líquida = R$ 0,20 x 100 = 20%
Isso significa que a cada R$ 100,00 vendidos, a empresa lucra R$ 20,00.
Markup
Markup nada mais é do que utilizar um fator multiplicador para padronizar o preço de venda. É uma função do custo.
Representa um índice ou percentual multiplicador aplicado sobre o preço de custo de um produto ou serviço.
A diferença entre os conceitos é que o markup é uma função do custo, enquanto a margem de lucro é uma função do preço de venda.
Como a margem de lucro e o markup se relacionam?
Basicamente, se você deseja obter uma determinada margem de lucro expressa em reais (digamos, R$ 20,00), deve definir o preço do produto a partir do markup.
Isso porque o custo de produção varia ao longo do tempo, afetado por diversos fatores externos, ou seja, que estão fora do controle do empreendedor.
O markup permite acompanhar essas mudanças e manter sua margem de lucro de R$ 20,00 por produto, mesmo que seu custo de produção aumente.

Qual é a fórmula?
Podemos expressar esses conceitos em uma fórmula que relaciona a margem de lucro e o markup.
Markup = 100/1- (% Custo de produção + % Despesas Fixas e Impostos + Margem de Lucro)
- Impostos e comissões: 10,38%
- Custo Fixo: 11,98%
- Margem de lucro desejada: 20,00%
- Total: 42,36%
Markup (sem fator de multiplicação) = 100% – 42,36% = 57,64%
Markup multiplicador: 100%/57,64% = 1,73490
Markup divisor: 57,64%/100% = 0,5764
Suponhamos que o custo do produto é de R$ 115,28
Markup multiplicador: 1,73490
Custo do produto: R$ 115,28
Preço de venda calculado: 115,28 x 1,73490 = R$ 200,00
Markup divisor: 0,5764
Custo do produto: R$ 115,28
Preço de venda calculado: 115,28/0,5764 = R$ 200,00
Exemplificando:
Valores reais | Percentuais | |
Preço de venda | 200,00 | 100,00% |
Impostos e comissões | 20,72 | 10,38% |
Custo do produto | 115,28 | 57,64% |
Custo fixo | 23,96 | 11,98% |
Margem de lucro | 40,00 | 20,00% |
A utilização do markup multiplicador ou markup divisor facilita o processo de precificação dos produtos e serviços.
É claro que escolher uma porcentagem de markup é mais complexo do que isso.
Você deve considerar vários fatores, incluindo custos do concorrente, distribuição, marketing e cadeia de suprimentos.
Levando tudo isso em consideração, é possível, de maneira ideal, maximizar o lucro.
Quando usar a margem de lucro e o markup?
Se você deseja decidir sobre o preço de venda para obter um certo lucro, deve usar a aplicação do markup, conforme o exemplo acima, para padronizar o preço de venda, que é um método muito utilizado pela praticidade na aplicação.
No entanto, se quer saber a respeito do desempenho da empresa, olhar para suas margens de lucro medidas em relação à receita é o mais indicado.
Com a margem líquida, você pode identificar quanto realmente sobra do preço cobrado e avaliar a saúde financeira do negócio.
A melhor maneira de criar uma estratégia de preços sólida é incorporar ambos os conceitos: margem de lucro e markup.
Visualizar e compreender esses números é essencial para maximizar lucros e reduzir custos desnecessários.
Para continuar a otimizar as finanças do seu negócio, veja também como fazer uma Demonstração de Resultados do Exercício!
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