Conheça algumas das oportunidades de crédito disponíveis para as MPEs

Neste artigo, conheça algumas oportunidades de crédito para MPEs, de acordo com as diferentes necessidades do seu negócio. Para se aprofundar mais no assunto, participe da Masterclass do NAC!

Você sabia que existem diferentes tipos de oportunidades de crédito para MPEs? Ao longo desse texto explicaremos algumas delas, mas caso você queira se aprofundar ainda mais, a Rede NAC promoverá a MasterClass do NAC: Os caminhos do acesso ao crédito para as MPMEs. Para saber mais, continue a leitura. 

As linhas de crédito são formas de financiamento que sua empresa pode acessar. Ao contrário do que alguns empreendedores pensam, contratar uma linha de crédito não é necessariamente algo prejudicial para o negócio, pois pode ser uma ferramenta útil para fazê-lo crescer.  

Há muitas razões pelas quais uma empresa pode precisar antecipadamente de uma grande quantia de dinheiro. Elas vão desde o pagamento de dívidas até o financiamento para exportar. Seja qual for sua necessidade, certamente existe uma linha de crédito adequada.  

Para mostrar, preparamos este artigo especial, em que contamos quais são as principais oportunidades de linhas de crédito para MPEs e quando utilizar cada uma delas. Acompanhe!  

Linhas de Crédito para MPEs: para o dia a dia  

Pesquisas mostram que a mortalidade de MPEs nos cinco primeiros anos de existência é alta. E o motivo, em grande parte dos casos, é a falta de capital de giro.  

O capital de giro representa a quantia de que uma empresa dispõe para garantir sua sobrevivência. Seu negócio precisa dele para comprar matérias-primas, pagar funcionários, manter o aluguel em dia e arcar com as demais despesas para que continue em operação. 

Crédito para o dia a dia, portanto, refere-se aos empréstimos que são tomados para pagar as contas básicas da empresa. Ele permite que um negócio supere obstáculos na medida em que surgem e mantenha o fluxo de recursos necessário para a continuidade em determinados momentos.  

Esse tipo de crédito é o mais comum nas instituições financeiras. É possível encontrar a opção nos principais bancos e cooperativas. 

O Governo Federal também tem alguns programas lançados no último ano para ajudar as empresas a superarem momentos de crise, como a causada pela pandemia do novo coronavírus.   

Linhas de crédito para MPEs
 

Linhas de Crédito para MPEs: para inovar  

A exploração bem-sucedida de ideias é crucial para que uma empresa seja capaz de potencializar sua eficiência e, o mais importante, aumentar sua lucratividade.  

Nesse sentido, o crédito para inovação representa as linhas voltadas para a adição de aspectos novos ao negócio, que podem ser:  

  • melhorar ou substituir processos para aumentar a eficiência e a produtividade ou para permitir que o negócio estenda a gama ou a qualidade dos produtos ou serviços atuais; 
  • desenvolver produtos e serviços totalmente novos e aprimorados, em geral para atender às demandas ou necessidades de consumidores, que mudam rapidamente;  
  • agregar valor aos produtos ou serviços existentes para diferenciar a empresa de seus concorrentes e melhorar a percepção dos clientes e do mercado. 

Na prática, isso pode significar: obras de instalação e implantação de centros de pesquisa; aquisição dos equipamentos necessários para a execução de um projeto de inovação; obtenção ou desenvolvimento de softwares; compra de matéria-prima ou material de consumo; oferecimento de treinamentos para a equipe; contratação de serviços de consultoria; etc.  

Linhas de Crédito para MPEs: para investir  

A expansão de um negócio, na maioria das vezes, exige o aporte de uma alta quantia.  

Seja para ampliar o espaço físico, adquirir novas máquinas e equipamentos ou aumentar o estoque, o crédito para investir dá à empresa os recursos necessários para crescer e conquistar uma parcela maior do mercado.  

Também foca naquelas empresas que precisam modernizar o processo produtivo para se manterem competitivas. Isso inclui aderir às tecnologias da Indústria 4.0 para aumentar a eficiência e produtividade.  

A Indústria 4.0 se refere à nova revolução industrial, cujo objetivo é criar fábricas inteligentes, integrando componentes físicos e virtuais de ponta a ponta na produção. Como resultado, esse conceito promete:  

  • aumentar a qualidade do produto final e reduzir defeitos decorrentes do processo produtivo;  
  • potencializar a eficiência no uso de insumos e matérias-primas; 
  • reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos; 
  • garantir flexibilidade de produção, produzindo itens mais adequados às necessidades de cada cliente.  

Contudo, o investimento no tipo de tecnologia que permite ao negócio conquistar esses benefícios é, inicialmente, alto. Nesse sentido, as linhas de crédito também podem ser direcionadas para investir em um projeto de modernização. 

Uma pesquisa realizada pela CNI em 2020 apontou que os dois fatores que travam os investimentos em Indústria 4.0 pelas MPEs brasileiras são a falta de informações sobre as tecnologias habilitadoras e as linhas de crédito disponíveis para financiar tais projetos.   

Como vimos, as linhas de crédito para MPEs podem ser ferramentas para dar a um negócio o fôlego necessário para crescer e prosperar.  

Existem muitas razões para obter um empréstimo. Portanto, a contratação deve ser feita com base em um planejamento financeiro detalhado, de modo a evitar a contração de dívidas com as quais a empresa não tem condições de arcar.  

Quer saber mais sobre as principais oportunidades de crédito? Faça a sua inscrição na Masterclass do NAC. O evento acontece online, nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Participe e conheça melhor as oportunidades!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.