CredMEI-CREDMPE: o novo programa do Ministério da Economia

Neste artigo, veja como o novo programa CredMEI-CredMPE funciona e o que você deve fazer para aproveitar essa oportunidade.

O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado pelo governo federal para agilizar a abertura de um CNPJ para quem trabalha por conta própria. Com o MEI, o empreendedor pode regularizar o seu negócio autônomo e tem o pagamento de impostos facilitado.

No entanto, historicamente, o MEI enfrenta dificuldades na hora de conseguir crédito empresarial para fazer o seu negócio crescer. Consequentemente, muitos acabam optando por empréstimos pessoais sem garantia, com altas taxas de juros.

Identificando esse problema, o governo federal lançou uma parceria com instituições financeiras: o CredMEI-CredMPE. Essa iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para os MEIs e as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), permitindo que invistam em seus negócios. 

No artigo de hoje, explicamos como o CredMEI-CredMPE funciona, quem pode aderir ao programa e como se inscrever para ser elegível a alguma das linhas de crédito oferecidas. Acompanhe!

O que é o CredMEI-CredMPE?

É o Programa de Simplificação do Acesso Digital a Produtos e Serviços Financeiros para o Microempreendedor Individual (MEI) e as Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

O CredMEI-CredMPE busca simplificar, permitindo acesso por meio do Portal do Empreendedor do governo federal a produtos e serviços financeiros. O programa tornou mais fácil para o MEI e para a MPE solicitar a abertura de uma conta corrente nos bancos ou uma linha de crédito.

A iniciativa tem o objetivo de conectar os MEIs e as MPEs a instituições financeiras que ofereçam produtos e serviços financeiros que possibilitam facilidades para a compra de material, expansão, pagamento de fornecedores ou outras necessidades para o crescimento dos empreendedores.

O programa também inclui a aquisição de máquinas de cartão de crédito e débito, para que o MEI ou a MPE facilite o pagamento pelos seus produtos ou serviços. Isso permite que o empreendedor receba os valores das vendas de uma só vez por meio da antecipação de recebíveis.

Para ter acesso ao crédito, o MEI ou a MPE deverá se inscrever e selecionar as opções de serviços que lhe interessam (veja a lista abaixo). O programa fará a conexão com as instituições parceiras que os oferecem. Assim, o empreendedor poderá escolher aquela para a qual deseja enviar uma proposta.

A proposta será avaliada, assim como o perfil da empresa, pela instituição financeira parceira, que dará um retorno para o MEI ou para a MPE por meio do portal do CredMEI.

As instituições estão espalhadas pelo Brasil, mas não há restrições geográficas, uma vez que todo o processo acontece online. Alguns exemplos incluem as Agências de Fomento dos Estados do Rio de Janeiro, Paraná e Roraima, Caixa Econômica Federal, Banco da Família, Banco do Nordeste, Bom Crédito, Sicoob Original, Sicoob Sul, PagSeguro e muito mais.

Quais são as possibilidades que o CredMEI-CredMPE oferece?

O CredMEI-CredMPE oferecerá ao empreendedor diversos serviços financeiros, incluindo:

  • antecipação de recebíveis, para receber os valores das vendas feitas a prazo mais rápido;
  • máquinas de débito e crédito, para facilitar a venda de produtos ou prestação de serviços;
  • conta corrente de Pessoa Jurídica, em que é possível movimentar o dinheiro do negócio;
  • crédito para comprar máquinas, equipamentos, móveis ou utensílios de produção;
  • crédito para comprar mercadorias, insumos ou matérias-primas;
  • investimentos (poupança, CDB, fundos, previdência etc);
  • crédito para comprar veículos (carro, moto etc);
  • seguros para proteger o negócio ou a família;
  • cartão de crédito ou débito empresarial;
  • soluções de apoio à gestão financeira;
  • crédito para ampliar o negócio;
  • cobrança bancária.

Quem pode aderir ao CredMEI-CredMPE?

O programa é destinado a todos os MEIs e as MPEs que estiverem com as suas obrigações em dia.

No caso do MEI, isso inclui o pagamento da contribuição mensal por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e da Declaração de Rendimentos junto à Receita Federal.

Como se inscrever no CredMEI-CredMPE?

Para ter a sua proposta analisada, o empreendedor precisa se cadastrar no site do programa. Veja abaixo o passo a passo de como fazê-lo:

  • acesse o site https://credmei.portaldoempreendedor.gov.br/;
  • o acesso ao serviço é realizado com uma conta de acesso único do governo (gov.br) — antigo Brasil Cidadão. Se você ainda não tem a sua, clique no botão “Criar a sua conta Gov.Br”;
  • ao criar a sua conta, lembre-se de revisar as suas informações para que estejam o mais atualizadas quanto possível — isso será relevante para a instituição financeira na hora de avaliar o seu pedido;
  • preencha o formulário de solicitação. Tenha em mãos um documento de identidade, um comprovante de residência e a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Você precisará adicionar cópias desses documentos na sua solicitação;
  • serão solicitadas informações quanto às suas necessidades, instituições financeiras (caso tenha conta em alguma parceira), dados complementares e autorizações e declarações;
  • para finalizar, revise os dados e confirme a sua solicitação.

A sua solicitação gerará um número de protocolo. Você poderá consultar a situação do seu pedido fazendo login no site do CredMEI. 

É possível fazer mais de uma solicitação, para necessidades diferentes. No entanto, recomendamos priorizar as demandas mais importantes e aguardar o retorno dos pedidos delas.

Quais são as vantagens de utilizar o CredMEI-CredMPE?

Essa é uma oportunidade prática para o MEI e as MPEs, que podem fazer todo o processo de solicitação sem sair de casa. 

O programa possibilita que o empreendedor encaminhe, via Portal do Empreendedor, uma solicitação de produtos e serviços financeiros para as instituições financeiras credenciadas de forma digital.

O resultado é a desburocratização da relação entre os pequenos negócios e o sistema bancário.

Além de serviços como conta corrente e cartão de crédito empresarial, o programa permitirá que o MEI e as MPEs tenham acesso a linhas de crédito com juros mais baixos.

Isso dará mais opções e liberdade de escolha, para que não dependam de créditos pessoais com juros altos.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre o programa CredMEI-CredMPE, entre em contato com o NAC e converse com um de nossos consultores!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.