Negociação com fornecedores: como propor novos prazos?

Veja como fazer a negociação com fornecedores e minimizar os impactos financeiros da crise causada pelo novo coronavírus.

Ainda é cedo para afirmar quais serão os reais impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, micro, pequenas, médias e grandes empresas de todo o mundo já sentem as consequências da queda da demanda e do fechamento do comércio.

Para amenizar os impactos negativos, empresas de todos os setores tomam medidas como a redução de gastos e a contratação de empréstimos com condições especiais. Outra ação que pode auxiliar uma empresa a passar por esse momento difícil é a negociação com fornecedores.

Os seus parceiros possivelmente sentem as mesmas dificuldades e, portanto, podem estar abertos a serem flexíveis com os seus pagamentos. Entretanto, para que a negociação com fornecedores dê certo, é importante se preparar e prestar atenção em alguns detalhes.

Continue lendo e aprenda conosco!

Controle do fluxo de caixa: o primeiro passo para negociar

Uma negociação com fornecedores envolve várias técnicas de linguagem e posicionamento, que podem ajudar um empresário a ser bem-sucedido. No entanto, o primeiro passo para que essa empreitada dê certo é ter um ótimo controle do fluxo de caixa da empresa.

O fluxo de caixa reflete a situação financeira da sua empresa e mostra o prazo necessário para acertar as contas. Com esse dado em mãos, é possível chegar à negociação com fornecedores com objetivos claros em mente, evitando aceitar condições que não sejam favoráveis ao momento.

Saiba mais: Como fazer um controle financeiro eficiente?

Além de permitir o entendimento do que é necessário para acertar as suas contas, um controle eficaz do fluxo de caixa possibilita que o empresário acompanhe os pagamentos futuros aos fornecedores, de acordo com os prazos negociados.

Não espere: negocie o quanto antes

Deixar a negociação com fornecedores para a última hora pode prejudicar mais a sua empresa.

Um bom controle do fluxo de caixa também é importante para que o empresário saiba o momento certo de reorganizar as contas a pagar, antes do endividamento, para que não seja preciso recorrer a empréstimos emergenciais com juros altos.

Além de aumentar os encargos sobre o caixa da empresa, deixar a negociação para o último momento pode afetar as operações, interrompendo o fornecimento dos produtos ou serviços necessários para a continuidade das atividades da empresa.

Faça projeções do fluxo de caixa para entender tudo o que a empresa precisará pagar e tudo o que receberá nos próximos 30 dias. Caso identifique vulnerabilidades, procure alternativas imediatamente, como a redução de gastos que já mencionamos e a identificação dos pagamentos que precisarão ser negociados.

Cuidado com os juros: esteja atento aos prazos de pagamento

Em geral, quanto mais tempo uma empresa tiver para pagar os seus fornecedores, melhor para o caixa, pois terá dinheiro por mais tempo, diminuindo seu ciclo financeiro, o que é bom para a saúde de seu negócio.

No entanto, prazos de pagamento longos podem incorrer em juros, uma vez que os juros são o preço pago para financiar uma compra.

Antes de realizar a negociação com fornecedores, procure saber sobre as taxas de juros praticadas no seu mercado. É importante lembrar de considerá-las nas projeções de fluxo de caixa.

Para manter um bom relacionamento com um fornecedor, o empresário deve se atentar aos prazos negociados e garantir que os pagamentos sejam realizados na data acertada.

Como fazer a negociação com fornecedores: discurso e posicionamento

O momento de crise mundial cria uma rara oportunidade para negociação e entendimento mútuo.

Ao serem transparentes sobre as suas próprias situações, os integrantes de uma cadeia de suprimentos podem trabalhar juntos para encontrar uma solução prática para os problemas que enfrentam.

É importante lembrar que os fornecedores da empresa são seus parceiros e, portanto, devem ser tratados como tal durante a negociação. Procure alternativas que sejam benéficas para ambos os lados.

A maioria dos fornecedores deve entender que você, como proprietário de uma micro ou pequena empresa, é proativo ao buscar a negociação tempestiva, ao invés de esperar até que não possa pagar uma fatura para só então negociar.

Se o contrato da empresa com os fornecedores dos quais ela compra com frequência não prevê prazos de pagamento (como 30-60-90 dias), o empresário pode começar por esse ponto. É melhor negociar as formas de pagamento para prazos mais longos, do que ter que pagar instantaneamente por um pedido de compra.

Outra vantagem de negociar prazos de pagamento mais amplos com fornecedores é que isso pode ajudar a gerar capital de giro para a sua empresa.

Vá além: considere alternativas em caso de falha na negociação

Não é garantido que os fornecedores aceitarão os termos que são mais favoráveis à sua empresa. Por isso, é importante prospectar alternativas que reduzam os impactos financeiros da crise, como fazer um empréstimo ou trocar o fornecedor por outro que ofereça melhores condições.

No caso do crédito, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou medidas de combate à crise gerada pelo coronavírus, disponibilizando, até agora, R$ 15,5 bilhões em empréstimos para empresas que enfrentam dificuldades financeiras.

Um dos programas é o BNDES Finame Materiais Industrializados, que oferece limite de crédito por dois anos e permite à empresa obter reembolso dos materiais adquiridos nos seis meses anteriores à assinatura do contrato.

Com tudo isso dito, minimizar o impacto financeiro de longo prazo da Covid-19, ao fazer a negociação com fornecedores, exigirá disciplina, atenção e comprometimento, de preferência com uma visão que se estenda além deste momento.

Caso precise de ajuda ou tenha dúvidas sobre como melhor lidar com os impactos da crise, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.