Quer investir em maquinário? Confira algumas dicas

Está interessado em investir em maquinário e fazer a sua empresa crescer? Acompanhe as dicas que reunimos para você sobre este assunto!

Você está interessado em investir em maquinário para o seu negócio? De fato, esse é um dos principais investimentos por parte das organizações.

No começo, o gasto poderá ser elevado. No entanto, esse investimento tem potencial para ajudar bastante a sua empresa a crescer no mercado. Pensando na importância deste tema, neste artigo destacaremos as vantagens de investir em maquinário e forneceremos dicas que o ajudarão a aplicar os seus recursos de forma adequada.

Acompanhe a seguir!

Qual a importância de investir em maquinário?

Há uma relação direta entre o investimento em maquinário e o crescimento das organizações no mercado, de acordo com um estudo publicado pela Universidade de Oxford que analisou dados obtidos junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Universidade da Califórnia.

Segundo o levantamento, entre 1960 e 1985, para cada porcentagem de Produto Interno Bruto (PIB) investida em maquinário, houve um crescimento anual de 0,3%.

Portanto, o investimento em equipamentos está entre os fatores que contribuem para o aumento da produtividade nas empresas e nos países.

Vale destacar ainda que maiores investimentos nessas ferramentas levam a um crescimento mais rápido e a melhores retornos financeiros.

Como investir em maquinário?

Investir em maquinário não é uma tarefa simples, especialmente para os empreendedores iniciantes, pois é preciso levar diversos fatores em consideração.

Entre as principais questões estão a identificação das necessidades do negócio; a busca por opiniões de pessoas experientes; a pesquisa pelas melhores alternativas disponíveis no mercado; a lucratividade; o processo de adaptação por parte dos funcionários; e o conhecimento das opções de financiamento.

Na sequência do artigo, abordaremos detalhadamente todas elas. A partir disso, você terá uma visão clara sobre o assunto e saberá quando investir na aquisição de máquinas para a sua empresa.

Identifique as necessidades do negócio

Primeiramente, é fundamental identificar as necessidades da sua empresa e definir os objetivos com o investimento em maquinário. Você deseja aumentar a produção? Melhorar a produtividade? Expandir o negócio?

Também é importante fazer outras reflexões. Analise se as máquinas ajudarão a sua organização a ser mais bem-sucedida no mercado, o capital que ela pode investir e se você poderá financiar a aquisição, enquanto reúne mais recursos para quitar o parcelamento.

Além disso, há a opção de alugar máquinas, que é uma alternativa mais barata e que evita preocupações com depreciação. Dependendo do seu nicho de mercado e do porte da sua empresa, isso é bastante vantajoso. Caso você deseje utilizá-las apenas por um período específico, é uma boa alternativa.

Busque a opinião de quem tem experiência e entende do assunto

Em quais máquinas investir? Essa pergunta é complexa e não há uma resposta exata para ela, pois depende das necessidades de cada negócio. É muito importante ouvir uma segunda opinião sobre o assunto, especialmente se você tem pouca experiência com maquinário.

Também é essencial fazer uma análise detalhada sobre qual solução melhor se adequa à sua organização. Fatores como instalações físicas, número de funcionários, volume de produção, variedade de produtos e recursos devem ser analisados antes de você continuar esse processo de investimento.

Pesquise sobre as melhores alternativas disponíveis no mercado

Graças à internet, é muito fácil encontrar qualquer tipo de informação. Assim, é possível ter acesso a várias empresas fornecedoras de maquinário de forma rápida e eficiente.

Portanto, não poupe esforços no momento de fazer uma pesquisa sobre as opções disponíveis no mercado, em relação aos fornecedores que oferecem o produto que você tem interesse em adquirir.

Como acompanhar essas informações? Há diversas possibilidades nesse sentido. Você pode, por exemplo, se inscrever nos canais de notícias nas empresas pelas quais tem interesse em adquirir ou, ao menos, pesquisar sobre determinados produtos nos sites delas.

Nesse momento, vale a pena ficar atento à forma como as empresas marcam presença online; como se comunicam e atendem os seus clientes. Elas demonstram preocupação em responder questionamentos e resolver eventuais problemas?

As feiras de equipamentos também representam ótimas oportunidades, pois você terá chances de avaliar os produtos presencialmente. Nesses momentos, é possível verificar a qualidade de cada um, conhecer o pós-venda e checar as referências dos clientes.

Verifique a lucratividade

Não se deixe encantar somente pelo design de uma máquina. Verifique se essa compra realmente trará ganhos e lucros para o seu empreendimento. É inegável que a tecnologia avança; porém, isso não significa que você deve acompanhar o ritmo dos lançamentos do mercado.

Nesse contexto, é importante verificar a relação custo-benefício. Pense: a aquisição de novas máquinas tem o potencial de gerar mais receitas? Em caso positivo, compare com os gastos necessários para comprá-la e mantê-la. A partir disso, será possível concluir se é um negócio com potencial lucrativo ou não.

Considere o processo de adaptação dos funcionários

É preciso levar em consideração os custos e o tempo necessário para treinar os funcionários com um novo equipamento, uma vez que esse processo de adaptação pode exigir algum tempo e até gerar queda de produtividade temporariamente.

Caso um determinado equipamento seja difícil de utilizar, é importante que você tenha em mente que os funcionários precisarão de tempo para conhecê-lo.

Conheça as opções financiamento

Atualmente, vários órgãos auxiliam na realização de investimentos a longo prazo com condições especiais. Há opções como a linha do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financia a aquisição de equipamentos que sejam de fabricação nacional e estejam cadastrados junto à instituição.

Vale destacar ainda que o acesso ao crédito para comprar equipamentos é uma boa maneira de usar esse recurso. Isso porque será possível gerar novas fontes de receita e, consequentemente, favorecer o crescimento da sua empresa no mercado.

Investir em maquinário é trabalhoso e tem um custo elevado. No entanto, esse investimento pode trazer um excelente retorno. Por isso, é importante se certificar de algumas questões, pois elas o ajudarão a ter a segurança de que você está prestes a fazer a aquisição certa.

Tem alguma dúvida sobre como investir em maquinário, seja comprando ou alugando? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo.

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.