É possível abrir empresa com restrição de CPF?

Neste artigo, veja o que fazer para abrir empresa com restrição de CPF e como evitar problemas em relação a isso.

O nível de endividamento no Brasil está alto. Isso leva muitos empreendedores com novas ideias a se perguntarem: é possível abrir empresa com restrição de CPF nos serviços de proteção ao crédito?

A resposta curta e direta para essa pergunta é “sim”. A restrição do CPF não impede a abertura de um negócio em seu nome.

No entanto, isso pode representar algumas dificuldades para o empreendedor na hora de desenvolver o negócio.

No artigo de hoje, contamos quais são os problemas que podem surgir e como resolvê-los antes de abrir empresa!

Quem tem restrição de CPF pode abrir empresa?

A restrição do CPF — ou nome negativado, como é popularmente conhecida — acontece quando uma pessoa física atrasa uma dívida. 

Quando atesta a falta de pagamento da obrigação, o credor — a empresa originadora do crédito — envia o nome do devedor para um dos bureaus de crédito brasileiros, para que seja incluído na lista de negativados.

Essa lista pode ser consultada por outras pessoas físicas e jurídicas, a fim de avaliar o perfil financeiro de dado CPF e fazer ou não uma venda a prazo, ceder crédito ou oferecer outro produto. 

No entanto, a inclusão do nome na lista de negativados não impede a abertura de um CNPJ.

De acordo com a Lei Complementar n° 123/2006, as únicas restrições que podem impedir a abertura de um CNPJ são:

  • deixar de apresentar a declaração de Imposto de Renda pelos últimos cinco anos;
  • fazer uma declaração de Imposto de Renda em desacordo com seus rendimentos;
  • possuir dívida ativa com a Receita Federal devido ao não pagamento de algum tributo federal, estadual ou municipal. 

Ainda vale destacar que estar com o CPF negativado nos serviços de proteção ao crédito não é a mesma coisa que estar com o CPF irregular. 

Embora ambos representem alguma restrição, a irregularidade do CPF é um problema direto com a Receita Federal, ligado a algum dos pontos listados acima, e não à falta de pagamento das obrigações financeiras em geral.

Para saber sobre seus empréstimos e financiamentos, contas em bancos, chaves Pix, débitos com o Governo Federal, cheques devolvidos e outros, consulte o site Minha vida financeira, do Banco Central do Brasil.

É possível abrir empresa com nome sujo?

Quais dificuldades a pessoa física pode ter ao abrir empresa?

No entanto, mesmo que a pessoa física consiga registrar um CNPJ em seu nome, ela poderá enfrentar outros obstáculos, como:

  • dificuldade de firmar parcerias com fornecedores;
  • acesso restrito a produtos financeiros, como cartões de crédito e investimentos;
  • baixa oferta de crédito ou crédito a juros altos;
  • danos à reputação.

Isso porque todos esses processos dependem da pontuação de crédito da pessoa física, que determina o quão bom pagador determinado CPF é. 

Essa pontuação é utilizada tanto por instituições financeiras, para definir as condições em que ofertarão seus produtos financeiros, quanto por fornecedores, para avaliar os benefícios de uma possível parceria.

Como resolver esse problema e beneficiar o negócio?

O primeiro passo para solucionar o problema é identificar qual é a empresa originadora do crédito que gerou a dívida. Somente ela poderá solicitar a retirada do CPF da lista junto ao bureau de crédito.

Caso não saiba o que gerou o problema, a pessoa física deve fazer uma pesquisa junto ao sistema de um dos bureaus de crédito que atuam no país — a saber, Serasa, SPC, Boa Vista e Quod.

Em seguida, após fazer a quitação da dívida, ela deverá informar à empresa credora e solicitar a retirada do nome como negativado.

No entanto, para lidar com o endividamento e evitar que o nome seja negativado novamente, é preciso tomar algumas medidas de planejamento financeiro, tais como:

  • controlar entradas e saídas e garantir que as despesas sejam menores que as receitas;
  • eliminar gastos supérfluos;
  • quando não for possível pagar uma dívida por completo, entrar em contato imediatamente com o credor e negociar os valores, a fim de evitar o acúmulo de juros e multas.

Se você tiver interesse em abrir um negócio e precisar de orientação, especialmente em relação à captação de crédito para financiar o empreendimento, os especialistas do NAC estão prontos para ajudá-lo. Entre em contato e converse conosco!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.