Venture Capital: um investimento no crescimento do seu negócio

Venture Capital
Entenda o que é Venture Capital, quais empresas podem recorrer ao investimento e como se preparar para obter um financiamento não bancário.

O Venture Capital é um tipo de investimento voltado para empresas que já atuam no mercado, mas que precisam de um aporte de recursos para alcançar um novo estágio de desenvolvimento.

Assim, esse financiamento não bancário colabora para a expansão de negócios que apresentam alto potencial de crescimento.

A seguir, você confere detalhes sobre o tema:

  • o que é Venture Capital?
  • para que serve o Venture Capital?
  • qual é a diferença entre capital semente, Venture Capital e Private Equity?
  • quais são as vantagens de optar pelo Venture Capital?
  • o Venture Capital é indicado para que tipo de empresa?
  • como conseguir Venture Capital?

Tire todas as suas dúvidas a respeito desse modelo de investimento. Continue a sua leitura e saiba mais sobre a modalidade!

O que é Venture Capital?

Venture Capital é um tipo de capital empreendedor aplicado em empresas que estão em fase inicial de desenvolvimento e apresentam grande potencial para crescer.

Geralmente, o investimento é feito por investidores profissionais, como empresas de capital de risco e fundos. 

Pessoas físicas e jurídicas podem investir nesta modalidade, de acordo com a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP).

As organizações que recebem Venture Capital normalmente são startups ou empresas que buscam financiamento para dar impulso em seus negócios. 

Em geral, elas têm um produto e/ou serviço inovador, mas ainda não contam com receita suficiente para se sustentar ou expandir.

É importante saber que, no capital empreendedor, o investidor pode adquirir uma participação minoritária da sociedade investida e dela se tornar sócio, como parte do retorno sobre o investimento.

Para que serve o Venture Capital?

Como vimos, o objetivo do Venture Capital é fornecer recursos financeiros para ajudar empresas a crescer e se desenvolver.

Portanto, ele pode ser usado para financiar pesquisas de novos produtos e/ou serviços, para a expansão das operações, para a aquisição de ativos e para a contratação de pessoal qualificado, entre outros.

Qual é a diferença entre capital semente, Venture Capital e Private Equity?

A diferença reside basicamente no estágio em que a empresa se encontra e no valor aportado, que geralmente é maior no Privite Equity.

Enquanto o Venture Capital está relacionado a empreendimento em fase inicial e que precisa se desenvolver, o Private Equity está associado a empresas mais maduras e resilientes.

O Private Equity investe em grandes empresas em fase de restruturação, consolidação e/ou expansão, que, muitas vezes, se preparam para abrir capital na Bolsa de Valores.

Ao passo que o Venture Capital possui o foco em empesas de pequeno pote em estágio de crescimento. Elas precisam de capital e conhecimento para se desenvolverem.

Quais são as vantagens de optar pelo Venture Capital?

Entre os principais benefícios desta modalidade, podemos destacar:

  • acesso a capital: o Venture Capital fornece recursos financeiros para ajudar a organização em seu crescimento e desenvolvimento;
  • mentoria: os investidores podem oferecer orientações e conselhos valiosos sobre estratégia, gestão, finanças e outras áreas de negócio;
  • flexibilidade: o Venture Capital pode ser uma fonte de financiamento mais flexível do que outras opções do mercado, como empréstimos bancários.
Venture Capital

O Venture Capital é indicado para que tipo de empresa?

Negócios que já estão em operação (inclusive, pequenas e médias empresas) e que precisam de recursos para aumentar as suas operações podem recorrer ao Venture Capital.

No Brasil, o foco dos investimentos tem sido em energia, saúde, biotecnologia e segurança cibernética, de acordo com um estudo da KPMG

No entanto, os demais segmentos também podem buscar o Venture Capital para expandir as suas operações.

Como conseguir Venture Capital?

Para conquistar Venture Capital, é interessante se atentar a alguns pontos, que você confere na sequência.

Prepare-se

Para conseguir investimento em Venture Capital, tenha um plano de negócios sólido, que seja atrativo aos investidores. 

Apresente uma estratégia clara e bem definida para o crescimento da empresa e um time de gestão competente e experiente.

Entre em contato com o NAC

Agende uma conversa com o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) para identificar qual tipo de investimento é o mais indicado para a sua indústria.

Busque o capital

Construa uma rede de relacionamento com investidores de Venture Capital. Você pode fazer isso participando de eventos e conferências de negócios e entrando em contato com essas pessoas.

Apresente o projeto

Elabore um bom pitch — ou seja, um discurso rápido e convincente — para persuadir potenciais investidores sobre as oportunidades do seu negócio.

A busca por capital empreendedor não para por aí. Por isso, preparamos um conteúdo completo para você entender melhor as modalidades de investimento para micro, pequenas e médias indústrias.

Acesse agora mesmo o nosso exclusivo e-book sobre capital empreendedor!

Nina do NAC

Ver todos os posts

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Projeto inovador para produzir ferro gusa aciaria a partir de residuos solidos de sucata de gusa e Moinha de carvão vegetal como combustível, energia. Inovação.
    Emite menos gases do efeito estufa , consome residuos, e é lucrativo.
    Buscamos recursos, financiamento, ou parcerias

    • Olá, Lelio. Obrigado pelo seu comentário. Pedimos que nos envie um e-mail para: [email protected] com os dados da sua empresa, CNPJ, Razão Social, UF, nome do representante e telefone para que possamos melhor orientá-lo. Um abraço.

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.