Sociedade empresarial: será que é uma boa opção para você?

Sociedade empresarial
A sociedade empresarial é um modelo que permite que empresários tenham um negócio juntos. Saiba mais neste artigo!

Buscar uma sociedade empresarial é uma maneira de viabilizar o seu negócio.

Esta costuma ser uma boa alternativa quando há algum tipo de dificuldade pessoal, como disponibilidade de capital inicial para investir, ou de tempo para gerenciar as atividades rotineiras.

Neste cenário, nada melhor do que contar com o apoio de outro empreendedor, permitindo, assim, a resolução do problema pontual. 

No artigo de hoje, vamos apresentar os principais tipos de sociedade empresarial, além das vantagens e dos desafios desse modelo. Confira!

O que é uma sociedade empresarial?

Basicamente, é um modelo de negócio no qual dois ou mais sócios se reúnem com o objetivo de trabalhar em conjunto em prol de uma empresa, explorando, assim, alguma atividade econômica.

Existem diferentes tipos de sociedade empresarial, que contam com diversas composições e responsabilidades, entre outras características.

É possível, por exemplo, um sócio entrar com o capital e o outro focar no operacional, com a gestão da rotina da organização.

Quais são os tipos de sociedade empresarial?

De acordo com a dinâmica que você estabelecer junto aos seus parceiros comerciais, pode haver uma estrutura que melhor se encaixe.

Pensando em ajudá-lo a entender o modelo ideal para a sua empresa, vamos apresentar os principais tipos de sociedade empresarial disponíveis no Brasil atualmente.

Sociedade Simples

É a antiga sociedade civil e, como o próprio nome sugere, é um modelo simples, cujo objeto social seja decorrente de profissão de natureza intelectual, científica, literária ou artística. Podemos mencionar, por exemplo, advogados, engenheiros e médicos.

A burocracia é bem reduzida. Para abrir uma sociedade simples, o registro deve ser feito no Registro Civil das Pessoas Jurídicas e no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), junto a Receita. Também é necessário providenciar os alvarás de funcionamento e licenças necessárias para exercer a atividade.

Sociedade Limitada

Um modelo muito comum de constituição empresarial é a Sociedade Limitada (LTDA). 

Na Sociedade limitada o capital é representado por cotas e distribuído aos sócios de acordo com o aporte financeiro de cada um, estando a responsabilidade do sócio limitada ao valor de sua participação na sociedade e não afeta o patrimônio pessoal em caso de endividamento.

Além disso, não existe um limite de sócios, cenário que torna mais flexível a abertura de empresas por pessoas com baixo poder de investimento.

Há a necessidade de definir um responsável legal, que será uma espécie de “representante oficial” do negócio.

Sociedade empresarial

Sociedade Anônima

Também popular no Brasil, a Sociedade Anônima (S/A) é bem conhecida entre os investidores do mercado acionário. 

Isso porque este é o formato adotado pelas empresas de capital aberto, nas quais a participação (cotas) é convertida em ações.

Vale ressaltar, entretanto, que também é possível abrir um negócio no modelo de S/A com capital fechado. Trata-se de formato empresarial particular, no qual as ações restringem-se aos acionistas especificados.A característica que os diferencia das S/A de capital aberto é que suas ações não podem ser negociadas no mercado.

Outros modelos de sociedades empresariais

Certamente, os três modelos mencionados anteriormente são os mais populares e conhecidos no Brasil, mas não são os únicos. 

Abaixo, listamos algumas alternativas que podem interessar a você, caso a sua sociedade tenha características particulares:

  • Sociedade em Nome Coletivo: é um formato exclusivo para sócios que sejam Pessoas Físicas. Somente os donos da empresa administram o negócio e dividem as responsabilidades de forma equivalente;
  • Sociedade em Comandita: trata-se de sociedade com duas espécies de sócios, os comanditados (pessoas físicas com responsabilidade solidária e ilimitada pelas obrigações sociais, que administram, contratam pela sociedade) e os comanditários (pessoas físicas ou jurídica com responsabilidade limitada ao valor de sua quota, são meros prestadores de capital não participando de sua administração). A sociedade por comandita pode ser simples ou por ações.
  • Sociedade Cooperativa: é um formato jurídico que tem como objetivo a prestação de serviços sem fins lucrativos. Pode ser constituída por Pessoas Físicas ou Jurídicas.

Quais são as vantagens e os desafios de ter uma sociedade empresarial?

A constituição de uma sociedade empresarial traz alguns benefícios bem objetivos. 

É o caso da redução do valor total do investimento para cada sócio ou, então, a parceria com pessoas com diferentes habilidades e conhecimentos.

Você pode, por exemplo, ter um sócio mais técnico, que será responsável pela gestão das atividades rotineiras da empresa, e focar no gerenciamento financeiro.

Também podemos mencionar a divisão de responsabilidades, pois a tomada de decisões do negócio acabam sendo compartilhadas.

Uma sociedade empresarial, assim como qualquer outra parceria exige que seja efetuado um alinhamento com todas as partes sobre os desafios do negócio. Além disso, é necessário construir uma relação de confiança para que dificuldades pessoais e sociais não interfiram no desenvolvimento da sociedade.

Deve ser avaliado até que ponto você deseja compartilhar responsabilidades, deliberações e lucros antes de optar pela sociedade.

O que é preciso para ser um sócio?

Agora que você conhece os diferentes tipos de sociedades empresariais, quais são as regras para poder se associar a um negócio?

Em suma, basta ter mais de 18 anos e não ser casado em comunhão de bens com o próprio sócio ou sócia. A primeira objeção pode ser contornada caso o menor de idade seja emancipado.

No entanto, não se esqueça de que esta é uma decisão que deve ser tomada com calma, considerando os variados cenários.

Gostou de conhecer a estrutura das sociedades empresariais, mas ainda tem dúvidas sobre o tema? Então, entre em contato conosco! Estamos disponíveis para ajudar as indústrias brasileiras.

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.