Projeto de investimento: o que é e como fazer?

Neste artigo, confira o que é e como elaborar um projeto de investimento para ter sucesso na expansão do seu negócio!

Na maioria dos casos, um projeto de investimento é realizado para apoiar um aumento na demanda, gerar mais eficiência, criar linhas de produção ou entrar em novos mercados. 

Independentemente do motivo, planejá-lo é um exercício estratégico que envolve a identificação dos recursos necessários, além do desenvolvimento de estimativas de tempo e do capital exigido para implementar os esforços de expansão.

Neste artigo, mostramos pontos importantes na elaboração de um projeto de investimento e avaliar sua viabilidade. Acompanhe!

O que é um projeto de investimento?

É um conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar uma decisão de investimentos. 

Nessas condições, o projeto não se confunde com informações, pois ele é entendido como sendo um modelo que, incorporando informações qualitativas e quantitativas, procura simular a decisão de investir e suas implicações (Woiler e Mathias, 2007).

Assim, um projeto de investimento envolve um conjunto de informações e estimativas que indicam ou contraindicam a realização de um empreendimento.

Um projeto de investimento envolve aplicação de capital para conquistar um objetivo determinado em um período definido. 

Em geral, os projetos de investimento estão ligados às percepções de necessidades ou oportunidades de uma organização, seja ela grande ou pequena.

Existem motivadores para um projeto de investimento dentro de um negócio, tais como:

  • adquirir os ativos de capital necessários para uma expansão, como equipamentos para aumentar a linha de produção ou lançar novos produtos;
  • aproveitar as vantagens de novas tecnologias ou avanços em equipamentos ou máquinas para potencializar a eficiência e reduzir os custos;
  • substituir ativos existentes que atingiram o fim de sua vida útil (um veículo de entrega de alta quilometragem ou um hardware velho, por exemplo).
Projeto de investimento

Como elaborar um projeto de investimento?

O objetivo da elaboração do projeto é descrever, caracterizar, comparar e estimular as vantagens e desvantagens do investimento. Apontar a conveniência de destinarem-se esforços e recursos para o empreendimento.

As empresas precisam documentar o projeto de investimento em uma sequência lógica e prática, de modo a garantir o entendimento do que se pretende alcançar, baseados em estudos setoriais, estudo de mercado, tecnologia e processo, localização, tamanho e recursos, enfocando uma visão das diretrizes estratégicas em parâmetros para a tomada de decisão.

Ao elaborar um projeto de investimento, faz-se cada vez mais necessário adotar uma abordagem multidimensional, que transcenda o exclusivo enfoque econômico e contemple abordagens sociais, ecológicas, políticas e culturais que promovam o desenvolvimento sustentável.

Pense em seu plano como um roteiro para o que será executado a curto, médio e longo prazo.

Confira, em seguida, elementos que geralmente constam na elaboração de um projeto de investimento.

Sumário Executivo

É a primeira parte e a seção mais importante do projeto, por contemplar de forma resumida as informações do planejamento.

Ele é como um resumo do que o plano descreve — por isso, será mais fácil fazê-lo quando tudo estiver pronto.

Costumamos dizer que no sumário executivo você tem a primeira oportunidade de buscar a atenção de um potencial investidor em seu projeto.

Essa parte talvez seja a única oportunidade de o empreendedor causar uma boa impressão à primeira vista em um possível financiador.

Assim, o sumário deve ser simples, objetivo e de fácil compreensão.

Descrição da empresa

Um breve histórico da empresa, a finalidade do projeto, dados do projeto, as etapas de elaboração e a metodologia de pesquisa utilizada.

Como seu negócio se destaca da concorrência? Você pode comunicar claramente suas ofertas de uma forma que ressoará com os consumidores em potencial? Quem são seus clientes-alvo? Nessa parte, a empresa deve descrever como sua expansão a colocará na vanguarda do mercado.

Os recursos físicos e humanos, infraestrutura necessária para fornecer os produtos/serviços.

Estudo de demanda e mercado

O tamanho e a composição da demanda efetiva atual do mercado por segmento deverão ser determinados para estimar o possível grau de penetração de um produto em particular e para determinar o tamanho da demanda e do mercado para os produtos (subprodutos) do projeto em consideração.

Descrição do produto e serviço

Continuando a partir da descrição da empresa, os produtos e serviços oferecidos também devem ser descritos.

Descreva por que eles são importantes e como podem beneficiar sua base de consumidores.

Análise de marketing

Descreva qual a sua posição atual e como ou por que os negócios em sua área estão em crescimento.

Inclua detalhes como fatos sobre o seu setor, o tamanho do seu mercado e a tecnologia necessária para executar o projeto de investimento.

Estratégia de marketing

Que iniciativas o ajudarão a alcançar o sucesso? 

Detalhe propaganda, tecnologia, inovações de novos produtos, experiência do cliente e estratégias de ponto de contato, colaborações e ideias para um marketing bem-sucedido.

Apresentar uma visão realista da concorrência e um plano para lidar com ela. Identificar os principais concorrentes diretos e indiretos e explicar como a empresa concorrerá promissoramente.

Organização e gestão

A estrutura da sua empresa funciona de acordo com seu potencial? Um local de trabalho bem organizado pode aumentar o moral, a eficiência e os benefícios, tanto para os funcionários quanto para a gerência. 

Plano financeiro e projeções

Seu plano de financiamento deve delinear:

  • Resumo dos dados financeiros e planilhas financeiras detalhadas: Quadros de Receitas, Custos, Investimentos;
  • Demonstrações financeiras históricas;
  • Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  • Balanço Patrimonial;
  • Faturamento bruto anual e custos de aquisição;
  • Projeções financeiras e de fluxo de caixa para três cenários – cada cenário deve estar fundamentado;
  • Indicadores de viabilidade econômico-financeiros.

Conclusão

Resultados esperados utilizando os diversos cenários.

Apêndice

Essa seção opcional inclui informações que ajudam no detalhamento e na visão mais ampliada do projeto, incluindo:

  • contratos;
  • plantas;
  • memorial descritivo;
  • projeto arquitetônico;
  • memórias de cálculo.

Se um negócio não conduzir a pesquisa e o desenvolvimento necessários para criar produtos, para melhorar os produtos e serviços existentes ou para descobrir maneiras de operar com mais eficiência, essa empresa e a economia em que opera estagnarão.

Para que o capital seja produtivo e contribua para o crescimento do país, faz-se necessário fomentar o crescimento da indústria por meio de bons projetos.

Por isso, é fundamental que uma empresa tenha projetos de investimentos concretos e delineados que a permitam expandir com segurança.

Caso precise de financiamento para seu projeto de investimento, entre em contato com o NAC! Estamos sempre prontos para ajudá-lo a encontrar as melhores alternativas.

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

6 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.