Afinal, como separar finanças pessoais e empresariais?

Neste artigo, aprenda a separar finanças pessoais e empresariais para otimizar a contabilidade do seu negócio e proteger seu patrimônio!

A necessidade de separar finanças pessoais e empresariais é imperativa para qualquer negócio. Isso terá um papel significativo em como sua empresa opera e como o mercado a percebe. 

Mas não é só isso: essa separação pode trazer uma série de benefícios, incluindo facilitar sua contabilidade e proteger seus bens pessoais.

Neste artigo, você vai aprender como separar finanças empresariais e pessoais. Continue a leitura para conferir!

Abra uma conta bancária comercial

O primeiro e mais importante passo é ter contas bancárias separadas para suas finanças empresariais e pessoais. 

Seu negócio deve ter uma conta própria — dessa forma, todas as transações comerciais deverão acontecer por meio dela.

Isso permite maior controle sobre o fluxo de caixa da empresa e as suas finanças pessoais, uma vez que você saberá claramente o que é despesa do negócio e o que é pessoal.

Também tornará menos provável que os recursos da empresa sejam usados para cobrir gastos pessoais.

Assim, será mais fácil elaborar demonstrações financeiras, fazer a declaração do imposto de renda e acompanhar a rentabilidade do negócio.

Defina um salário mensal 

O segundo passo é definir uma retirada mensal. No caso de empresas com sócios, teremos a definição do pró-labore, o rendimento ao qual eles têm direito pelo trabalho que realizam.

Independentemente da sua situação, é preciso determinar qual será esse valor. Pode ser tanto uma quantia fixa mensal, quanto uma porcentagem que varie de acordo com os rendimentos do negócio.

Isso tornará os limites entre o que é da empresa e o que é seu claros, para que o dinheiro das contas comerciais não seja utilizado com gastos pessoais.

Uma boa dica é programar uma transferência todos os meses, para que o valor seja enviado da conta da empresa para a conta pessoal automaticamente.

Finanças pessoais e empresariais

Crie reservas para as finanças pessoais e empresariais

A reserva financeira é o montante que permitirá a você e à sua empresa se manterem durante uma crise ou emergência que necessite de recursos financeiros.

E, assim como é preciso ter contas bancárias distintas para suas despesas pessoais e empresariais, também é necessário contar com uma reserva financeira sua e outra para o seu negócio.

Não há consenso entre os especialistas sobre o valor total que deverá compor sua reserva financeira. 

É importante que sejam efetuadas simulações em seu fluxo de caixa, considerando-se cenários otimistas e pessimistas, de modo a se preparar para eventuais ações e ajustes em seu planejamento e aumentar as reservas, se for o caso, a partir de análises de sensibilidade.

Isso impedirá que finanças empresariais e pessoais se misturem em momentos de crise, além de assegurar a continuidade da operação do negócio mesmo em períodos difíceis.

Planeje as finanças pessoais e empresariais

As reservas serão uma solução para períodos de crises inesperadas — no entanto, há muito que pode ser feito para que elas não sejam utilizadas.

O principal é realizar um planejamento financeiro, tanto para as finanças empresariais quanto pessoais.

Como você deve ter percebido, separar as finanças pessoais e empresariais não é um processo complexo, mas requer disciplina para manter tudo sob controle

Isso não apenas dará uma atitude mais profissional, como criará as bases para que a sua empresa cresça de maneira sustentável.

Entretanto, caso tenha dúvidas específicas ou precise de ajuda, não hesite em buscar um serviço especializado, como o de um contador.

Quer saber mais sobre gestão de finanças empresariais? Confira o nosso artigo completo a respeito desse assunto!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.