Registrato: conheça essa ferramenta do Banco Central

Registrato
Saiba mais sobre o Registrato, uma solução inovadora disponibilizada pelo Bacen que facilita o planejamento e monitoramento financeiro!

O Registrato é uma ferramenta inovadora disponibilizada pelo Banco Central para pessoas físicas e jurídicas com o intuito de facilitar planejamentos financeiros, operações de crédito e monitoramento de contas.

Por isso, compreender como utilizar esse sistema e quais são os seus benefícios é essencial para quem deseja acompanhar e analisar as suas informações monetárias. No artigo de hoje, saiba mais a respeito dele!

O que é o Registrato?

O Registrato, também conhecido como Extrato de Registro de Informações, é um sistema gratuito do Banco Central. Ele reúne informações disponíveis no Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro NAcional (CCS), no Sistema de Informações de Crédito (SCR) e no relatório de operações de câmbio e transferências internacionais.

Instituído em 2014, ele viabiliza o acesso de suas informações financeiras por meio de computadores, tablets ou celulares.

Assim, é possível fazer diversas operações, consultar o histórico de movimentações e acessos indevidos sem sair de casa.

O que é possível consultar nesse sistema?

Ao acessar o seu Registrato, será possível verificar informações em seis grandes áreas como:

  • Cheques sem fundos
  • Financiamentos e Empréstimos
  • Contas e Relacionamentos em Bancos
  • Operações de câmbio e transferências internacionais
  • CADIN Federal
  • Chaves Pix

Dessa maneira, é possível emitir relatórios de contas em bancos, câmbios, transferências internacionais, créditos não quitados do setor público federal e muito mais.

Relatórios Registrato BACEN

No entanto, vale lembrar que os dados podem não estar atualizados em tempo real, devido à necessidade de um período hábil para o processamento e tratamento deles.

Caso você precise de informações mais recentes do que as disponíveis no sistema, é necessário entrar em contato diretamente com a instituição financeira em questão.

Como acessar o Registrato?

A consulta ao Registrato costuma ser simples e rápida. Para isso, basta o usuário fazer login em sua conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro e seguir o passo a passo abaixo:

  • acesse a área de login do Registrato;
  • informe o seu CPF e a sua senha no Gov.br ou crie uma conta, caso ainda não tenha cadastro;
  • conceda todas as autorizações necessárias e acesse o painel do Registrato.

Caso você não tenha o nível de segurança necessário, é possível obtê-lo por meio de um certificado digital homologado pela ICP-Brasil ou utilizando o reconhecimento facial do aplicativo Gov.br junto à validação dos seus dados. Em seguida, o seu cadastro e acesso serão liberados automaticamente.

Anteriormente, era possível acessar o sistema por meio do CPF ou de login e senha dos usuários registrados no Banco Central. No entanto, a partir de março de 2023, esses acessos foram descontinuados, sendo que todo login deverá ser realizado via Gov.br.

Como verificar as informações no Registrato?

Após logar no Registrato com a sua conta Gov.br, aparecerá em sua tela diversas opções de relatórios disponíveis para consulta. Identifique o que você deseja visualizar e clique em “Consultar”.

Em seguida, aceite os termos de ciência e responsabilidade e selecione o botão “Gerar Relatório”. Assim, será possível ver todos os dados. 

Para o baixar o documento, clique no ícone com uma seta para baixo, localizado no lado direito do monitor.

De qualquer forma, esses relatórios consultados permanecerão disponíveis para visualizações e downloads posteriores. 

Caso você acredite que algum relatório está com informações ou dados equivocados, é possível entrar em contato com a instituição ou com o órgão público em questão para solicitar a devida regularização. 

Após a conclusão desse processo, o novo resultado poderá ser conferido por meio do mesmo sistema.

Como funciona o Registrato para pessoas jurídicas?

Para pessoas jurídicas, a melhor maneira de consultar o Registrato é por meio do certificado digital de modelo e-CNPJ tipo A1, em nuvem, ou A3, com mídia física. 

Da mesma forma que para as pessoas físicas, a ferramenta também é oferecida gratuitamente pelo site do Banco Central.

Já para consultar os relatórios de terceiros, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, é necessária a apresentação de uma autorização, além de uma série de documentos que podem ser solicitados.

Assim, esse sistema é uma ferramenta útil para as pessoas e empresas otimizarem a sua saúde financeira. 

No entanto, fique atento, pois, pessoas e instituições mal-intencionadas se passam pelo Banco Central tentando tirar proveito do empresas interessadas nos serviços do BACEN. Para não ser uma vítima dessas fraudes, acesse o artigo \”Alerta de golpes usando o nome do Banco Central e de instituições financeira\”.

Nina do NAC

Ver todos os posts

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.