Ponto de equilíbrio: entenda a importância para o seu negócio

Saiba tudo sobre ponto de equilíbrio para a sua indústria: o que é, qual é a importância, como calcular e como analisar.

O ponto de equilíbrio é o momento em que as receitas se igualam aos custos. Costumamos dizer que é quando as receitas e os custos empatam.

Significa saber o quanto, em reais, tem que vender no mês para gerar margens suficientes para pagar todos os gastos.

O ponto de equilíbrio é um indicador extremamente importante na gestão financeira, pois é uma das ferramentas que indica o volume mínimo de faturamento para não causar prejuízos.

O ponto de equilíbrio também permite que um negócio saiba quando ele ou um de seus produtos começará a dar lucros.

Se a receita de uma empresa estiver abaixo do ponto de equilíbrio, ela opera com prejuízo. Se estiver acima, opera com lucro.

Continue a leitura deste artigo para saber como calcular o ponto de equilíbrio e como utilizar essa ferramenta financeira em benefício do seu negócio!

Qual é a importância do ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio ajuda uma empresa a determinar quantos produtos precisa vender para cobrir todos os seus custos e ter lucro. 

Para isso, sua análise compara os custos fixos e variáveis ​​com a margem.

Portanto, é crucial quando se trata da saúde financeira do seu negócio, porque mostra o quanto você pode gastar em custos variáveis.

Também pode mostrar quanto você precisa vender para manter sua empresa financeiramente viável e quais margens e preços permitiriam a ela conquistar maior lucro.

Como esse número afetará o modo como você define o preço de seus produtos, é preciso realizar uma análise do ponto de equilíbrio antes mesmo de começar a vender para os consumidores. 

Dito isso, você deverá refazer essa análise conforme seu negócio cresce e seus custos e suas receitas mudam.

Ponto de equilíbrio financeiro

Como calcular o ponto de equilíbrio?

Antes de calcular o ponto de equilíbrio, é preciso relembrar alguns conceitos importantes, como:

  • custos fixos: são aqueles que você tem mensalmente de maneira consistente. Existem mesmo que não seja comercializado nenhuma unidade de produto ou serviço no período. Você pode pagar R$ 500 por mês em taxas de armazenamento de seus produtos ou R$ 3.000 por mês de aluguel do seu espaço físico, por exemplo;
  • custos variáveis ​​por produto: são os gastos que variam de acordo com a quantidade de itens produzidos no mês;
  • margem de contribuição: é o valor que sobra da receita da venda de um produto após a subtração dos gastos variáveis envolvidos em sua produção. Somente existirá caso ocorra produção e/ou comercialização de algum produto ou serviço;
  • índice de margem de contribuição: é a porcentagem dos seus custos variáveis sobre o preço do seu produto. Por exemplo, se ele for vendido a R$ 100 e seus custos variáveis ​​forem R$ 80, o índice de margem de contribuição é de 20%.

Existem duas maneiras de calcular o ponto de equilíbrio: com base no número de unidades que precisam ser vendidas ou na quantidade de vendas em reais.

Unidades

Para calcular o ponto de equilíbrio em unidades, utilizamos a seguinte fórmula:

Ponto de equilíbrio (unidades) = Custos fixos / Margem de contribuição

Esse é o ponto de equilíbrio contábil.

Reais

Para calcular o ponto de equilíbrio em reais, a seguinte fórmula é utilizada:

Ponto de equilíbrio (vendas em reais) = Custos fixos / Índice de margem de contribuição

Esse é o ponto de equilíbrio.

Exemplo

Se você tem R$ 6.000 em custos fixos por mês e sua margem de contribuição é de R$ 25, deverá dividir 6.000 por 25. 

Isso lhe dará como resultado 240, o que significa que você precisa vender 240 unidades para atingir o ponto de equilíbrio. 

Para o mesmo exemplo, se consideramos um preço de venda de R$ 50 por unidade, seu índice de margem de contribuição é igual a 50%, ou 0,5. 

O ponto de equilíbrio, portanto, seria 6.000 dividido por 0,5, dando um resultado de 12.000. Ou seja, você precisaria vender R$ 12.000 para atingi-lo. 

Quais são os cuidados ao calcular o ponto de equilíbrio?

Para esses cálculos, suas projeções só serão precisas se você levar todos os seus custos em consideração.

Você não deve considerar apenas os custos diretos de fabricação do produto; aliás, esse é um erro comum cometido por pequenos negócios.

Considere qualquer um dos itens a seguir que se apliquem ao seu negócio:

  • custos de armazenamento;
  • custos associados à distribuição e entrega aos clientes;
  • embalagem do produto, como caixas, etiquetas de preço e etiquetas de marca;
  • taxas de negócios contínuas associadas a licenças e autorizações;
  • impostos;
  • custos necessários para administrar sua empresa, incluindo contabilidade, assinatura de softwares e outros serviços;
  • seu salário, os salários de membros da equipe e pagamentos a terceirizados;
  • custos associados ao marketing.

Como fazer uma análise do ponto de equilíbrio?

Determinar seu ponto de equilíbrio não é um fim em si. Afinal, o número encontrado determinará os próximos passos do negócio.

É por isso que é essencial realizar o cálculo antes de lançar um novo produto no mercado. O resultado lhe dirá quantas unidades você precisa vender para ter lucro, permitindo avaliar se sua capacidade produtiva será capaz de atender a essa quantidade.

Caso identifique problemas, será preciso rever seu plano atual e pensar em soluções realistas, seja aumentando o preço, reduzindo os custos ou investindo mais na sua capacidade produtiva. Lembre-se: antes de tudo, forme seu preço de venda.

No entanto, vale reforçar que a análise do ponto de equilíbrio não é garantia de venda. Portanto, além desse cálculo, é preciso realizar um estudo completo sobre seu mercado de atuação e investir em marketing para garantir o sucesso da sua iniciativa.

Para empresas que estão apenas no início, isso dará uma ideia do risco envolvido e da rentabilidade que o negócio pode trazer.

Se precisar de ajuda para encontrar soluções para potencializar a sua capacidade produtiva, entre em contato conosco e converse com um dos especialistas do NAC!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

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