Correspondente bancário: tudo o que você precisa saber

Seed Capital
Entenda quais são os serviços oferecidos por um correspondente bancário e como a sua empresa pode utilizá-los com o máximo de segurança.

Provavelmente, você ou o seu negócio já se depararam com algum correspondente bancário, certo? 

Ainda que não seja uma instituição financeira, esse tipo de empresa é habilitada a oferecer alguns serviços da área — como pagamentos e abertura de contas.

Neste conteúdo, você vai conhecer detalhes sobre essa solução e entender como ela pode ser usada, com praticidade e segurança, pelo seu negócio:

  • o que é e para que serve o correspondente bancário;
  • serviços que podem ser oferecidos por um correspondente bancário;
  • vantagens de usar os serviços de correspondentes bancários;
  • cuidados ao usar os serviços de um correspondente bancário.

Boa leitura!

O que é e para que serve o correspondente bancário

Basicamente, um correspondente bancário é uma pessoa jurídica contratada por instituições financeiras para fazer intermediação entre elas e os seus clientes. 

Assim, ele está autorizado a realizar serviços bancários e financeiros em nome desses bancos e de outras organizações.

Apenas alguns tipos de empresas podem fazer a correspondência bancária. Segundo a Resolução n° 4.935, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que trata da contratação como correspondente, de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, podem ser contratados na qualidade de correspondente:

  • as sociedades, os empresários e as associações definidos na Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil);
  • os prestadores de serviços notariais e de registro de que trata a Lei nº 8.935, de 18 de novembro de 1994; e
  • as empresas públicas.

O serviço prestado expande a oferta de soluções financeiras para lugares onde as instituições tradicionais não estão presentes ou para clientes que não têm acesso a esses produtos.

Além da resolução do CMN, a Resolução Nº 3.954, emitida pelo Banco Central (BC), consolida normas sobre correspondentes no Brasil.

Serviços que podem ser oferecidos por um correspondente bancário

De acordo com a resolução do CMN, as seguintes atividades de atendimento podem ser oferecidas por correspondentes bancários:

Correspondente bancário

Vantagens de usar os serviços de correspondentes bancários

Um dos principais aspectos vantajosos do serviço é a comodidade e a praticidade oferecida ao cliente, uma vez que esses estabelecimentos estão geralmente localizados em lugares de fácil acesso — como shoppings, supermercados e postos de gasolina.

Outro benefício é a agilidade dos correspondentes bancários. Em geral, eles oferecem horários de atendimento mais flexíveis do que as agências bancárias tradicionais.

Além disso, o serviço pode ampliar a oferta financeira para localidades onde ainda não há certas disponibilidades, como a abertura de contas de investimento, empréstimos e financiamentos atrativos.

Também é possível observar uma redução da espera em filas em agências bancárias, uma vez que o atendimento é pulverizado em diferentes lugares. 

Portanto, usar os serviços de correspondentes bancários tende a ser uma economia de tempo para você e para o seu negócio.

Cuidados ao usar os serviços de um correspondente bancário

Os prestadores de serviços bancários colaboram para a disponibilidade e a agilidade de soluções. Entretanto, é preciso estar atento para evitar golpes.

Ao se dirigir a um correspondente bancário, é importante que o cliente seja cuidadoso, a fim de verificar a segurança e a qualidade dos serviços.

O primeiro cuidado é checar se a empresa em questão está devidamente autorizada pelo Banco Central a realizar os serviços financeiros oferecidos. 

Essa informação deve estar claramente divulgada no estabelecimento. Você também pode consultar diretamente no site do BC.

Além disso, faça uma pesquisa do CNPJ da empresa no site da Receita Federal para conferir o seu status junto ao governo.

Se você vai abrir uma conta ou fazer um empréstimo, por exemplo, é muito importante ler com atenção os termos dos serviços oferecidos pelo correspondente bancário antes de contratá-los. Busque entender prazos, taxas, juros e demais condições envolvidas nas transações financeiras.

Neste caso, é interessante consultar um advogado de confiança. Você também pode conversar com os especialistas do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) para tirar dúvidas sobre financiamentos e outras operações de crédito.

Em resumo: o correspondente bancário é uma empresa contratada por instituições financeiras para intermediar operações como pagamentos e aberturas de contas. Essa é uma forma de ampliar a atuação dos bancos e de levar novos serviços para localidades diferentes.

Se você quer saber mais sobre serviços financeiros e como a sua pequena indústria pode ter acesso a linhas de crédito no mercado, continue a visita ao blog do NAC!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.