As principais linhas de crédito para a compra de máquinas industriais

Conheça as linhas de crédito disponíveis para aquisição de máquinas industriais e outros equipamentos para a sua empresa!

As máquinas industriais são parte fundamental de uma indústria eficiente. No entanto, comprar esses equipamentos pode demandar altos investimentos, especialmente para quem está no início de suas atividades. Uma alternativa é optar por linhas de crédito específicas para a aquisição desse tipo de produto.

Essas alternativas se destinam tanto para novos empreendedores, que ainda vão inaugurar sua produção, quanto para aqueles que desejam renovar os aparelhos e trocá-los por opções mais modernas e eficientes.

Neste artigo, mostraremos quais são as principais linhas de crédito para a compra de máquinas industriais e o que fazer para investir em cada uma delas. Acompanhe!

BNDES Finame — Financiamento de Máquinas e Equipamentos

A linha de crédito mais popular para a aquisição de máquinas industriais é o BNDES Finame. 

Trata-se de um produto que oferece financiamento para máquinas e equipamentos, possuindo uma linha específica para aquisição, outra para produção e mais uma para modernização.

Nesse sentido, o produto oferece diversas linhas de financiamento para cada uma das diferentes situações nas indústrias. 

No geral, essas linhas de crédito podem ser utilizadas para a compra de bens de informática e automação, máquinas, equipamentos, sistemas industriais, ônibus, caminhões e aeronaves executivas. 

Como tem um amplo leque de opções, o Finame permite aos empreendedores conquistar financiamentos de acordo com a sua necessidade de aquisição, a depender da análise de crédito e aprovação do agente financeiro.

Com isso, o produto fomenta a modernização e o crescimento das indústrias brasileiras.

Conheça, a seguir, as principais linhas disponíveis por meio do Finame.

Finame Direto

Modalidade em que a contratação do financiamento é feita diretamente com o BNDES. 

Difere da modalidade indireta, em que o empreendedor deve buscar um banco parceiro do BNDES para conseguir o financiamento.

O Finame Direto possui um limite mínimo de crédito de R$ 20 milhões reais para financiamento a aquisição, comercialização ou produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas industriais, componentes e bens de informática e automação, novos, de fabricação nacional, credenciados no Credenciamento Finame (CFI) do Sistema BNDES, bem como a aquisição de outros materiais industrializados de fabricação nacional.

Consulte os fornecedores e a lista de produtos credenciados.

Finame Baixo Carbono 

É destinado para financiar a compra de sistemas de geração de energia solar e eólica, aquecedores solares e veículos elétricos ou híbridos, além de máquinas industriais que tenham melhores índices de eficiência energética ou reduzam as emissões de gases do efeito estufa da empresa.

Os equipamentos devem ter fabricação nacional e serem credenciados no Credenciamento Finame (CFI) do Sistema BNDES. Nesta modalidade, é possível financiar 100% dos itens financiáveis, com prazo de pagamento de 10 anos e carência de até 2 anos. 

Acesse o site para conferir mais informações.

Finame Máquinas 4.0

É destinado para a aquisição de máquinas com tecnologias da Indústria 4.0, que permitam utilizar tecnologias associadas às soluções de manufatura avançada e serviços para Internet das Coisas (IoT), de modo a tornar a indústria mais inteligente e competitiva.

Aqui, também é possível financiar 100% dos itens financiáveis, com prazo de pagamento de até 10 anos e carência de até 2 anos. Mais uma vez, os equipamentos devem estar cadastrados no BNDES. 

Consulte a lista de fornecedores e produtos credenciados.

As principais linhas de crédito para a compra de máquinas industriais

Fungetur — Fundo Geral do Turismo

Empresas do ramo de turismo têm a possibilidade de financiar a compra de equipamentos por meio do Fungetur. Para isso, elas deverão optar pela linha de Projetos ou Aquisição de Bens do Fundo.

Os valores financiados buscam viabilizar projetos e obras para a implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos turísticos. 

O objetivo do programa é desenvolver o turismo brasileiro e dar um alívio a um dos setores mais impactados pela pandemia do novo coronavírus.

Podem solicitar a linha de crédito pessoas jurídicas, empresários individuais ou prestadores de serviços do setor, devidamente cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur — Cadastur.

O valor máximo para aquisição isolada de bens é de R$ 10 milhões, com prazo de até 5 anos e até 1 ano de carência.

Para solicitar esse financiamento, o empresário do setor deve procurar um dos bancos parceiros do Ministério do Turismo

Segue o link: (https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/fungetur).

Para saber mais a respeito dessa modalidade, acesse o guia completo do NAC sobre o Fungetur.

FCO, FNE e FNO — Fundos Constitucionais de Financiamento

Para contribuir com o desenvolvimento econômico e fomentar o acesso ao crédito, o Governo Federal disponibiliza uma parte dos recursos coletados em forma de tributos para programas de financiamento da indústria, que são realizados por meio dos Fundos Constitucionais de Financiamento.

Os fundos foram concebidos em consonância com os planos de desenvolvimento das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, bem como de alguns municípios da região Sudeste, dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. 

Desta forma, atualmente estão disponíveis três Fundos Constitucionais de Financiamento:

  1. FCO: Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, destinado exclusivamente à região Centro-Oeste;
  2. FNE: Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, destinado exclusivamente à região Nordeste e a municípios dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo incluídos na área de atuação da Sudene; e
  3. FNO: Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, destinado exclusivamente à região Norte.

As linhas de crédito disponíveis por meio dos fundos acima podem ser utilizadas por pessoas físicas, jurídicas e por produtores rurais para financiar a implantação, ampliação ou modernização de empreendimentos. Não há limitação quanto à área de atuação.

As taxas de juros variam de acordo com o porte do empreendimento e a modalidade solicitada. As condições são divulgadas anualmente, por meio da programação oficial dos fundos. Acesse o site para saber mais.

Cartão BNDES

Para financiar itens como bens de produção, insumos, máquinas, equipamentos e até serviços, o financiamento por meio do Cartão BNDES também é adequado.

Trata-se de um financiamento baseado na sistemática do cartão de crédito, em que o empresário utiliza o limite aprovado para efetuar as aquisições necessárias, de forma ágil. O valor pode ser financiado em até 48 prestações fixas.

Para saber mais sobre o cartão BNDES, acesse a cartilha completa sobre o assunto.

A aquisição de máquinas industriais e modernização dos equipamentos é um passo necessário na jornada de crescimento de uma empresa. 

As linhas de crédito apresentadas ao longo deste artigo podem auxiliar nessa etapa e garantir ao empreendedor os recursos necessários para a expansão.

Caso você tenha dúvidas a respeito deste assunto, entre em contato conosco e converse com um dos especialistas do NAC!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.