Afinal, como conseguir crédito para empresa?

Quer saber como conseguir crédito para empresa? Confira as dicas que reunimos especialmente para você!

Muitos empreendedores, principalmente aqueles que são iniciantes ou administram negócios de pequeno e médio porte, têm a mesma dúvida: como conseguir crédito para empresa? Sem dúvidas, esse questionamento é bastante pertinente. Afinal, essa é uma das principais fontes de financiamento para as atividades desse tipo de organização.

Podemos afirmar, portanto, que se as empresas de pequeno e médio porte não tiverem acesso ao crédito, elas terão muitas dificuldades para realizar as suas atividades cotidianas. Dependendo do caso, pode ser até difícil se manter no mercado. Isso acontece quando há o prejuízo de processos considerados estratégicos para um determinado negócio.

Você está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post, explicaremos detalhadamente quais são os principais passos que a sua empresa deve dar para entender como conseguir crédito e, assim, financiar as atividades mais importantes para ela. É só continuar a leitura para saber mais!

Como conseguir crédito para empresa?

Realmente, em algumas situações, pode ser difícil conseguir crédito para uma empresa. No entanto, caso você siga alguns passos, a sua companhia terá mais sucesso nessa prática e, consequentemente, será mais fácil financiar as atividades estratégicas dela.

Entre as principais práticas que podem ser adotadas nesse contexto estão ter um plano de negócios; identificar as necessidades do negócio; manter um histórico positivo; conhecer os fatores de restrição, atentar-se ao custo efetivo do empréstimo; buscar informações; e reunir a documentação necessária.

Abordaremos detalhadamente todas essas questões na sequência do post. Aprenda como conseguir crédito para empresa!

Tenha um plano de negócios

Algumas questões internas referentes à sua empresa fazem total diferença para obter ou não crédito. Felizmente, você pode trabalhar e melhorar esses fatores. Nesse contexto, uma das questões mais importantes é a elaboração de um plano de negócios.

Agora, você deve se perguntar: qual é a importância de desenvolver um plano de negócios? Com esse documento, será mais fácil demonstrar ao seu banco ou à sua instituição financeira que o seu projeto é viável do ponto de vista econômico. Várias instituições pedem um estudo da viabilidade do projeto.

Identifique as necessidades do negócio 

Também é muito importante ficar atento às necessidades do seu negócio. Isso porque não é produtivo solicitar crédito em qualquer situação.

Se essa prática acontecer em excesso, as dívidas se acumulam com o passar do tempo por conta do efeito dos juros compostos e a despesa pode ficar difícil de ser paga futuramente, comprometendo as finanças da sua companhia.

Por isso, antes de fazer a solicitação, tenha em mente o valor exato do financiamento e a finalidade do recurso. Esse capital, por exemplo, será utilizado para comprar máquinas ou matérias-primas? Haverá necessidade de aumentar a estrutura física da sua empresa ou treinar a mão de obra? É muito importante ter clareza em relação a essas questões.

Mantenha um histórico positivo

Sem dúvidas, apresentar um bom histórico de pagador e manter um relacionamento positivo com as instituições financeiras são fatores que contribuem para aumentar as chances de aprovação de crédito.

No entanto, antes de fazer a solicitação, é preciso verificar a necessidade e o tamanho do financiamento. Ou seja, observe se você tem condições de pagá-lo ou não, pois as linhas devem ser compatíveis com a sua realidade.

Vale destacar ainda que o cadastro positivo faz referência ao histórico de pagamentos da sua empresa. Quem mantém as contas em dia consegue uma melhor avaliação de risco e condições de crédito adequadas, além de prazos e taxas favoráveis com os fornecedores.

Conheça os fatores de restrição de crédito

Também é muito importante conhecer detalhadamente os principais fatores de restrição, pois eles é que impedem a aprovação de crédito para as empresas.

Alguns fatores são a situação legal da companhia, as garantias, o capital próprio etc. As instituições financeiras levam todas essas questões em consideração. Portanto, é fundamental que você preste atenção nisso.

Atente-se ao custo efetivo do empréstimo

Na procura por um financiamento, é importante que você faça pesquisa em várias instituições financeiras com o intuito de verificar qual é a que oferece as melhores condições no mercado.

É que as taxas de juros cobradas pelos bancos costumam variar bastante. Isso faz diferença total em relação ao Custo Efetivo Total (CET), ou seja, o valor que você pagará pelo empréstimo. Esse aspecto é especialmente relevante em financiamentos de longo prazo.

O CET é uma taxa que faz referência a todos os encargos e gastos que incidem nas operações de crédito. Ele engloba os tributos pagos, as taxas de juros, os seguros e outras despesas que as instituições financeiras podem cobrar do cliente.

Por isso, é muito importante fazer a pesquisa no mercado e comparar o CET de várias instituições, com a intenção de obter um crédito com as melhores condições antes mesmo de entrar com a solicitação e contratação do financiamento.

Busque informações

Sem dúvidas, trata-se de uma das etapas mais importantes sobre como conseguir crédito para empresa. É fundamental se informar em relação às linhas de financiamento que melhor se encaixam nas necessidades do seu negócio.

Na sequência, procure pelas instituições que oferecem justamente as melhores condições. Por meio dessa pesquisa, é possível economizar recursos financeiros e obter prazos e limites melhores. Tudo o que você procura, não é mesmo?

Reúna a documentação necessária

Após seguir todos esses passos, vá ao seu banco de preferência e forneça ao gerente a documentação solicitada. Nesse momento, é importante mostrar as garantias solicitadas pela instituição e o plano de negócios para demonstrar a viabilidade do seu empreendimento.

Após concluir essas etapas, a instituição analisará a documentação e concederá ou não o crédito.

Você gostou deste artigo sobre como conseguir crédito para empresa? Quer saber mais sobre este assunto? Então, entre em contato com o nosso chatbot e veja como podemos ajudá-lo!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.