Capital empreendedor: como as MPEs podem se beneficiar disso?

Capital empreendedor
Conheça o capital empreendedor e descubra se essa é a melhor forma de captar recursos para a sua micro ou pequena indústria.

Micro e pequenas empresas que querem crescer podem encontrar no capital empreendedor uma solução à falta de recursos para o seu próprio desenvolvimento.

Essa alternativa é diferente dos tradicionais empréstimos bancários porque os iinvestidores, em troca do capital, recebem uma participação no negócio. 

Então, além de receberem recursos financeiros, as MPEs podem ter novos membros em seu quadro societário em determinado período negociado. 

Será que o capital empreendedor é mais vantajoso do que o crédito bancário para a sua empresa? Neste conteúdo, você conhecerá detalhes sobre o assunto:

  • o que é capital empreendedor
  • quais são os tipos de capital empreendedor
  • para quem o capital empreendedor é indicado
  • como conseguir capital empreendedor

Esperamos que, ao fim desta leitura, você tenha os conhecimentos necessários para saber se o capital empreendedor é o mais apropriado para as necessidades da sua empresa. Acompanhe!

O que é capital empreendedor

Basicamente, capital empreendedor é um tipo de investimento feito por pessoas físicas (PF) ou jurídicas (PJ) em uma empresa nascente ou já constituída. 

A ideia é que o recurso aplicado colabore para o desenvolvimento do negócio no médio e no longo prazo.

Em geral, o investidor entra com uma participação minoritária na sociedade na qual ele investiu e só obterá o retorno sobre o recurso investido com a venda das ações da empresa.

Então, ele passa a ser um dos sócios da MPE e, sua saída, o que é chamada de desinvestimento só ocorre, em geral, depois de 05 anos de parceria. Ao final do prazo o investidor pode vender sua participação.

No caso de participação de investidor-anjo em micro e pequena empresa, os aportes não integram o capital social da empresa e o investidor não será considerado sócio, nem terá direito a gerência ou voto na administração da empresa.

O capital empreendedor também é conhecido como capital de risco, investimento de risco, capital de oportunidade e financiamento não bancário.

Portanto, se você estiver em busca deste tipo de investimento para sua empresa, fique atento a estes termos.

Capital empreendedor ou financiamento bancário

No geral, podemos dizer que o capital empreendedor é um risco para o investidor. Afinal, o retorno de quem investe dependerá, sobretudo, do resultado do negócio investido. Em contrapartida, ele se torna sócio da empresa que recebe o investimento.

No financiamento bancário, a organização que tem acesso ao crédito precisa pagar à credora o valor integral, somado aos juros acordados. Isso acontece independentemente do sucesso ou não da MPE. Por outro lado, não requer mudança no quadro societário.

Quais são os tipos de capital empreendedor

Os investimentos são feitos de acordo com a fase em que a empresa se encontra. Eles se dividem nas seguintes modalidades:

  • investimento-anjo;
  • capital semente;
  • venture capital; e
  • private equity.

Confira, a seguir, detalhes sobre os diferentes tipos de capital empreendedor.

Investimento-anjo

Empreendedores que estão iniciando um negócio ou validando ideias e que têm alto potencial de crescimento e rentabilidade podem captar recursos de investidores-anjo, aceleradoras de startups e outras PFs e PJs. Os aportes variam entre R$ 50 e 500 mil.

O investimento pode ser na forma de capital financeiro como também no fornecimento de experiência, conhecimento e rede de relacionamento.

Capital semente

Empresas que já deram alguns passos, mas que precisam de recursos financeiros para o seu crescimento, podem recorrer ao capital semente fornecido por investidores estratégicos, fundos de investimentos e outras modalidades.

Venture capital

Investimentos em empresas de pequeno e médio porte que já possuem faturamento expressivo e que necessitam de recursos para alcançar um novo estágio de crescimento, encontram alternativas de investimento com fundos específicos de venture capital e investidores estratégicos.

Private equity

Companhias que estão em fase madura de desenvolvimento podem buscar fundos de private equity para adquirir outras empresas, expandir internacionalmente ou abrir o capital na bolsa de valores.

Capital empreendedor

Para quem o capital empreendedor é indicado

O capital empreendedor é uma alternativa para micro, pequenas, médias e grandes empresas que querem fugir de financiamentos bancários para receber novos recursos financeiros. 

No entanto, é preciso estar preparado para essa modalidade. O investimento nesses moldes é indicado para MPEs que estão dispostas a:

  • ceder parte da sociedade para o(s) novo(s) investidor(es);
  • lidar com novos sócios na tomada de decisão e na distribuição dos lucros;
  • realizar mudanças estruturais no negócio, se necessário; e
  • organizar documentações e atividades específicas, como valuation, acordo de acionistas, entre outras.

Como conseguir capital empreendedor

Se você está preparado para enfrentar o processo de captação de recursos ou deseja se preparar para ele, veja, a seguir, o que fazer para obter o financiamento.

Saiba a necessidade de capital da empresa

O investimento deve ser usado para o desenvolvimento do negócio. Então, qual é o valor efetivamente necessário para o progresso da ideia e da empresa? Faça análises e chegue a números realistas.

Entre em contato com o NAC para obter mais informações

O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) é formado por especialistas em captação de recursos para micro, pequenas e médias indústrias.

Agende um atendimento para saber mais sobre o capital empreendedor, se ele é indicado para o seu negócio e como obter o investimento.

Identifique investidores

Pesquise na internet, participe de eventos de empreendedorismo e networking e entre em contato com incubadoras e aceleradoras de startups. 

Também é interessante identificar investidores que tenham interesse específico no segmento da sua empresa.

Prepare a documentação e o pitch

A elaboração de um bom plano de negócios é um passo importante para apresentar a ideia e os empreendedores aos potenciais investidores. 

Além disso, é preciso ser convincente; então, transforme a ideia em um discurso rápido e atrativo, que transmita confiança.

Participe de rodadas de investimento

Por fim, aproveite o conteúdo abordado, prepare-se e busque investidores interessados em aportar recursos em sua empresa

Existem outros detalhes que farão toda a diferença na sua preparação para conseguir o capital empreendedor. 

Pensando nisso, preparamos um material completo para que você seja bem-sucedido em sua busca por esse tipo de investimento.

Acesse agora mesmo o nosso e-book exclusivo “Capital empreendedor: como as micro, pequenas e médias empresas podem se beneficiar”. Até a próxima!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.