Atendimento bancário: o que esperar dessa prestação de serviço?

Saiba quais são os principais serviços oferecidos no atendimento bancário e as diferenças entre o modo tradicional e o digital.

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o Índice de Qualidade de Atendimento de Bancos e Plataformas declinou nos últimos anos. De acordo com a instituição, o atendimento bancário piorou tanto no modo tradicional quanto no digital.

No entanto, ainda que existam certas dificuldades, o serviço é imprescindível para as empresas. Abertura de contas e pagamentos via PIX e cartão, além de financiamentos, só são possíveis para os negócios por intermédio de instituições financeiras.

Pensando sobre o assunto, preparamos este conteúdo a fim de ajudá-lo a entender melhor o que é o atendimento bancário e como se beneficiar dele. Abordaremos tópicos como:

  • O que esperar do atendimento bancário?
  • Quais são as diferenças entre atendimento bancário tradicional e digital?

Boa leitura!

O que esperar do atendimento bancário?

Ter acesso a um atendimento bancário especializado é essencial para as empresas realizarem as suas operações financeiras de modo seguro e prático. Veja, a seguir, quais são os principais serviços disponibilizados para negócios.

Abertura de conta

Abrir uma conta empresarial é o primeiro passo para o relacionamento bancário. Ela oferece diversos benefícios para os negócios, como recebimento de clientes (via PIX, depósitos e cartão de crédito, por exemplo) e pagamento de fornecedores, entre outros.

Linhas de crédito e financiamentos

As instituições bancárias disponibilizam diversas opções de empréstimo para atender às necessidades financeiras das empresas.

Estes serviços possibilitam a obtenção de capital de giro, o financiamento da operação e expansão do negócio e a compra de maquinários e equipamentos, entre outros.

É importante conhecer as condições e taxas oferecidas pelos bancos para escolher a melhor opção para a empresa.

Serviços de gestão de caixa

Gerenciar adequadamente o fluxo de caixa é fundamental para a saúde financeira de um negócio. Alguns bancos oferecem serviços para auxiliar nessa tarefa, como conciliação de recebimentos, transferências eletrônicas, emissão de boletos e controle de pagamentos.

Serviços de investimentos

As empresas que desejam fazer o seu capital render podem aproveitar diferentes opções de investimentos. 

Nesse sentido, alternativas como Certificados de Depósito Bancário (CDBs), fundos de investimento e Tesouro Direto podem ser acessadas via atendimento bancário.

Serviços de câmbio

Empresas que realizam negócios internacionais precisam de serviços de câmbio confiáveis e eficientes. Os bancos oferecem certas facilidades para a compra e a venda de moedas estrangeiras, bem como para a realização de transferências para outros países.

Atendimento bancário

Quais são as diferenças entre atendimento bancário tradicional e digital?

O atendimento bancário tradicional — em geral, realizado presencialmente — e o digital apresentam diferenças significativas em relação à forma como os clientes interagem com os serviços financeiros, como veremos a seguir.

Dinâmica

No atendimento bancário tradicional, a pessoa precisa se deslocar até a agência física para obter informações e realizar transações.

Nesse caso, é possível interagir pessoalmente com os funcionários do banco, esclarecer dúvidas de forma imediata e, assim, ter uma relação mais próxima.

Por outro lado, o atendimento bancário digital oferece praticidade e conveniência. 

Por meio de plataformas online, é possível acessar a sua conta bancária a qualquer hora e de qualquer lugar, utilizando dispositivos eletrônicos como smartphones e computadores.

Disponibilidade

Uma das principais diferenças está na disponibilidade dos serviços. 

No modo tradicional, o cliente precisa se adequar ao horário de funcionamento da agência e, às vezes, enfrentar filas.

De acordo com o Banco Central do Brasil, o horário mínimo de atendimento ao público nas agências de bancos é de cinco horas diárias ininterruptas, com atendimento obrigatório no período das 12h às 15h, horário de Brasília. Essa regra se aplica inclusive a agências instaladas em municípios onde não haja agência de outros bancos.

Já no digital, os serviços estão disponíveis 24 horas.

Segurança

Outra diferença importante é a segurança. 

No atendimento bancário físico, existe a possibilidade de movimentar dinheiro em espécie. 

No digital, são utilizados recursos de criptografia e autenticação para garantir a segurança das transações.

Em resumo, ambas modalidades têm suas vantagens e desvantagens. Desse modo, a escolha entre elas depende das preferências e necessidades de cada cliente.

O atendimento bancário tradicional envolve o contato pessoal com funcionários, mas requer deslocamentos até a agência para atividades simples.

Por outro lado, o atendimento digital oferece conveniência e acesso remoto aos serviços financeiros. No entanto, pode haver resistência do seu uso por determinados perfis de clientes.

A combinação das duas opções gera benefícios significativos, permitindo que as empresas escolham a modalidade que melhor se adapte às suas demandas específicas.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você e para a gestão do seu negócio.

Continue a descobrir mais a respeito deste assunto. Confira, agora mesmo, as principais informações sobre Open Banking.

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.