QR Code: você já utiliza essa tecnologia na sua empresa?

QR Code
Entenda o que é QR Code, como ele funciona, como criar um, quais são as vantagens e desvantagens e como utilizá-lo nas empresas.

Se você deseja que o seu negócio esteja atualizado, precisa conhecer a tecnologia do QR Code. 

O código redireciona o seu público para informações importantes sobre a empresa, orientando e ajudando em operações do dia a dia.

Quer saber mais a respeito desse recurso tecnológico? Então, acompanhe a leitura:

  • o que é QR Code?
  • como funciona o QR Code e como criar um?
  • quais são as vantagens e desvantagens do código de resposta rápida?
  • como aplicar o QR Code em sua empresa?

Ao final deste artigo, você terá as informações necessárias sobre QR Code e saberá como usá-lo em sua pequena indústria. Acompanhe!

O que é QR Code?

O QR Code (Quick Response Code ou \”código de resposta rápida) é um tipo de código de barras bidimensional que pode ser lido pela câmera de dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, que utilizam câmeras para a identificação e decodificação.

Ele armazena informações em uma matriz de pontos em preto e branco, permitindo que uma grande quantidade de dados seja codificada em um espaço relativamente pequeno.

Assim, a tecnologia é capaz de comportar endereços de sites, dados de contato (como e-mail e telefone), informações de pagamento e muito mais.

Como funciona o QR Code e como criar um?

O código de resposta rápida funciona por meio do armazenamento de caracteres numéricos e alfanuméricos, além do alfabeto japonês.

A partir desses caracteres é possível escolher o que pretende que o usuário visualize ao apontar sua câmera para o código.

As extremidades têm quatro caixas que delimitam e identificam o seu formato. Os dados são inseridos e codificados em módulos de bytes na parte interna delas. 

Então, a versão do código e o que será transmitido ao usuário dependem dessas informações.

O QR Code pode ser desenvolvido por softwares específicos ou criado com aplicativos de celular; portanto, não exige conhecimento técnico elevado.

Para criar um código de resposta rápida para a sua empresa, você precisa apenas seguir alguns passos simples:

  1. encontre um gerador de QR Code: existem diversos sites que oferecem a ferramenta gratuitamente;
  2. escolha o tipo de informação que deseja codificar: como a URL de um site, o endereço de um e-mail ou dados de pagamento, entre outros;
  3. insira a informação desejada: adicione os dados que quer codificar no campo indicado pelo gerador de código;
  4. personalize o QR Code: muitos geradores permitem personalizar o código adicionando o logo ou as cores da sua empresa;
  5. baixe o código: depois que tudo estiver finalizado, basta baixar o arquivo (é possível imprimi-lo, se desejar) e utilizá-lo.
QR Code

Quais são as vantagens e desvantagens do código de resposta rápida?

Assim como qualquer outra tecnologia, o QR Code oferece vantagens para o seu negócio, mas também é importante estar ciente das desvantagens. Abaixo, listamos alguns pontos importantes.

Vantagens

  • rapidez na leitura: o QR Code é lido rapidamente por dispositivos eletrônicos, o que gera economia de tempo e melhora na eficiência de processos;
  • armazenamento de informações: o código é capaz de armazenar muitos dados, permitindo o compartilhamento de modo facilitado;
  • melhora da experiência do usuário: a tecnologia pode ser usada para criar uma experiência interativa para o público, como o acesso a conteúdos exclusivos ou promoções especiais.

Desvantagens

  • falta de familiaridade: ainda que os smartphones sejam muito populares, o uso de QR Code tende a ser difícil para certos públicos. Por isso, é preciso entender se os seus clientes conseguem utilizar a tecnologia;
  • possibilidade de erros: se o código não for criado corretamente ou não for bem posicionado, pode haver problemas de leitura e compreensão dos dados.

Como você pôde conferir, o QR Code é capaz de levar diversas vantagens para o seu negócio, desde que seja utilizado de forma adequada. 

Portanto, é essencial considerar as questões aqui apresentadas antes de adotar a tecnologia na sua pequena indústria.

Como aplicar o QR Code em sua empresa?

Agora que você já conhece detalhes sobre o código, entenda onde ele pode ser aplicado em seu negócio. Confira algumas utilizações do QR Code nos tópicos a seguir.

Marketing e vendas

A tecnologia é uma aliada da divulgação da empresa em diversos canais, atraindo novos seguidores em redes sociais, facilitando a avaliação em plataformas como o Google Meu Negócio e convidando para eventos, por exemplo.

O código pode estimular a interação com o usuário, levar o cliente a acessar informações adicionais sobre o negócio, produtos e serviços ou, até mesmo, direcioná-lo para uma página de vendas ou oferta especial.

Pagamentos

Uma das utilidades mais práticas do código está relacionada a transações bancárias, como o PIX. Ao oferecer o QR Code direcionando o usuário para a operação, a sua empresa agiliza o processo e disponibiliza mais opções de pagamento para o cliente.

Etiquetagem de produtos

O código aplicado em produtos possibilita que as pessoas acessem informações importantes sobre os itens que, porventura, não cabem na embalagem — como origem, composição e características. Certamente, a ação melhora a experiência do cliente.

Controle de estoque

A tecnologia também serve para controlar o estoque de produtos, permitindo o fácil acesso a informações a respeito de mercadorias em tempo real. 

Data de validade, localização no armazém e histórico de movimentação são alguns exemplos do que pode ser gerenciado.

Compartilhamento de informações

O QR Code é bastante útil para compartilhar dados sobre a empresa, como endereços, horários de funcionamento, números de telefone e e-mails de contato. Isso contribui para o público ter acesso fácil e rápido a informações importantes.

Além dessas opções, a criação de cartões de visita com a tecnologia impressa, o uso em eventos, ações exclusivas e várias outras aplicações são possíveis com o código de resposta rápida.

O importante é compreender as necessidades da sua empresa e as dos seus clientes para, então, escolher a melhor forma de aplicar o QR Code.

Em resumo, o QR Code é uma tecnologia que contribui para ações de marketing e vendas, além de agilizar atividades rotineiras do negócio — como informações e pagamentos —, entre outras funções.

Para descobrir outros recursos que ajudam a melhorar os resultados da sua empresa, continue a leitura pelos conteúdos exclusivos do blog do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC)!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.