Pitch de vendas: atraia investidores para a sua MPE

Saiba o que é pitch de vendas, qual é a sua importância para a captação de recursos para um negócio e como preparar um ótimo discurso

Basta ter uma boa ideia de negócio para receber investimentos; é preciso convencer os investidores a investir na sua empresa. O pitch de vendas é a técnica ideal para conquistar mais recursos financeiros.

Neste conteúdo, selecionamos algumas dicas para que empreendedores elaborem esse discurso de forma simples e prática, mesmo que não sejam tão habilidosos com apresentações e oratória.

Continue a sua leitura para descobrir como fazer um pitch de vendas eficaz:

  • O que é pitch de vendas
  • Como fazer um pitch de vendas
    • Identifique o perfil do investidor
    • Defina as estratégias
    • Prepare o conteúdo
    • Revise e treine
    • Apresente
  • Exemplo de pitch de vendas

Saiba como se preparar para captar recursos e ter sucesso!

O que é pitch de vendas

Basicamente, pitch de vendas é uma apresentação rápida, direta e persuasiva cujo objetivo principal é convencer investidores a “comprar a ideia” e investir na empresa apresentada. A sua duração varia, mas pode ter entre 1 e 20 minutos.

Em várias seleções para programas de aceleração e investimento, investimento anjo ou concursos de startups, é comum uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos e um tempo equivalente para perguntas da bancada.

O discurso pode ser acompanhado por imagens e vídeos (curtos) que ajudem a explicar melhor o negócio que está sendo apresentado. Portanto, slides inteligentes são um bom suporte para um pitch de vendas.

Como fazer um pitch de vendas

De acordo com a Endeavor, a apresentação deve conter:

  1. qual é a oportunidade;
  2. o mercado que irá atuar;
  3. qual é a sua solução;
  4. seus diferenciais;

5. o que esta buscando.

A seguir, veremos como levar essas informações para um discurso rápido, persuasivo e efetivo.

Identifique o perfil do investidor

O primeiro passo para preparar uma apresentação convincente é entender quem vai ouvir o pitch de vendas. Essa compreensão será fundamental para todo o trabalho desenvolvido na sequência.

Por exemplo: o potencial investidor conhece o seu mercado? Se não, será preciso se aprofundar um pouco mais nessa questão durante o discurso. Caso ele conheça, você pode focar em outros aspectos.

Defina as estratégias

No geral, o pitch de vendas visa a conquista de recursos para o negócio. Portanto, nesse momento, pense em maneiras para alcançar o investimento — isto é, nas estratégias da apresentação.

Anteriormente, citamos os cinco elementos que compõem esse discurso: oportunidade, mercado, solução, diferenciais, o que está buscando.

De que modo você pode apresentar cada um deles e convencer os potenciais investidores a aportar recursos em sua micro ou pequena indústria?

Primeiramente, dados, estudos e pesquisas são informações objetivas que ajudam a embasar o conteúdo apresentado. 

Mas, além disso, técnicas como a de storytelling colaboram para captar e manter a atenção das pessoas que assistem à apresentação.

A extensão do pitch de vendas também entra na definição de estratégias. Ao conhecer o seu público, você consegue saber se um discurso rápido e sucinto ou longo e detalhado será a tática ideal.

A Startse apresentou um modelo útil para pensar estrategicamente a apresentação segundo a sua duração. Confira uma adaptação:

Pitch de vendas
Pitch de vendas

Prepare o conteúdo

Você consegue definir, objetivamente, qual é a ideia principal que será vendida? O seguinte modelo de frase pode ser usado para fazer essa definição:

\”Minha empresa, [NOME DA EMPRESA], está desenvolvendo [DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO], para ajudar [SEGMENTO DE CLIENTES] a [EXPLICAÇÃO DO PROBLEMA] e com [PRINCIPAL DIFERENCIAL]\”.

Por exemplo:

\”Minha indústria XYZ está desenvolvendo um novo modelo de cadeira ergonômica para ajudar profissionais que passam o dia inteiro sentados a terem mais qualidade de vida e com excelente custo-benefício\”.

Se possível, reserve um momento para fazer esse exercício, descrevendo o seu negócio em poucas palavras.

Cassio A. Spina, Investidor-Anjo, também nos ajuda a entender como os empreendedores podem descrever de modo prático, a sua ideia:

\”\’Nós iremos resolver o problema das perdas na distribuição de água’. Aqui, você já determinou o mercado (\’distribuidoras de água\’) e a oportunidade (\’resolver o problema das perdas\’)\”.

Outro ponto importante a respeito do desenvolvimento do conteúdo do pitch de vendas é estar preparado para possíveis objeções — e, é claro, elaborar boas respostas a elas.

Investidores desejam aplicar recursos em negócios que tenham potencial de crescimento para que, no futuro, haja retorno sobre o investimento. Por isso, eles prestam atenção em qualquer elemento que reduza a sua rentabilidade.

De antemão, quais pontos da empresa podem comprometer a sua efetividade no curto, médio e longo prazo? O que é capaz de travar a negociação no dia do pitch de vendas? Pense a respeito de perguntas como essas e tenha respostas para objeções que possam surgir.

Revise e treine

Depois que você estudou o público da apresentação, definiu estratégias e preparou o conteúdo, é hora de lapidar o seu discurso.

Mantenha o que é essencial e tem a capacidade de convencer os potenciais investidores a investir na sua proposta.

Coloque-se no lugar deles: você “compraria a ideia” que será apresentada? O negócio parece realmente vantajoso e lucrativo?

Treine a apresentação. Grave-se falando e mostre o seu discurso para pessoas que possam ajudar neste processo. Escute os feedbacks e implemente melhorias, quando necessário.

Apresente

Você é quem mais conhece a ideia e o negócio. Portanto, é a melhor pessoa para apresentar a empresa aos potenciais investidores. Então, prepare-se adequadamente e esteja confiante para fazer a sua apresentação.

Preparar um bom pitch de vendas é apenas um dos passos para conquistar mais investidores para o seu negócio.

Aqui no Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), você confere diversos outros conteúdos exclusivos que o ajudarão a conseguir recursos financeiros para a sua indústria.

Saiba mais no blog do NAC!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.