Afinal, qual é a importância da indústria para o Brasil?

Importância da indústria
Você entende a importância da indústria para o Brasil? Veja alguns dados e saiba como ela contribui para a economia e as pessoas.

Você já parou para pensar sobre a importância da indústria para o Brasil? O nosso país tem dimensões continentais, fato este que contribui para uma série de atividades econômicas diferentes. Entre elas está o segmento industrial, que é responsável por, aproximadamente, 22% do PIB nacional.

Ele também produz riqueza. A cada real produzido na indústria, por exemplo, são gerados R$ 2,43 na economia brasileira. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da qual o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) faz parte.

Estes números revelam o peso da indústria para o contexto econômico e social do Brasil. Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre este cenário!

Qual é a importância da indústria brasileira?

Já apresentamos alguns números a respeito do setor industrial brasileiro. Vamos, então, nos aprofundar sobre a relevância deste conjunto de empresas.

Como vimos, elas representam mais de 22% do PIB do Brasil, o que significa que pouco mais de um quinto de toda a riqueza gerada pelo nosso país tem origem ou relação direta com a indústria nacional.

Além disso, outros dados sobre o setor industrial chamam a atenção:

  • é responsável por mais de 71% das exportações de bens e serviços;
  • concentra mais de 66% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento;
  • emprega mais de 9,7 milhões de brasileiros;
  • contribui com mais de 32% da arrecadação via tributos federais.

Apenas pelos dados apresentados acima, já é possível perceber a grande importância da indústria brasileira.

No entanto, podemos nos aprofundar ainda mais em relação à sua contribuição para o desenvolvimento do país.

Importância da industria

Como a indústria colabora com o crescimento do Brasil?

O setor industrial pode contribuir com o crescimento econômico e social brasileiro de diversas formas, ainda que o nosso processo de industrialização possa ser considerado relativamente recente.

Na sequência, vamos analisar alguns dos principais fatores, para que você tenha maior clareza sobre este cenário.

Aumento de qualidade de vida da população

Uma das razões para isso, já mencionada, é por meio da geração de empregos.

A indústria necessita de pessoas para funcionar e, conforme as empresas do segmento crescem, surge também a demanda por novos profissionais.

O setor costuma pagar salários quase 30% maiores do que a média do Brasil. E brasileiros devidamente remunerados contribuem para a economia do país por meio do consumo.

Este ciclo é positivo para o aumento da qualidade de vida da população.

Para atender os desafios da indústria vários investimentos são efetuados para estruturar as melhores soluções em educação, saúde e segurança, gestão, tecnologia e inovação, internacionalização entre outros.

O investimento em pesquisa e tecnologia, por parte da indústria, também tende a beneficiar a todos com soluções cada vez melhores para os problemas do dia a dia, na medida em que a inovação introduz novos conceitos, métodos e tecnologias que geram novos produtos, processos e modelos de negócios que beneficiam o consumidor final.

Tudo isso contribui para a redução de eventuais desigualdades regionais, como veremos em detalhes adiante.

Garantia de autossuficiência

Além disso, a indústria é fundamental para a autossuficiência em determinados produtos, dispensando, assim, a necessidade de importá-los — algo que, naturalmente, tem custos adicionais.

O Brasil é um país muito rico em recursos naturais. Dessa forma, é possível explorar diversas atividades, de modo a garantir que as principais necessidades da população sejam atendidas internamente.

Inovação e tecnologia

Para garantir a competitividade, as indústrias são as principais interessadas no investimento em pesquisa e desenvolvimento. 

E, como vimos anteriormente, isto é favorável para a população, que tende a se beneficiar com as iniciativas inovadoras destas empresas no dia a dia.

Há ainda um ponto interessante, que é o benefício para a comunidade onde a empresa está inserida. 

Devemos considerar também que a presença de uma indústria pode ser entendida como um sinal de desenvolvimento das regiões nas quais estão inseridas. 

Novos empreendimentos industriais ampliam a capacidade da economia local na produção de bens e serviços e na efetiva geração de emprego, renda e receita tributária, visando o desenvolvimento econômico e social, um dos fatores para a redução de desigualdades sociais.

Assim, uma indústria é indicativo de crescimento da região onde está instalada, elevando o índice de desenvolvimento daquele local.

Favorecimento de exportações

Por fim, o setor industrial colabora com a produção de itens de maior valor agregado, que podem ser exportados e, assim, gerar aumento na receita dolarizada para o Brasil. 

O Brasil é uma potência exportadora, sendo que esta atividade tem uma forte participação na sua arrecadação. E isso vale tanto para o setor agropecuário quanto para o industrial.

Certamente, este é um fator que demonstra a importância da indústria para o crescimento da economia brasileira.

Agora que você viu a importância da indústria para o nosso país, que tal conferir algumas dicas para analisar a gestão da sua cadeia de suprimentos?

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.