Microcrédito produtivo: o que é e para que serve?

Já ouviu falar em microcrédito produtivo? Confira tudo o que você precisa saber a respeito dele neste artigo!

Você está interessado em investir no seu negócio, mas não tem recursos financeiros para isso? O Governo Federal pode ajudar a sua empresa por meio de um empréstimo pelo Plano Progredir: o Microcrédito Produtivo Orientado (MPO).

O crédito é essencial, especialmente para as empresas de pequeno e médio porte. Quando essas organizações sabem utilizar esse recurso de forma adequada, conseguem financiar as suas atividades, expandindo os seus negócios de forma otimizada.

Considerando a importância do tema, neste artigo explicaremos detalhadamente o que é o Microcrédito Produtivo Orientado, quais são as suas principais características, como ter acesso a ele, qual é o valor que pode ser obtido e em quais bancos essa linha de crédito está disponível.

Acompanhe a seguir!

O que é o microcrédito produtivo orientado?

Trata-se de um empréstimo em dinheiro oferecido a microempreendedores de baixa renda que estão interessados em abrir ou investir em seus próprios negócios. O programa foi lançado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de estimular a criação de novas empresas e a formalização de novos empresários.

Vale destacar que o programa foi criado com a intenção de assegurar uma maior autonomia por parte das famílias que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Diante dessas características, podemos concluir que uma das metas do microcrédito produtivo é fomentar a geração de emprego e renda.

Esse recurso é bastante útil, pois, na maioria das vezes, pessoas de baixa renda encontram dificuldades ou não conseguem ter o acesso ao crédito necessário para abrir empresas no sistema financeiro tradicional.

Quais são as principais características dele?

O microcrédito produtivo apresenta diversas particularidades. Entre as principais, podemos destacar:

  • é destinado ao financiamento das atividades produtivas dos pequenos negócios;

  • o valor do financiamento é compatível com as necessidades das empresas e com a capacidade do pagamento;

  • os prazos de pagamento são curtos e estão diretamente ligados à finalidade do financiamento e ao fluxo de caixa da atividade empresarial;

  • são solicitadas poucas garantias. As mais pedidas são o aval individual, representado por um avalista ou conhecido e o aval solidário. Essa última categoria faz referência a um grupo de pessoas que tomam crédito e prestam aval;

  • os prazos de liberação dos recursos variam conforme cada instituição financeira. Porém, o crédito é rápido, pois o objetivo é que o cliente aproveite ao máximo a oportunidade de negócio;

  • o financiamento de capital de giro ocorre de acordo com o giro de mercadorias ou conforme a produção e comercialização;

  • o agente de crédito visita a empresa financiada e acompanha a evolução da aplicação dos recursos e o desenvolvimento do negócio. Trata-se, portanto, de uma ótima oportunidade para o empreendedor receber orientações em relação a como utilizar o crédito da melhor maneira.

Como ter acesso a essa linha de crédito?

Para ter acesso a essa linha de crédito, é necessário estar inscrito no Cadastro Único, ser beneficiário do Bolsa Família ou se cadastrar no site do Plano Progredir

Após concluir o cadastro, faça o login e clique em “Microcrédito”. A partir desse momento, aparecerão duas opções no questionário: “Quero ser Microempreendedor” e “Já sou Microempreendedor”. Preencha de acordo com a alternativa que melhor se encaixa no seu perfil.

Vale destacar que é pelas informações que você fornece no formulário que os bancos parceiros do Plano Progredir avaliam se oferecerão o empréstimo. Para que essas instituições tenham acesso aos dados, é importante autorizar o envio deles ao final do preenchimento do questionário.

Qual é o valor do microcrédito produtivo? 

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois o valor do empréstimo depende do banco. Cada caso é analisado individualmente e, dessa forma, a instituição decide qual será o valor do microcrédito produtivo. Assim como o valor do empréstimo, as taxas de juros variam conforme a avaliação do banco parceiro do Plano Progredir.

Nesse contexto, surge uma dúvida frequente: é possível ter acesso ao microcrédito produtivo com o CPF negativado, ou seja, com o “nome sujo”? Também não há uma resposta exata: depende da decisão do banco.

Algumas instituições financeiras podem até liberar o empréstimo. Porém, na maioria das vezes, o microcrédito produtivo só é aprovado caso a restrição seja resolvida. Diante desse cenário, é muito importante estar com as contas em dia antes de solicitar o crédito.

Vale destacar ainda que os recursos oriundos do microcrédito produtivo não podem ser usados para pagar outras dívidas. O empréstimo só pode ser utilizado para despesas relacionadas ao início ou em processos que se relacionam ao investimento em um determinado negócio.

Por fim, é importante frisar que o microcrédito produtivo não é descontado do Bolsa Família.

Em quais bancos está disponível?

Destacamos anteriormente que essa linha de crédito é destinada aos microempreendedores de baixa renda. Assim, as pessoas podem buscar esse recurso em diversas instituições financeiras. Entre elas estão:

  • Banco do Brasil;

  • Caixa Econômica Federal;

  • Banco do Nordeste (BnB);

  • Banco da Amazônia (Basa);

  • Itaú;

  • Santander;

  • Bradesco;

  • Sicoob;

  • Sicredi.

O microcrédito produtivo é uma ótima ferramenta para os empreendedores de baixa renda, pois eles terão a oportunidade de financiar a abertura de empresas e gerar novos empregos. Considerando esses benefícios, vale a pena procurar a instituição financeira de sua preferência para se informar melhor a respeito dele.

Você tem alguma dúvida sobre como funciona o microcrédito produtivo? Entre em contato conosco! Estamos dispostos a ajudá-lo no que for preciso.

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.