Private Equity: investimento para levar o seu negócio a outro patamar

Private Equity
Confira detalhes sobre Private Equity, o tipo de recurso que pode ser captado por empresas maduras que desejam expandir as suas atividades.

Empresas consolidadas no mercado, mas que desejam expandir as suas operações e receber aportes consideráveis, podem captar recursos pelo Private Equity.

Este capital de risco tem objetivos de médio a longo prazo e oferece participação societária aos investidores.

Neste artigo, você confere detalhes como:

  • o que é Private Equity?
  • para que serve o Private Equity?
  • qual é a diferença entre capital semente, Venture Capital e Private Equity?
  • quais são as vantagens de optar pelo Private Equity?
  • para que tipo de empresa o Private Equity é indicado?
  • como conseguir Private Equity?

Descubra as principais informações sobre este tipo de investimento e entenda como a sua empresa pode receber este financiamento não bancário!

O que é Private Equity?

Basicamente, Private Equity é uma forma de captação de recursos para empresas em estágio avançado de desenvolvimento, mas que ainda não negociam ações publicamente na bolsa de valores.

De acordo com a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), esta modalidade de capital de risco está ligada a negócios mais maduros, “em fase de reestruturação, consolidação e/ou expansão”.

Investidores adquirem participação nessas empresas por intermédio de fundos de Private Equity. O objetivo é vendê-la futuramente a terceiros ou ao mercado, via bolsa de valores, e obter lucro.

Para que serve o Private Equity?

O Private Equity pode ser utilizado para diversas finalidades, como financiamento, crescimento, reestruturação, fusões e aquisições, entre outras. 

Assim, ele fornece recursos financeiros para a expansão do negócio e o aumento da lucratividade de companhias maduras.

Qual é a diferença entre capital semente, Venture Capital e Private Equity?

Todos esses são tipos de capital empreendedor. De modo resumido, podemos dizer que:

  • capital semente: destinado a empresas em etapas iniciais de desenvolvimento. Geralmente, é fornecido por investidores-anjos ou fundos de capital semente;
  • Venture Capital: capital de risco oferecido a companhias em estágios posteriores, visando aumentar o crescimento desses negócios com grande potencial;
  • Private Equity: financiamento para empresas maduras que querem crescer ou mudar o modelo de negócio, entre outros objetivos. O capital empreendedor é captado por intermédio de fundos de Private Equity.

Quais são as vantagens de optar pelo Private Equity?

Entre os principais benefícios desta modalidade, podemos destacar:

  • investimento de longo prazo: o investimento permite que as empresas tenham acesso a capital de longo prazo, sem as pressões de curto prazo associadas a outras formas de financiamento;
  • acesso a volumoso capital: a modalidade pode fornecer recursos financeiros em valores superiores a R$ 30 milhões, favorecendo a expansão das operações e os investimentos em novos projetos;
  • experiência e rede de contatos: a vasta expertise dos investidores, associada ao seu networking, colabora para que as empresas cresçam de forma estratégica e alcancem outros mercados.
Private Equity

Para que tipo de empresa o Private Equity é indicado?

Companhias com base sólida de receitas que precisam de capital adicional para expandir e crescer podem recorrer ao Private Equity.

Esta é uma opção para negócios que tenham faturamento superior a R$ 10 milhões e queiram apoio financeiro e estratégico para levar a operação a outros níveis.

Como conseguir Private Equity?

Para desfrutar dos benefícios do Private Equity, é essencial seguir alguns passos, como os que você confere a seguir.

Prepare-se

Investidores de Private Equity buscam empresas consolidadas e com potencial de expansão; portanto, demonstre isso a eles em um plano de negócios bem estruturado.

Entre em contato com o NAC

O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) pode ajudar você a entender se o Private Equity é a forma de captação de recursos mais indicada para a sua indústria. Então, agende um atendimento com os nossos especialistas.

Busque o capital

Existem empresas especializadas em fundos de Private Equity. Assim, faça pesquisas, participe de rodadas de investimentos e entre em contato com potenciais investidores.

Lembre-se de que o NAC também colabora para que você encontre as melhores alternativas de investimento.

Apresente o projeto

Por fim, reúna as principais informações a respeito da sua empresa, como ela pode crescer com o investimento e o que pode oferecer aos investidores; então, prepare um excelente pitch.

Entenda mais a respeito do assunto e aumente as chances de a sua indústria captar recursos no mercado. Acesse agora o nosso exclusivo e-book sobre capital empreendedor!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.