Capital semente: um investimento para o início do seu negócio

Capital semente
Entenda o que é capital semente e veja como empresas ainda em fase de estruturação podem conseguir esse tipo de capital empreendedor!

Deseja transformar a sua boa ideia em um negócio? Você tem a opção de captar recursos de fontes de capital empreendedor. Um deles é o capital semente ou Seed Capital.

Também chamada de capital de risco e financiamento não bancário, essa é uma alternativa para projetos de longo prazo, que atua de maneira direta na criação e no desenvolvimento de empresas.

Neste artigo, você confere detalhes sobre o assunto como:

  • o que é capital semente?
  • para que serve o capital semente?
  • quais são os outros tipos de capital empreendedor?
  • quais são as vantagens de optar pelo capital semente?
  • como conseguir capital semente?

Tire todas as suas dúvidas sobre o capital semente. Basta seguir a leitura deste conteúdo!

O que é capital semente?

Basicamente, o capital semente financia o desenvolvimento de empresas que estão em seus estágios iniciais.

Como já mencionamos, esse é um dos tipos de capital empreendedor, também conhecido como capital de risco ou financiamento não bancário.

Ou seja, caso não haja uma valorização do seu negócio conforme o esperado, o risco terá ficado por conta do investidor.

É diferente do financiamento bancário, em que o empreendedor tem acesso ao crédito, mas paga juros por isso. Logo, é ele quem assume o risco.

Em geral, o capital empreendedor é organizado de três maneiras:

  1. fundos de investimento;
  2. empresas de participação; e
  3. investidores individuais.

Para que serve o capital semente?

Quando uma empresa ainda está em fase de estruturação, o capital semente ajuda a dar início ao negócio e validar o seu modelo.

Em outras palavras, ele serve para que um projeto, em etapa pré-operacional ou em registro de patente, dê os seus primeiros passos.

Quais são os outros tipos de capital empreendedor?

Além do capital semente, há outros tipos de capital empreendedor, conforme veremos a seguir.

Investimento-anjo

Com a mudança da Lei Complementar nº 123/2006 pela Lei Complementar nº 155/2016, o investimento-anjo passou a ser feito por pessoa física, pessoa jurídica ou fundos de investimento. 

O investidor-anjo pode ser apenas um ou um conjunto de dois a cinco deles. Geralmente, o aporte varia de R$ 50 mil a 500 mil.

Equity Crowdfunding

Derivado do Crowdfunding, o Equity Crowdfunding é um tipo de financiamento coletivo não bancário. São plataformas de operação a Kria, a Eqseed e a SMU Investimentos.

Venture Capital

O Venture Capital é um financiamento para as primeiras expansões de uma empresa de pequeno ou médio porte com grande potencial de crescimento.

Seed Capital

Private Equity

Os fundos de Private Equity realizam investimentos em empresas cujo faturamento fica acima de R$ 10 milhões. 

O objetivo é valorizar as suas ações, a fim de vender a sua participação com lucros para terceiros ou via bolsa de valores.

Quais são as vantagens de optar pelo capital semente?

Entre os principais benefícios desta modalidade, podemos destacar:

  • acesso a capital: possibilita que uma empresa em estágio inicial receba os recursos necessários para o seu desenvolvimento;
  • alternativa para projetos de longo prazo: não existem as pressões de curto prazo, que são comuns em outras formas de financiamento;
  • risco por conta do investidor: se o negócio não prosperar, o empreendedor não será tão prejudicado.

Como conseguir capital semente?

Se você tem uma ideia com potencial de crescimento, é possível receber investimentos de capital empreendedor, como o capital semente. Confira um passo a passo para ter sucesso nisso.

Prepare-se

É preciso se preparar para sair em busca de capital semente. Portanto, pesquise bastante, faça análises e elabore um plano de negócios.

Entre em contato com o NAC

O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações de Indústrias. 

Ele oferece as orientações necessárias para micro, pequenas e médias empresas obterem a linha de crédito mais adequada às suas necessidades. Basta entrar em contato.

Busque o capital

Construa uma rede de relacionamento com investidores. Você pode fazer isso participando de eventos e conferências de negócios e entrando em contato com essas pessoas.

Outra forma é concorrer em editais de fundos de capital semente. Nesse caso eles trarão todos os detalhes sobre a participação.

Apresente o projeto

Antes de se apresentar a uma fonte de capital empreendedor, avalie a sua maturidade para estabelecer relação com investidores.

Afinal, será necessário dividir os resultados, além de seguir um planejamento de longo prazo e manter um contrato de participação.

Caso se sinta preparado, elabore um discurso rápido e persuasivo para convencer os potenciais investidores de que a sua ideia representa uma excelente oportunidade.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para acessar a cartilha completa do NAC sobre as fontes de capital empreendedor e as etapas de captação de recursos!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.