Fique por dentro do Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para PMEs

Sabia que o Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para PMEs aconteceu em setembro? Confira quais foram as principais atrações do evento!

Você sabia que em setembro aconteceu o Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para PMEs?

O Fórum é um espaço para partilhar experiências, trocar informações, alinhar estratégias e procurar soluções para ajudar as micro, pequenas e médias empresas a serem mais competitivas.

É um evento de extrema importância, em que os sistemas financeiros e os esquemas de garantias têm oportunidade de conhecer em detalhes como acessar e implementar ações inovadoras que estimulem os seus negócios.

O tema central envolveu todos os setores da economia e ajuda a impulsionar o acesso ao financiamento para micro, pequena e medias empresas na Ibero-América.

Pensando na importância deste tema, neste artigo explicaremos detalhadamente como foi o Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para micro e PMEs. Acompanhe a seguir!

Quando foi realizado o Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para PMEs?

A XXIV edição do Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para micro e PMEs foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro de 2019, no Hotel MABU Thermas Grand Resort, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

O tema central foi “Inovação e cooperação no financiamento de Pequenas e Médias Empresas”. O evento foi organizado, de forma conjunta, pela SGC Central e pela Rede Ibero-Americana de Associações de Garantias (REGAR).

Qual foi a programação do evento?

Como mencionamos anteriormente, a programação foi dividida em dois dias. Aconteceram painéis com palestras, eventos sociais e intervalos para o coffee break e almoço.

Na sequência, destacaremos as palestras que foram realizadas.

26 de setembro

Na parte da manhã, aconteceu o credenciamento do público. O procedimento ocorreu entre 8h30 e 9h30.

Após a abertura, as palestras trouxeram um panorama das “perspectivas para as Micro e Pequenas Empresas e seu papel no desenvolvimento econômico”, a cobertura de Garantia no Sistema Financeiro e o panorama econômico da América Latina e inserção mundial.

Vale destacar ainda que o primeiro dia contou com três painéis. Foram eles:

  1. a partir das 11h30 começou o primeiro painel. O tópico discutido foi “A transformação digital no sistema financeiro”;

  2. na parte da tarde, por volta das 14h30, aconteceu o segundo painel. O tema abordado foi “Cooperativismo financeiro e aliança com sistemas de garantia”;

  3. na sequência, aconteceu a último painel do dia, com o tema “Garantia no mundo, países convidados. Caribe, Angola, Líbano e Região Mena”.

27 de setembro

O segundo dia foi mais movimentado, com oficinas simultâneas. Os temas abordados foram os seguintes:

  1. a partir das 9h30 começou o painel sobre os “Avanços e perspectivas das organizações multilaterais em sistemas de garantia na América Latina”;

  2. às 11h30 foram discutidas as “Principais novidades, iniciativas, melhores práticas, relatórios e/ou estudos dos Sistemas de Garantia Ibero-americanos 2018-2019”.

  3. na parte da tarde, por volta das 14h30, aconteceram duas oficinas. Uma abordou o tema “Controle de risco em sistemas de garantia” e a outra os “Modelos de distribuição nos esquemas de garantias”.

  4. às 17h foram apresentadas as conclusões das oficinas e do XXIV Forum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para PMEs;

  5. na parte da noite, por volta das 18h, aconteceu a cerimônia de encerramento do evento.

Qual foi a importância dele?

O Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para PMEs discutiu práticas que visam facilitar e otimizar o acesso ao crédito destinado às atividades das micro, pequenas e médias empresas. O evento contou com a presença de profissionais reconhecidos no mercado e empresários que visam inovar.

O evento é uma das principais formas de os profissionais se relacionarem, trocarem experiências e buscarem maneiras de facilitar o financiamento das atividades das pequenas e médias empresas.

Em parceria com instituições, associações e especialistas do setor, houve o desenvolvimento e a promoção de atividades que impactam os esquemas de garantia com o intuito de alcançarem melhores oportunidades.

Vale destacar ainda que o fórum é o principal evento dos sistemas de garantia ibero-americanos, pois oferece aos participantes das palestras a chance de encontrar experiências e melhores práticas em apenas um local.

Além disso, eventos como o Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para PMEs são fundamentais, pois facilitam o encontro de profissionais do setor, responsáveis de organismos públicos, além das empresas nacionais e internacionais.

Qual é a importância da ampliação do crédito para as PMEs?

O crédito é um instrumento essencial para que as PMEs consigam alavancar de forma mais rápida e eficiente os seus investimentos.

Podemos dizer que o crédito é o indutor do crescimento mais rápido de uma empresa.

Para que as PMEs possam crescer e se tornarem mais competitivas, elas precisam de financiamento para investirem em novas tecnologias, adquirirem máquinas e equipamentos, expandirem o seu parque industrial e fazerem os seus negócios girarem no dia a dia.

No entanto, são vários os obstáculos quando se fala em crédito, entre eles a disponibilidade e o custo dos recursos.

Dessa maneira, ampliar a disponibilidade dos recursos e o reduzir custo do crédito são determinantes para a competitividade das PMEs.

digitais.contato

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.