Saiba tudo sobre a Semana Nacional do Crédito 2019

A CNI, o Sebrae e outros parceiros realizarão em outubro a Semana Nacional do Crédito 2019. Fique por dentro de tudo o que acontecerá no evento!

A Semana Nacional do Crédito 2019, realizada todos os anos pelo Governo Federal, chega à sua terceira edição. Mais uma vez, o evento terá o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de entidades representativas e de vários bancos parceiros.

O objetivo do evento em 2018 foi o de orientar Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresários de pequenas e médias empresas sobre como utilizar o crédito de forma sustentável em seus negócios e compartilhar informações sobre acesso ao crédito, gestão financeira e opções de garantias.

Mas como funciona a Semana Nacional do Crédito 2019 e por que você, empresário das empresas de micro e pequeno porte, deve participar dela? Continue a leitura e saiba tudo sobre o maior evento de crédito empresarial do Brasil!

A Semana Nacional do Crédito

Durante o mês de outubro de 2019, o Ministério da Economia realizará, por meio das instituições parceiras, a Semana Nacional do Crédito. Trata-se de um evento que busca facilitar o acesso ao crédito pelas MPEs e estimular o desenvolvimento do pequeno negócio no país.

Em uma ação coordenada, os maiores bancos que atuam no Brasil, a CNI, o Sebrae e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), além de parceiros locais, terão ações presenciais e online voltadas para os pequenos empresários.

As atividades envolverão temas, como gestão financeira de pequenos negócios, renegociação de dívidas, cooperativismo financeiro, meios eletrônicos de pagamento, garantias, acesso a crédito, finanças verdes e sociais e microcrédito, podendo abranger conteúdos de caráter transversal, multidisciplinar ou setorial, específicos dos órgãos e das entidades representadas no Fórum Permanente da Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Além dos diversos eventos e seminários, serão oferecidas condições especiais de produtos e serviços financeiros, incluindo tarifas e taxas de juros. Os pequenos empresários também poderão contar com orientação para a tomada de crédito sustentável e o parcelamento em débitos no FGTS, entre outras vantagens.

A ideia é oferecer às MPE acesso a produtos e serviços diferenciados. Entre eles, capital de giro para despesas de fim de ano, além de linhas de investimento. As empresas que tiverem empréstimos pendentes também terão a chance de regularizar a sua situação e negociar diretamente com o banco, para recuperar a sua capacidade de tomar novos créditos.

Programação para a edição de 2019

As atividades do Sebrae são voltadas à gestão financeira do pequeno negócio por meio de seminários com parceiros e atendimento a empresários. 

A CNI atuará mais uma vez em sintonia com o Mapa Estratégico da Indústria e realizará, por intermédio do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) nas Federações das Indústrias, 27 eventos distribuídos em 20 cidades do país.

Durante a Semana Nacional do Crédito 2019, serão realizadas atividades de capacitação e nivelamento do conhecimento de empresários de menor porte, visando a tomada de crédito, a reflexão sobre a competitividade e o crescimento econômico. 

Confira a agenda completa do evento.

Por que participar da Semana Nacional do Crédito 2019

A dificuldade para a tomada de crédito é uma das principais barreiras para a expansão das micro e pequenas empresas no Brasil. Pegar um empréstimo é considerada a 6ª opção do pequeno empreendedor que busca por capital de giro, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em 2017.

Fica evidente a necessidade de promover ações de estímulo ao desenvolvimento, principalmente voltado para os micro, pequenos e médios negócios.

A Semana Nacional do Crédito 2019 é realizada para evitar isso. Afinal, o empréstimo facilitado e bem orientado é uma alternativa saudável para que o empreendedor consiga potencializar e materializar a sua proposta de negócio.

As MPE compõem um dos setores mais importantes da economia do país. Elas são responsáveis pela geração de renda de 70% dos brasileiros empregados no setor privado. Além disso, quase 70% dos cerca de 20 milhões de empreendimentos abertos no Brasil são considerados pequenos.

Embora a tomada de crédito seja uma ferramenta importante para estimular o crescimento do negócio, 84% das MPE afirmam não ter a intenção de pegar um empréstimo, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes (CNDL). Os motivos seriam o medo dos impactos da crise econômica e os juros altos cobrados.

Conseguir crédito é uma das principais dificuldades enfrentadas por empreendedores para expandir os seus negócios e, devido aos altos juros e à grande exigência por parte dos bancos, o empréstimo é uma das últimas opções consideradas pelas MPE.

Por todas essas razões, se o foco da Semana Nacional do Crédito do ano passado foi estimular as empresas a regularizarem a sua situação financeira, a edição de 2019 concentra atenções na divulgação das novas opções de empréstimos disponíveis no mercado brasileiro.

Na edição anterior, R$ 12 bilhões em novos créditos foram disponibilizados. 

O evento também acontece em boa hora para as MPE: no período de fim de ano, é preciso ter capital de giro para cobrir as despesas que envolvem a formação de estoques para as vendas de dezembro, pagar impostos e garantir o 13º salário dos funcionários.

Gostou de conhecer a Semana Nacional do Crédito? Então, acesse o site oficial do evento e confira como participar da edição de 2019!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Gostei dessas informações ,estou muito otimista para alavancar recursos para o crescimento das MICRO e PEQUENAS EMPRESAS.

    • Olá Jorge. Obrigado pelo seu comentário. Em breve o novo Núcleo de Acesso ao Crédito digital estará no ar. Continue comentando e mandando suas sugestões. Um abraço.

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.