Qual a diferença entre Scale-Up e StartUp?

Os termos Scale-Up e StartUp são usados para definir diferentes momentos de um negócio. Leia o artigo e saiba mais!

Se você acompanha notícias do mundo dos negócios, é bem provável que já tenha ouvido falar em termos como Scale-Up e StartUp, certo? Mas, você sabe o que cada um deles significa? 

Compreender essas diferenças é bem importante, para que você, empreendedor, saiba como definir o seu negócio e traçar as melhores estratégias para que ele cresça de forma saudável. 

Pronto para descobrir qual é a diferença entre Scale-Up e StartUp? Então, é só continuar com a leitura! 

Entenda o que é uma StartUp 

As StartUps são negócios recém-criados e com um componente de tecnologia que determina o ajuste do produto ao mercado. Elas experimentam a segmentação de clientes e trabalham para uma margem de contribuição mais positiva. 

Podemos definir StartUp como empresas em fase inicial de desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores e que apresentam grandes chances de crescimento.

O modelo de negócio é tão eficiente e inovador que existem entidades que ajudam os empreendedores a desenvolverem e buscarem financiadores para o seu negócio, que são as incubadoras e aceleradoras de StartUps.

A Lei Complementar nº 182/2021, que institui o marco legal das StartUps, as enquadram como organizações empresariais ou societárias, nascentes ou em operação recente, cuja atuação caracteriza-se pela inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos ou serviços ofertados.

No Brasil, o mercado de StartUps está em pleno crescimento, mesmo no atual cenário de incerteza.

De acordo com a Associação Brasileira de Startups, nosso país fechou o ano de 2021 com 14.065 empresas desse tipo, distribuídas entre 710 cidades brasileiras. Essas informações foram divulgadas em reportagem da revista Exame

Agora saiba o que é uma Scale-Up 

As Scale-Ups, por sua vez, são consideradas uma evolução das StartUps. Ou seja, são negócios que já estão em uma fase mais madura e conseguiram se consolidar no mercado. 

O termo Scale-Up foi criado por Frank Nourygat, fundador do StartUp Weekend. Segundo o especialista, se enquadram nessa categoria as organizações que tiveram uma média anual de, pelo menos, 20% de crescimento nos últimos três anos. 

Resumindo: quando uma StartUp cresce, aumenta o faturamento e se consolida no mercado, ela deixa de ser classificada com esse nome e passa a ser definida como uma Scale-Up. 

Algumas diferenças e semelhanças entre as StartUps e Scale-Ups 

Para que você assimile melhor os conceitos e entenda em qual categoria o seu empreendimento pode ser classificado, listamos algumas diferenças entre as StartUps e as Scale-Ups. Veja! 

Fase de financiamento 

As StartUps, geralmente, estão iniciando os investimentos para tirar as ideias do papel e colocá-las em prática. Para isso, na maioria das vezes, precisam captar recursos com investidores. 

As Scale-Ups, por sua vez, já estão com o negócio em pleno funcionamento, apresentam um bom faturamento e buscam financiamentos para crescer ainda mais. 

Aversão a riscos 

Como estão em um estágio inicial, as StartUps podem correr mais riscos. Por se tratar de uma espécie de “teste” de um novo produto ou serviço, pode ser que elas não deem certo e não caiam no gosto do público-consumidor. 

Já as Scale-Ups, precisam ter aversão a riscos. Elas já são negócios em funcionamento e com dinheiro investido, logo, precisam traçar estratégias para evitar grandes perdas. 

Desenvolvimento escalonável 

É natural que as StartUps, no início, tenham um faturamento baixo ou até mesmo apresentam mais gastos do que lucros. 

Quando o negócio muda de status e passa a ser uma Scale-Up, as despesas e as receitas aumentam, mas não na mesma proporção. Crescem de maneira escalável e sustentável.

Mentalidade inovadora 

Em ambos os momentos dos negócios, é imprescindível que os empreendedores tenham uma mentalidade inovadora

Somente assim será possível identificar as necessidades dos clientes e adaptar o produto ou serviço, buscando sempre ter mais vantagem competitiva. 

Exemplos de StartUps que evoluíram para Scale-Ups no Brasil 

O nosso país é um celeiro de bons negócios, sendo que muitas das StartUps que surgiram nos últimos anos cresceram e se tornaram Scale-Ups.  

A 99, por exemplo, começou como um negócio pequeno e hoje detém um dos principais aplicativos de transporte de passageiros do país. A empresa também se tornou a primeira unicórnio (empresa que atinge valorização de 1 bilhão de dólares) do Brasil.

Temos ainda o exemplo do iFood. A foodtech revolucionou a forma como o delivery de alimentos é realizado e hoje é líder desse mercado, não apenas no Brasil, mas também em países como México, Colômbia e Argentina. 

Na área de finanças, temos o Banco Inter, que se tornou o primeiro banco totalmente digital e com ações listadas na B3. 

Compreendidas as diferenças entre Scale-Up e StartUp? Então, agora você já pode refletir sobre qual momento vive o seu negócio e pensar em estratégias para que ele cresça de maneira saudável. 

Continue com a gente e entenda agora as diferenças entre margem de lucro e markup!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.