Programa Brasil Mais: aumente a produtividade da sua empresa

Conheça o programa Brasil Mais, uma iniciativa do Governo Federal para estimular o aumento da produtividade e competitividade nas micro, pequenas e médias empresas.

Lançado em fevereiro de 2020, o programa Brasil Mais é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, para impulsionar as micro, pequenas e médias empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O programa oferece às empresas-alvo soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.

Interrompido temporariamente devido à pandemia do novo coronavírus, o programa retomou suas atividades em outubro de 2020 e segue com inscrições abertas para 2021. A expectativa é de atender mais de 120 mil empresas brasileiras até o próximo ano.

O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com a gestão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para saber como sua empresa pode se beneficiar dessa iniciativa, continue a leitura deste artigo e confira as principais informações sobre o programa!

O que é o programa Brasil Mais?

O programa Brasil Mais é uma iniciativa que tem o objetivo de contribuir com a elevação do nível de produtividade e competitividade das micro, pequenas e médias empresas brasileiras em um cenário de transformação digital.

Ele oferece uma série de encontros individuais e coletivos para orientar os empreendedores sobre como administrar suas empresas com eficiência.

Para isso, o programa foca em seis áreas principais de gestão, sendo elas:

  1. gestão de desempenho: desenvolver a cultura de melhoria contínua para o alcance dos objetivos e melhoria dos resultados a empresa. Trabalha as dimensões de Lean Management, indicadores, metas, planejamento de longo prazo, estratégia de negócios, pensamento crítico, priorização, capacidade de resposta, visão de oportunidades, entre outras;
  2. gestão de operações e vendas: desenvolver estratégias de vendas de maneira eficiente, gerenciamento de metas e recursos, melhoria contínua dos processos, padronização e manualização de procedimentos, coleta de dados, comunicação interna e gestão orientada para os objetivos de longo prazo para elevarem a lucratividade;
  3. gestão de capital humano: melhorar os resultados da empresa, desenvolvendo as competências e habilidades dos colaboradores e disseminação interna do conhecimento para gerar liderança, melhorar a performance, aprimorar o gerenciamento dos recursos humanos pela melhoria na gestão de recompensa, promoção, reconhecimento, atração e retenção de talentos.
  4. gestão financeira: desenvolver estratégias para o monitoramento do controle financeiro da empresa, como custos, formação de preços, acompanhamento de operações, registros contábeis, análise, controle e planejamento de caixa, fluxo, orçamento, planejamento, criação de métricas e demais ações administrativas para a gestão do capital da empresa;
  5. gestão de produtos e transformação digital: auxiliar as empresas no uso das novas tecnologias para melhorar o desempenho, aumentar o alcance dos negócios e garantir resultados melhores com melhoria da gestão de portfólio, inovação em produtos e transformação digital;
  6. gestão de produção: aperfeiçoamento contínuo das áreas de produção pela inovação dos processos, redução de desperdícios e falhas, gestão da qualidade, gestão de estoques, jus-in-time, produção flexível, padronização, manutenção preditiva, inventário sistematizado, eficiência produtiva e uso de metodologias Lean para o aumento da produtividade.

Veja as tecnologias da Indústria 4.0 que contribuem para a empresa ganhar vantagem competitiva no mercado!

Como funciona o programa Brasil Mais?

O programa Brasil Mais é dividido em dois eixos principais: melhores práticas produtivas (voltado para pequenas e médias indústrias) e melhores práticas gerenciais (voltado para micro e pequenas empresas dos demais mercados).

O empreendedor deve optar por um dos eixos no momento de inscrição. Ele também deve responder a um questionário sobre sua empresa. O objetivo é avaliar o grau de maturidade da gestão para que a participação no programa seja personalizada de acordo.

Para as micro, pequenas e médias indústrias, o programa contará com a participação de consultores do Senai. Durante encontros individuais, os participantes receberão orientações técnicas sobre como aumentar a produtividade por meio da Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing) e da digitalização da produção

Aqueles que optarem pelo eixo industrial ainda poderão participar de atividades coletivas com teoria, prática e um jogo para facilitar a aprendizagem junto ao Senai da sua região.

Além dos encontros individuais e coletivos, os participantes terão acesso a conteúdos exclusivos e indicações de cursos de capacitação em negócios.

Quem pode participar do programa?

Podem participar do programa pequenas e médias indústrias e micro e pequenas empresas dos setores de comércio e serviços, independentemente do nicho de atividade.

O acompanhamento junto aos executores do programa e a participação nos encontros individuais e coletivos é totalmente gratuita. Ou seja, não há contrapartida do empreendedor.

No entanto, podem ser ofertadas consultorias especializadas pagas, para as quais o empresário conta com subsídio.

Como se inscrever no Brasil Mais?

O Brasil Mais abre novas vagas para os interessados a cada quatro meses. Em 2021, as primeiras foram abertas em março. Portanto, novos grupos devem ser iniciados em julho e novembro deste ano.

Para participar, basta fazer a inscrição no site oficial do programa, inserindo seus dados e preenchendo em detalhes todos os formulários, incluindo uma autoavaliação.

O que esperar da participação?

O empreendedor que optar por participar do programa Brasil Mais aprenderá como aplicar melhorias rápidas e de baixo custo para aumentar a competitividade e, consequentemente, se destacar no mercado.

O objetivo do programa é possibilitar ao empreendedor conquistar o aumento da produtividade e da competitividade, por meio do desenvolvimento das suas capacidades com referência nas melhores práticas mundiais.

Essas capacidades e práticas incluem:

  • habilidades de percepção;
  • pensamento crítico;
  • capacidade de ordenamento;
  • planejamento de curto e longo prazo;
  • capacidade de decisão;
  • controle;
  • definição de metas estratégicas;
  • habilidades de liderança;
  • reorganização da produção;
  • práticas de melhoria contínua.

Por fim, a formação no programa Brasil Mais possibilita ao empreendedor aguçar a capacidade de identificar boas oportunidades de investimento, por meio do desenvolvimento das capacidades de gestão nas diversas áreas necessárias ao bom funcionamento da empresa, como gestão do desempenho, indicadores, operações e vendas, qualidade, estratégia, produção, conhecimento, capital humano, digitalização, entre outras. Isso inclui a modernização das linhas de produção.

De acordo com o Governo Federal, a aplicação das técnicas ensinadas pode trazer à empresa e ao empreendedor ganhos de até 20% em produtividade.

A sua empresa já está pronta para a transformação digital? Então, entenda como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pode impactá-la!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.