Existem diversas aplicações para a Inteligência Artificial na indústria, proporcionando benefícios significativos para os negócios.
Por exemplo, ela é importante para empresas que desejam modernizar as suas operações, gerando redução de custos e ganhos de produtividade.
A Inteligência Artificial ganhou popularidade com o lançamento do ChatGPT, um chatbot capaz de conversar sobre os mais diversos assuntos, em 2022.
No entanto, essa tecnologia já está em desenvolvimento há décadas e tem outras funcionalidades, além de um chat.
A seguir, você descobrirá mais detalhes a respeito do uso de Inteligência Artificial na indústria. Acompanhe!
O que é Inteligência Artificial?
Basicamente, a Inteligência Artificial é uma tecnologia que simula a capacidade humana de aprender, raciocinar e resolver problemas.
Em outras palavras, ela é um tipo de reprodução de processos humanos por sistemas computacionais, sendo usada em diversos dispositivos.
Quais são as aplicações da Inteligência Artificial na indústria?
No contexto da Indústria 4.0, em que há integração de tecnologias e automação avançada, a Inteligência Artificial é um recurso valioso. Veja, a seguir, algumas aplicações.
Automação de processos de fabricação
Processos automatizados com Inteligência Artificial usam algoritmos inteligentes para gerenciar e otimizar diversas etapas produtivas.
A BMW, por exemplo, anunciou recentemente que fechou parceria com uma startup para introduzir robôs humanoides na sua linha de fabricação.
A montadora usará bots com software baseado em Inteligência Artificial nas linhas de produção de carrocerias e chapas de metal.
A automação funciona desta maneira: sensores conectados coletam dados em tempo real. Então, eles são analisados por sistemas — que fazem ajustes automáticos aos parâmetros determinados, garantindo eficiência e qualidade dos processos e das mercadorias.
A integração da Inteligência Artificial à produção também facilita a personalização em massa. Com ela, é mais simples atender às demandas específicas dos clientes de forma rápida e precisa.
Controle de qualidade avançado
Manter a produção nos níveis de excelência exigidos é um desafio para a indústria. No entanto, a Inteligência Artificial é capaz de facilitar esse processo, dando agilidade às tarefas.
Algoritmos sofisticados são usados para monitorar e garantir a qualidade dos produtos durante a fabricação.
A tecnologia é empregada para identificar defeitos e inconsistências que podem passar despercebidos pelo controle humano.
Por exemplo, a indústria de eletrônicos pode usar a Inteligência Artificial para verificar a integridade de circuitos e componentes, detectando, até mesmo, falhas minúsculas.
Na prática, o sistema compara os dados coletados com os padrões predefinidos, sinalizando quaisquer anomalias instantaneamente.
Isso não só melhora a precisão da inspeção, mas também acelera o processo, reduzindo desperdícios e retrabalhos.
Manutenção preditiva de equipamentos
Outra aplicação da Inteligência Artificial de grande interesse para a indústria está relacionada ao maquinário.
Basicamente, essa tecnologia avançada consegue fazer uma análise contínua de dados a fim de prever falhas antes que elas ocorram.
Sensores instalados em máquinas coletam informações sobre temperatura, vibração e desempenho, entre outras.
Esses dados são processados por algoritmos — que identificam padrões que apontam possíveis problemas. Se uma anomalia é detectada, o sistema alerta os técnicos para uma intervenção preventiva.
O método é capaz de aumentar a vida útil dos equipamentos, reduzir custos com reparos emergenciais e minimizar o tempo de inatividade.
Portanto, a manutenção preditiva com Inteligência Artificial ajuda a assegurar operações eficientes e contínuas para a indústria.
Otimização da cadeia de suprimentos
A Inteligência Artificial tem o poder de aprimorar todas as etapas do fluxo de materiais e de produtos.
Isso é possível porque ela analisa dados em tempo real sobre estoque, demanda e logística, ajudando a prever necessidades e a planejar operações.
Isso se traduz em ajustes automáticos dos pedidos de matéria-prima, no caso da previsão de um aumento na demanda, por exemplo.
A tecnologia age desse modo a fim de evitar falta de mercadorias e para garantir a produção necessária.
A Inteligência Artificial também consegue identificar e corrigir ineficiências nas rotas de entrega. Assim, ela pode diminuir custos logísticos e melhorar a qualidade da cadeia de suprimentos.
Análise de grandes volumes de dados
Uma considerável parte do uso da Inteligência Artificial na indústria está atrelada a uma capacidade específica: análise de grandes volumes de dados.
Isso é possível pelo processamento e pela interpretação de vastas quantidades de informações coletadas durante o processo de fabricação.
Portanto, a tecnologia ajuda a identificar tendências, otimizar processos e tomar decisões informadas, entre outros pontos positivos.
Para que isso ocorra, sensores e dispositivos de Internet das Coisas (IoT) capturam dados em tempo real, analisando-os rapidamente.
Assim, as empresas conseguem transformar dados brutos em estratégias práticas com a Inteligência Artificial, potencializando a sua competitividade.
Quais são os benefícios de aplicar a Inteligência Artificial na indústria?
Agora que você conhece os principais usos da Inteligência Artificial na indústria, veja quais são os aspectos vantajosos de sua adesão.
Aumento da eficiência operacional
Automatizar tarefas repetitivas, otimizar processos e reduzir erros são alguns dos benefícios esperados pela implementação da Inteligência Artificial na indústria. Portanto, a expectativa é de que ela gere eficiência operacional.
Segundo um estudo encomendado pela plataforma Pipefy, quase 80% dos líderes entrevistados acreditam que Inteligência Artificial deixará a automação de processos 25% mais eficiente. Dessa maneira, a sua aplicação tem potencial para gerar ganhos reais aos negócios.
Redução de custos de produção
Uma pesquisa encomendada pela IBM mostrou que a necessidade de diminuir custos foi apontada por cerca de 50% das empresas brasileiras como o maior motivo para a adoção da Inteligência Artificial.
A tecnologia pode colaborar para o alcance desse benefício prevendo demandas, ajustando a produção e fazendo manutenção preditiva, como vimos anteriormente.
Além disso, a Inteligência Artificial é útil para gerar ganhos de produtividade na indústria.
Melhoria da qualidade dos produtos
Por fim, vimos que a Inteligência Artificial é uma solução para identificar e corrigir defeitos durante o processo produtivo.
Esse monitoramento contínuo e proativo serve para fabricar produtos segundo os mais rigorosos padrões de qualidade.
A Inteligência Artificial pode ser aplicada à indústria na automação de processos, na manutenção preditiva e na análise de dados, entre outros usos.
Ela é capaz de aumentar a eficiência, reduzir os custos e gerar produtos de excelência, potencializando os negócios.
Gostou deste artigo? Continue a sua jornada de descoberta conosco e conheça as vantagens do QR Code para a indústria!
Comentar