Inovação na gestão pública: o que são as GovTechs?

As GovTechs são empresas que atuam em parceria com o poder público e usam a tecnologia para facilitar o acesso da população aos serviços.

A tecnologia está mudando a forma como realizamos muitas coisas. Quanto a isso não há dúvidas. Em todos os setores há inovação e na área pública não é diferente e, em meio a esse cenário, é que se desenvolvem as GovTechs. 

O objetivo dessas organizações é desenvolver soluções utilizando novas tecnologias para melhorar serviços e processos públicos, despertando cada vez mais o interesse de agentes públicos para o uso dessas tecnologias a favor da população.

Quer saber tudo sobre as GovTechs? Então, o convidamos para continuar a leitura deste artigo. Vamos lá? 

GovTechs: entenda esse conceito 

Podemos definir as GovTechs como a junção das novas tecnologias com as soluções usadas pelos departamentos do governo para realizar os seus trabalhos e oferecer serviços de qualidade aos cidadãos.

O conceito trazido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF define bem o que é GovTech:

“No CAF, entendemos que GovTech é o ecossistema em que os governos colaboram com as startups, pequenas e médias empresas (PMEs) e outros atores que utilizam a inteligência de dados, tecnologias digitais e metodologias inovadoras para prover soluções de problemas públicos. (…) o conceito de GovTech (governo + tecnologia) representa a aplicação eficiente de soluções tecnológicas inovadoras aos serviços de interesse público como forma de impactar positivamente as políticas públicas e alcançar melhorias efetivas e de larga abrangência à vida dos cidadãos.”

GovTech, portanto, é uma forma de colaboração público-privada em que o setor público trabalha com o setor privado mais inovador, sobretudo as startups, para solucionar problemas com inteligência de dados e as mais elevadas tecnologias.

Elas podem ser desenvolvidas pelo próprio poder público, mas geralmente são oriundas do setor privado, que faz parceria com os gestores dos municípios e estados. 

Setores em que as GovTechs atuam 

As GovTechs podem atuar nos mais diversos setores, dentro da esfera pública. Veja, a seguir, alguns exemplos! 

Saúde 

Na área da saúde, as GovTechs podem atuar desenvolvendo aplicativos que permitam aos cidadãos fazerem o agendamento de consultas e exames nos postos de saúde, programarem a retirada de medicamentos, entre outras ações. 

Exemplo disso é o aplicativo ConecteSUS, que ficou bem popular na pandemia, tendo em vista que mostra o registro das doses de vacina aplicadas contra a covid-19. 

Educação 

Para o setor de educação, é possível pensar em diversos exemplos de GovTechs. As soluções podem, por exemplo, propor bibliotecas virtuais para que a população acesse e-books de forma gratuita, proporcionar a matrícula online de alunos nas escolas públicas, disponibilizar videoaulas para assistir etc. 

Também na pandemia, quando as escolas foram fechadas para conter o avanço do novo coronavírus, foi necessário usar muitas tecnologias para que os alunos pudessem continuar aprendendo à distância. 

Mobilidade 

As prefeituras podem usar de soluções propostas pelas GovTechs para melhorar a mobilidade urbana. Os cidadãos podem ter acesso a aplicativos em que analisam as linhas de ônibus disponíveis na cidade, conhecer as paradas, entre outras ações. 

Além disso, as tecnologias podem ajudar os motoristas a traçarem melhores trajetos e chegar mais rapidamente ao seu destino. Para viaturas da polícia e ambulâncias, por exemplo, isso é muito útil. 

Canal de denúncias 

As GovTechs também podem desenvolver soluções para que as pessoas tenham um canal de denúncias, em que falem diretamente com os responsáveis por solucionar demandas na prefeitura. 

Dessa forma é possível reportar buracos nas ruas, falta de iluminação pública em determinada rua ou bairro, queimadas ilegais etc. 

Além dessas áreas, as GovTechs podem desenvolver diversas outras soluções voltadas para o meio ambiente, saneamento, habitação, finanças, segurança pública, entre outros exemplos.  

Benefícios das GovTechs para a sociedade 

A ascensão das GovTechs demanda diversos benefícios para a sociedade. Listamos alguns dos principais. Confira! 

Redução da burocracia 

Um dos principais benefícios das GovTechs é a redução da burocracia nos serviços públicos.  

Dessa forma, as pessoas terão mais facilidade para acessar os seus direitos e usufruir dos recursos que são pagos por seus impostos. 

Evolução da tecnologia 

Os governos podem ser ótimos clientes ou parceiros para as empresas de tecnologia. Logo, com o poder público investindo nesse campo, aumenta a demanda por pesquisa e criações na área de tecnologia. 

Geração de empregos 

Com novas empresas operando, novas oportunidades de emprego surgem. Para as cidades isso é excelente, tendo em vista que têm mais dinheiro sendo injetado na economia local, algo que é benéfico para o desenvolvimento de todos os setores da comunidade.  

Viu como as GovTechs são importantes e podem contribuir para que todos tenhamos o acesso facilitado aos serviços públicos? Se você tem uma ideia inovadora nessa área, portanto, vá em frente e busque meios para tirá-la do papel. 

Fique por aqui! Leia agora o nosso conteúdo que fala sobre economia colaborativa e conheça essa tendência!

Nina do NAC

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.